Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4637
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação continuada de professores em investigação matemática na região oeste do Paraná
Autor: Junkerfeuerbom, Maiara Aline 
Primeiro orientador: Klüber, Tiago Emanuel
Primeiro membro da banca: Zimer, Tania Teresinha Bruns
Segundo membro da banca: Lübeck, Marcos
Resumo: O presente estudo tem sua origem nas vivências da autora relacionadas ao ensino e à Investigação Matemática. Essa tendência promove aulas em que se exige um trabalho de colaboração entre professores e alunos, e estes devem ser incentivados na busca pelos conhecimentos matemáticos de forma mais intensa, dinâmica e colaborativa. Um dos nossos intuitos com esta pesquisa é contribuir com a difusão de tal tendência, visto que, a partir dos estudos da literatura e da nossa experiência com a Investigação Matemática, notamos que esta pode trazer contribuições para uma melhoria na qualidade do ensino e aprendizagem de Matemática. É perceptível que houve um aumento nas produções acadêmicas que tratam da Investigação Matemática como uma possibilidade de prática na sala de aula, porém, ao mesmo tempo não percebemos esse avanço na sala de aula, concebendo que, para a Investigação Matemática adentrar a sala de aula primeiro precisa ser difundida e experimentada entre os professores e isso se dá por meio de processos de formação específicos. Em nossa pesquisa voltamos nosso olhar para a Formação Continuada de professores em Investigação Matemática, respaldados na pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico, apoiados na seguinte interrogação de pesquisa: O que se mostra das Formações Continuadas em Investigação Matemática, segundo os professores participantes? Essa interrogação é o norte de nossa pesquisa, é ela quem nos conduziu durante todo o processo. Para compreender o que se mostra dessas formações, realizamos análise e interpretação de oito depoimentos de professores da rede estadual do Paraná, dos Núcleos Regionais de Educação de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, participantes de formações continuadas em que a Investigação Matemática tenha se constituído como objeto de estudo. Entendemos que nosso estudo se justifica e vem a contribuir com o debate sobre a relação entre teoria e prática de Investigação Matemática e os avanços dessa alternativa na prática docente. A tradição brasileira de formação de professores continuada é centrada em cursos de curta duração que visam a disseminação de conhecimentos. E, considerando as características da Investigação Matemática, é pertinente compreender, entre outras coisas, o modo como a Investigação Matemática foi veiculada na formação de professores. Para auxiliar na organização dos dados para análise utilizamos o software Atlas.ti, que cumpre a função de otimizar o tempo e facilitar a organização dos dados. Da análise realizada emergiram quatro categorias, expressas como: 1) As variedades (os tipos) de formações oferecidas e suas estruturas; 2) Os modos de apresentação da Investigação Matemática nas formações e os diferentes modos de o professor se aproximar dela; 3) O apreendido sobre a Investigação Matemática nas formações e as experiências dos professores com a Investigação Matemática durante e após as formações, e 4) A percepção sobre as formações que participaram e o que eles esperam de formações futuras. As categorias estabelecidas foram descritas e interpretadas de acordo com a postura fenomenológica. As interpretações explicitam dentre outras coisas, que a formação continuada em Investigação Matemática não supre as expectativas e anseios dos professores e que esta deve ser flexível e acolhedora, deve desenvolver a autonomia do professor e dar segurança para que a Investigação Matemática seja efetivada em sala de aula além do período estabelecido pelas formações.
Abstract: The present study originated from the author's experiences in teaching and in mathematical research.This tendency promotes lessons in which a collaborative work is required between teachers and students, and the students should be encouraged to search for mathematical knowledge in a more intense, dynamic and collaborative way. One of the goals in this research is to contribute to the diffusion of this tendency, once, from the literature studies our experience with mathematical research; we noticed that it can improve the quality of Teaching and Learning Mathematics. It is noticeable that there has been an increase in academic production that deals with mathematical research as a possibility of practice in the classroom, but at the same time this advancement in the classroom is not percieved, it is accepted that for the mathematical research being part of the classroom first it needs to be diffused and experienced among teachers and it happens through specific training processes. In our research we focused on the continuing education for teachers in mathematical research, backed up in qualitative research with phenomenological focus, supported by the following research question: What is shown in the Continuous Formation in mathematical research, according to the teachers who attend the trainee? This question is the basis for our research, which leds us throughout the process. To understand what is shown in these formation processes, we analysed and interpret eight testimonies from professors who work for Paraná State network, from Cascavel, Foz do Iguaçu and Toledo Regional Education Center, and who participated in continuing formation in the mathematical research.. We understand that this study is justified and contributes to the debate on the relationship between theory and practice of mathematical research and the advances of this alternative in teaching practice. The Brazilian tradition of continuing teacher training focuses on short-term courses aimed at disseminating knowledge. And, considering the characteristics of mathematical research, it is pertinent to understand, among other things, the way the mathematical research was carried out in teacher training. To assist the organization of data for analysis we use the software Atlas. Ti fulfills the function of optimizing the time and helping the data organization. Four categories emerged from the analysis, expressed as: 1) varieties (the types) of formations offered and their structures; 2) The ways of presentation of the mathematical research in the formations and the different ways of the teacher approaching; 3) The learned about the mathematical research in the formations and the teachers experiences with the mathematical research during and after the formations, and 4) The perception of the formations that participated and what they expect from future formations. The established categories were described and interpreted according to the phenomenological posture. The interpretation explains, among other things, that continuing training in mathematical research does not provide the expectations and desires of teachers and that it must be flexible and welcoming, it must develop the autonomy of the teacher and provide confidence to the mathematical research carried out in the classroom beyond the period established by the formation.
