Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenegoto, Camila Taís-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/71581115238552por
dc.contributor.advisor1Wenczenovicz, Thaís Janaina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1843525898014532por
dc.contributor.advisor-co1Jacondino, Eduardo Nunes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875955392841663por
dc.contributor.referee1Wenczenovicz, Thaís Janaina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1843525898014532por
dc.contributor.referee2Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee3Reckziegel, Janaina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7597547217990217por
dc.date.accessioned2020-02-10T14:57:51Z-
dc.date.issued2019-10-02-
dc.identifier.citationMENEGOTO, Camila Taís. O acesso à educação no sistema prisional e segurança pública: análise da experiência educacional na penitenciária estadual de Francisco Beltrão/Pr. 2019. 167 f. Disssertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4682-
dc.description.resumoO devido estudo está vinculado à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação/UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão. A pesquisa aborda o acesso à educação pelos apenados do Brasil por meio da assistência educacional. Trata-se de direito adquirido assegurado pela Constituição Federal, Lei de Execução Penal e pelo Decreto nº 7.626/2011. O estudo de caso foi realizado na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão/PR, a fim de valorizar a relação da educação em espaços de privação de liberdade, elencando a implementação das ações afirmativas no Brasil referentes à educação na prisão, conhecendo sua história, evolução do sistema educacional e o tratamento que recebe. A educação é dever do Estado, tratando-se de um direito universal, sem desconsiderar os aspectos do Direito Penal, concluindo que, no Brasil, o direito está sendo implementado, e no município de Francisco Beltrão está ocorrendo a efetivação, alcançando bons resultados e demonstrando que os perfis dos sentenciados na unidade prisional são de baixa renda, de cor parda e baixa escolaridade, mas que tem como objetivo alcançar por meio da educação, novas possibilidades de evoluir socialmente. Em relação ao cenário carcerário nacional, se observou que o sistema prisional brasileiro tem sérios problemas em assegurar direitos, manter a ordem social com mecanismos efetivos de segurança pública, bem como enfrenta a grande problemática do déficit de vagas nesse sistema e sua correlação com os presos provisórios que alcançam 41% da população prisional, acarretando no sucateamento do sistema, o qual está com mais de 812 mil presos. Os apenados também sofrem com o não acesso à educação: 51% deles têm Ensino Fundamental incompleto, apenas 9% tem Ensino Médio completo e menos de 1% tem Ensino Superior. Enquanto procedimento metodológico utiliza-se o estudo de caso, sob o enfoque qualitativo e quantitativo, e a história oral temática, a fim de evidenciar fatos concretos do sistema prisional brasileiropor
dc.description.abstractThe proper study is linked to the research line Society, Knowledge and Education of the Graduate Program in Education/UNIOESTE - Francisco Beltrão Campus. The research addresses access to education for the inmates in Brazil through educational assistance. This is an acquired right guaranteed by the Federal Constitution, the Law of Criminal Execution and Decree Nº. 7.626/2011. The case study was carried out at the Francisco Beltrão/PR State Penitentiary, in order to value the relationship of education in deprivation of liberty spaces, listing the implementation of affirmative actions in Brazil regarding education in prison, knowing its history, evolution of the education system and the treatment it receives. Education is the duty of the State, being a universal right, without disregarding the aspects of Criminal Law, concluding that, in Brazil, the law is being implemented, and in the municipality of Francisco Beltrão is taking effect, achieving good results and demonstrating that the profiles of prisoners in the prison unit are of low income, brown color and low education, but that aims to reach through education, new possibilities of social evolution. Regarding the national prison scenario, it was observed that the Brazilian prison system has serious problems in securing rights, maintaining the social order with effective mechanisms of public security, as well as facing the great problem of vacancy deficit in this system and its correlation with prisoners. Reach 41% of the prison population, resulting in the scrapping of the system, which has more than 812 thousand inmates. Inmates also suffer from non-access to education: 51% of them have incomplete elementary school, only 9% have completed high school and less than 1% have higher education. As a methodological procedure we use the case study, under the qualitative and quantitative approach, and the thematic oral history, in order to highlight concrete facts of the Brazilian prison system.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2020-02-10T14:57:51Z No. of bitstreams: 2 Camila Tais Menegoto 2019.pdf: 3572970 bytes, checksum: b54a5dc9493a168cb578c0f6c7250731 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-10T14:57:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Camila Tais Menegoto 2019.pdf: 3572970 bytes, checksum: b54a5dc9493a168cb578c0f6c7250731 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-10-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação de apenadospor
dc.subjectParanápor
dc.subjectSegurança Públicapor
dc.subjectSistema Prisionalpor
dc.subjectEducation of inmateseng
dc.subjectParanáeng
dc.subjectPublic securityeng
dc.subjectPrison systemeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃOpor
dc.titleO acesso à educação no sistema prisional e segurança pública: análise da experiência educacional na penitenciária estadual de Francisco Beltrão/Prpor
dc.title.alternativeAccess to education in the prison system and public security: analysis of educational experience in the Francisco Beltrão State Prison/PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Tais Menegoto 2019.pdf3.49 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons