Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4482
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTartari, Fernanda Maeli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8490275277110102por
dc.contributor.advisor1Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee1Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee2Santos, Franciele Soares dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8310447915314417por
dc.contributor.referee3Cisne, Margareth Feiten-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6854718224712801por
dc.date.accessioned2019-09-25T18:04:10Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.identifier.citationTARTARI, Fernanda Maeli. O processo de formação de conceitos nas crianças de 4 a 6 anos de idade. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4482-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – nível de Mestrado – área de concentração: Educação, linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Faz parte das pesquisas realizadas no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEAThc). O ensino das crianças pequenas, principalmente no período de transição da Educação Infantil para os anos iniciais, é fundamental para a sequência dos anos de escolarização. Nesse período, as crianças dão continuidade e consolidam as bases do seu desenvolvimento, iniciada desde sua entrada na educação básica. Neste sentindo, nosso estudo tem como tema de pesquisa a formação dos conceitos pelas crianças no início da escolarização. Temos como objetivo compreender como se dá a formação dos conceitos nas crianças de 4 a 6 anos de idade. Para esse estudo, realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, fundamentada nas obras da Teoria Histórico-Cultural, tendo como principais referências os textos de L. S. Vigotski, seus colaboradores, estudos da psicologia e educação soviética. Também, utilizamos as contribuições de pesquisadores contemporâneos, que realizam suas investigações a partir dos autores clássicos desta Teoria. Desse modo, iniciamos o texto apresentando algumas pesquisas realizadas no Brasil, em nível de Mestrado e Doutorado na área da Educação, que abordam a formação a partir deste referencial teórico. Na sequência, buscamos identificar o contexto histórico e surgimento da Teoria Histórico-Cultural, assim como seus fundamentos teóricometodológicos. Nessa perspectiva, abordamos brevemente o processo de desenvolvimento psicológico humano, em específico, o desenvolvimento da criança de 4 a 6 anos de idade. Posteriormente, procuramos entender os estágios de formação do conceito pelos quais as crianças passam (sincréticos, complexos, conceitos) e a formação da ação mental. Nesse processo, cabe destaque ao papel do docente como responsável pelo planejamento de ensino e pela atividade pedagógica, para promover as bases da formação dos conceitos científicos nas crianças. Em seguida, refletimos sobre as relações entre a formação dos pseudoconceitos e os conceitos potenciais ainda na idade préescolar. Também analisamos o desenvolvimento psíquico por meio da atividade principal e da ação mental. Desta maneira, consideramos que o processo de ensino deve abordar as experiências da criança em idade pré-escolar, onde a compreensão dos fenômenos está no estágio dos pseudoconceitos. Porém, por meio da organização sistemática das estratégias de ensino, precisamos orientá-la a abstrair os atributos e propriedades essenciais dos fenômenos estudados, com o intuito de promover a internalização destes conhecimentos em forma de conceitos potenciais. Nessa trajetória, compreendemos que a organização do ensino com o objetivo de formar conceitos, pode ser desenvolvido pela formação das etapas da ação mental. Durante a atividade de ensino, se faz necessário contemplar a brincadeira, pois esta é a atividade guia da criança com 4 a 6 anos de idade, sendo a que governa as mudanças mais relevantes nos processos psíquicos neste período. Concluímos que nesse curso de desenvolvimento, o docente possui papel fundamental, já que é o responsável pela organização do ensino sistematizado, na instituição escolar.por
dc.description.abstractThis research was developed through the Stricto Sensu Postgraduate Program in Education - Masters level - area of concentration: Education, Culture research line, Educational Processes and Teacher Training, of the State University of the West of Paraná - UNIOESTE. It is part of the researches perfomed in the Study and Research Group of Teaching and Learning and Historical-Cultural Theory (GEPEAThc). The teaching of young children, especially in the period of transition from Kindergarten to Elementary Education, is substantial to the year´s sequence of schooling. During this period, children continue and consolidate the foundations of their development, which has been initiated since their entry into basic education. Therefore, our study has as it´s research theme the formation of concepts by children at the beginning of schooling. We aim to understand how concepts are formed in children from 4 to 6 years of age. For this study, we conducted a qualitative and bibliographical research based on the works of Historical-Cultural Theory, having as main references the texts and essays of L. S. Vygotsky, psychology and Soviet educators. Also, we use the contributions of contemporary researchers, who performed their investigations based and from the classical authors of this Theory. So, we started the text by presenting some researches made in Brazil, at Masters and Doctoral level, in the area of Education, which approach the self formation of the Human Kind from this theoretical reference. In the sequence, we tried to identify the historical context and emergence of the Historical-Cultural Theory, as well as its theoreticalmethodological foundations. From this perspective, we briefly discuss the process of human psychological development, specifically, the development of the child from 4 to 6 years of age. Next, we tried to understand the stages of concept formation through which children go (syncretic, complex, concepts) and the formation of mental action. In this process, it is important to emphasize the role of the teacher as the one responsible for teaching planning and pedagogical activity, in order to promote the bases of the formation of scientific concepts in children. In the sequence, we reflected on the relations between the formation of the pseudo-concepts and the potential concepts still in the pre-school age. We also analyzed psychic development through main activity and mental action. This way, we consider that the teaching process must approach the experiences of preschool children, where the understanding of phenomena is at the pseudoconcept stage. However, through the systematic organization of teaching strategies, we need to guide it to abstract the essential attributes and properties of the studied phenomena, in order to promote the internalization of this knowledge in the form of potential concepts. In this path, we understand that the organization of teaching with the objective of forming concepts can be developed by the formation of the stages of mental action. During the teaching activity, it is necessary to contemplate the plays, since they ate the guiding activity of the child with 4 to 6 years of age, being the one that governs the most relevant changes in the psychic processes in this period. We conclude that in this course of development, the teacher has a fundamental role, since it is responsible for the organization of systematized teaching in the school institution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2019-09-25T18:04:10Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Maeli Tartari 2019.pdf: 1449287 bytes, checksum: f43a567d95dd65490a78f3f3033ee4a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-25T18:04:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Maeli Tartari 2019.pdf: 1449287 bytes, checksum: f43a567d95dd65490a78f3f3033ee4a1 (MD5) Previous issue date: 2019-03-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectDesenvolvimento psíquicopor
dc.subjectFormação dos conceitospor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectHistorical-Cultural Theoryeng
dc.subjectPsychic developmenteng
dc.subjectConcept formationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO::FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃOpor
dc.titleO processo de formação de conceitos nas crianças de 4 a 6 anos de idadepor
dc.title.alternativeThe concept formation's process in 4 to 6 years old childreneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Maeli Tartari 2019.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.