El presente estudio se originó en las experiencias de la autora relacionadas con la enseñanza y la Investigación Matemática. Esta tendencia promueve lecciones en las cuales se requiere un trabajo colaborativo entre profesores y estudiantes, y éstas deben ser fomentadas en la búsqueda de conocimientos matemáticos de una manera más intensa, dinámica y colaborativa. Una de nuestras intuiciones con esta investigación es contribuir a la difusión de esta tendencia, ya que, a partir de los estudios de la literatura y nuestra experiencia con la Investigación Matemática, observamos que esto puede aportar contribuciones a una mejora en la calidad de enseñar y aprender matemáticas. Es notable que hubo un aumento en las producciones académicas que se ocupan de la Investigación Matemática como una posibilidad de práctica en el aula, pero al mismo tiempo no percibimos este avance en el aula, concibiendo que, para la Investigación Matemática entrar en el aula primero necesita ser difundida y experimentada por los profesores y esto ocurre por medio de procesos de formación específicos. En nuestra investigación dirigimos nuestra mirada a la Educación Continua de los profesores en Investigación Matemática, respaldados en la investigación cualitativa con enfoque fenomenológico, apoyados por la siguiente pregunta de investigación: ¿Lo que se muestra en las Formaciones Continuas en Investigación Matemática, según los profesores participantes? Esta pregunta es el norte de nuestra investigación, ella es la que nos ha conducido a través de todo el proceso. Para comprehender lo que se muestra en estas formaciones, realizamos análisis e interpretación de ocho testimonios de profesores de la red estatal de Paraná, de los centros educativos regionales de Cascavel, Foz do Iguaçu y Toledo, participantes de formaciones continuas en que la Investigación Matemática se constituyó como objeto de estudio. Entendemos que nuestro estudio se justifica y viene a contribuir con el debate acerca de la relación entre la teoría y la práctica de la Investigación Matemática y los avances de esta alternativa en la práctica docente. La tradición brasileña de formación continua de maestros se centra en cursos a corto plazo destinados a difundir conocimientos. Y, teniendo en cuenta las características de la Investigación Matemática, es pertinente entender, entre otras cosas, la forma en que la Investigación Matemática se llevó a cabo en la formación del profesorado. Para ayudar en la organización de datos para el análisis utilizamos el software Atlas. TI, que cumple la función de optimizar el tiempo y facilitar la organización de los datos. Del análisis surgieron cuatro categorías, expresadas en: 1) Las variedades (los tipos) de formaciones ofrecidas y sus estructuras; 2) Los modos de presentación de la Investigación Matemática en las formaciones y las diferentes formas de que el profesor se acerca a ella; 3) El aprehendido sobre la Investigación Matemática en las formaciones y las experiencias de los profesores con la Investigación Matemática durante y después de las formaciones, y 4) La percepción de las formaciones que participaron y lo que esperan de las formaciones futuras. Las categorías establecidas fueron descritas e interpretadas de acuerdo con la postura fenomenológica. Las interpretaciones explican, entre otras cosas, que la formación continua en Investigación Matemática no proporciona las expectativas y deseos de los maestros y que esto debe ser flexible y acogedor, debe desarrollar la autonomía del maestro y dar seguridad a que la Investigación Matemática se lleva a cabo en el aula más allá del período establecido por las formaciones.
Keywords: Investigação matemática
Formação de professores
Fenomenologia
Mathematical research
Teacher training
Phenomenology
Investigación matemática
Formación del profesorado
Fenomenología
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: JUNKERFEUERBOM, Maiara Aline. A formação continuada de professores em investigação matemática na região oeste do Paraná. 2019. 98 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4637
Issue Date: 15-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maiara_Aline_Junkerfeuerbom_2019.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons