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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4653
Tipo do documento: Dissertação
Title: Caracterização e vulnerabilidades dos mananciais urbanos e rurais em relação ao transporte com produtos perigosos na BR - 277, Paraná
Autor: Oliveira, Juliana Bento de 
Primeiro orientador: Oliveira, Irene Carniatto de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Irene Carniatto de
Segundo membro da banca: Wolff, Luciano Lazzarini
Terceiro membro da banca: Moretto, Yara
Resumo: O Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (TRPP) tornou-se motivo de grande preocupação, devido aos problemas socioambientais que podem acarretar em caso de acidente, assim podendo causar a contaminação do solo e da água, trazendo riscos à saúde das comunidades próximas e dos agentes que prestam serviços como: a defesa civil, bombeiros, agentes ambientais, da concessionária, assim afetando o ecossistema próximo. Neste estudo realizou-se um levantamento sobre o tráfego, classes e acidentes com o transporte de produtos perigosos no trecho da BR-277, do quilômetro (km) 493 a 603 (Guaraniaçu a Foz do Iguaçu), que intercepta três bacias hidrográficas importantes do estado do Paraná, bacia do Baixo Iguaçu, Piquiri e Paraná 3, elencando-se os impactos socioambientais que podem causar aos mananciais de abastecimentos localizados em áreas urbanas e rurais. Foram registrados do período de 2013 a 2017, 27.501 cargas perigosas que transitaram no trecho. As classes de produtos que mais transitaram foram líquidos inflamáveis, substâncias perigosas, gases e substâncias corrosivas. Foram registrados nove acidentes com produtos perigosos no trecho de estudo e, demostraram cinco pontos críticos, ou seja, onde aconteceram mais acidentes gerais, sendo o km 584 e 586 (Cascavel) e os km 723, 725 e 726 (Foz do Iguaçu). Foi realizado também a caracterização e fragilidade ambiental dos munícipios de Guaraniaçu e Cascavel, pois dos onze munícipios que interceptam o trecho do estudo, de acordo com o mapeamento da hidrografia, esses dois munícipios é os que possuem os mananciais de abastecimento mais próximos da BR-277. Para a caracterização ambiental dos munícipios foi utilizados informações referente à hidrografia, viabilidade econômica, estimativa populacional, uso e ocupação do solo, clima, a partir do banco de dados da Agência Nacional da Água (ANA), Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), e das secretarias municipais de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Cascavel e Guaraniaçu. A partir do software QGIS versão GRASS 7.4.1 foram elaborados os mapas de uso e ocupação de solo, declividade, hipsometria e classificação do solo. Foram utilizadas as imagens de satélite com dados da ANA, IBGE e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Para uso e ocupação do solo foram utilizados sensor Operacional Terra Imager (OLI), Cenas 223/77 e 223/78, bordo do satélite Landsat8, resolução 30 metros, para cartas de hipsometria e declividade, baseou se em imagens do sensor SRTM (dados MNT), resolução 30 metros, e para a classificação do solo dados Embrapa (2007). A partir desses fatores a determino se a fragilidade ambiental a partir da metodologia proposta por Ross (1994), Santos et al. (2011), Massa e Ross (2012). Guaraniaçu possui 112.748 hectares destinadas às atividades agrícolas, 56% (64.018 ha) são destinadas a cultivo de pastagem, 42,9% da área do munícipio apresentou uma declividade forte ondulada, referente à hipsometria apresentou elevações em torno de 800 a 1050 m próximo a rodovia, o tipo de solo é uma composição de Nitssolo Háplico e Camibissolo Háplico (baixa permeabilidade), a partir dessas características foi possível determinar uma fragilidade ambiental alta. Cascavel apresentou que de 176.460 hectares destinadas a atividades agrícolas, 57% são destinadas a lavouras permanentes e temporárias, sua declividade foi classificada como 45,2% da área do munícipio é ondulado, sua hipsometria áreas mais elevadas em 600 a 1050 m de altitude próxima a rodovia, e seu solo é classificado como Latossolo vermelho, Assim a fragilidade ambiental do munícipio a partir dos fatores variou entre intermediária a alta. Referente ao tráfego de produtos perigosos no trecho se conclui que ambientalmente a área está fragilizada e em caso de acidente com produto perigoso, a contaminação dos corpos hídricos e solo será imediata. Portanto o estudo demostrou a importância da realização do diagnóstico da área, e que esse é o primeiro passo para o auxilio na tomada de decisão da gestão pública, ressalta-se que as medidas preventivas e corretivas em regiões vulneráveis devem ser implantadas em conjunto com a gestão pública, privada e a comunidade.
Abstract: Hazardous Products Road Transport (TRPP) has become a major concern due to the social and environmental problems that can result in an accident, thus causing soil and water contamination, bringing risks to the health of nearby communities and agents which provide services such as: civil defense, firefighters, environmental agents, concessionaire, thus affecting the nearby ecosystem. In this study a survey was carried out on the traffic, classes and accidents involving the transport of dangerous products in the stretch of BR-277, from kilometer (km) 493 to 603 (Guaraniaçu to Foz do Iguaçu), which intercepts three important watersheds state of Paraná, Baixo Iguaçu, Piquiri and Paraná basin, 3 listing the socio-environmental impacts that can cause to sources of supplies located in urban and rural areas. There were registered from the period of 2013 to 2017, 27,501 dangerous cargoes that transited in the stretch. The most transported product classes were flammable liquids, hazardous substances, gases and corrosive substances. Nine accidents with hazardous products were registered in the study section and demonstrated five critical points, that is, where there were more general accidents, being km 584 and 586 (Cascavel) and km 723, 725 and 726 (Foz do Iguaçu). The characterization and environmental fragility of the municipalities of Guaraniaçu and Cascavel were also carried out, because of the eleven municipalities that intercept the stretch of the study, according to the hydrography mapping, these two municipalities are the ones that have the supply sources closest to the BR- 277. For the environmental characterization of municipalities, information on hydrography, economic viability, population estimation, land use and occupation, and climate were used from the National Water Agency (ANA) database, SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná) , The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the Paranaense Institute for Economic and Social Development (IPARDES), the Brazilian Forest Service (SFB), the Agronomic Institute of Paraná (IAPAR) and the municipal secretariats of Development and Environment of Cascavel and Guaraniaçu . From the software QGIS version GRASS 7.4.1 the maps of land use and occupation, slope, hypsometry and soil classification were elaborated. The satellite images were used with data from ANA, IBGE and the Brazilian Agricultural Research Corporation (EMBRAPA). In order to use and occupy the ground, we used the Operational Terra Imager (OLI), Scenes 223/77 and 223/78, Landsat-8 satellite, resolution 30 meters, for hypsometry and slope charts, based on SRTM sensor images (MNT data), resolution 30 meters, and for soil classification data Embrapa (2007). From these factors the determination of environmental fragility from the methodology proposed by Ross (1994), Santos et al. (2011), Massa and Ross (2012). Guaraniaçu has 112,748 hectares for agricultural activities, 56% (64,018 ha) are for pasture cultivation, 42.9% of the area of the municipality has a strong undulating slope, referring to hypsometry presented elevations around 800 to 1050 m next to highway, the soil type is a composition of Nitssolo Háplico and Camibissolo Háplico (low permeability), from these characteristics it was possible to determine a high environmental fragility. Cascavel presented that of 176,460 hectares destined to agricultural activities, 57% are destined to permanent and temporary plantations, its slope was classified as 45.2% of the area of the municipality is corrugated, its hypsometry areas higher at 600 to 1050 m of near altitude the highway, and its soil is classified as Red Latosol, Thus the environmental fragility of the municipality from the factors ranged from intermediate to high. Concerning the traffic of dangerous products in the section it is concluded that the area is environmentally fragile and in case of accident with dangerous product, the contamination of the bodies of water and soil will be immediate. Therefore, the study showed the importance of carrying out the diagnosis of the area, and that this is the first step in public health decisionmaking, it should be stressed that preventive and corrective measures in vulnerable regions should be implemented in conjunction with public and private management and the community.
Keywords: Bacias hidrográficas
Gestão de risco
Impactos socioambientais
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: OLIVEIRA, Juliana Bento de. Caracterização e vulnerabilidades dos mananciais urbanos e rurais em relação ao transporte com produtos perigosos na BR - 277, Paraná. 2019. 56 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4653
Issue Date: 2-Apr-2019
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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