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Tipo do documento: Dissertação
Title: As condições de trabalho do intérprete de libras e o reflexo no ensino de surdos
Autor: Silva, Douglas Fernando da 
Primeiro orientador: André, Tamara Cardoso
Primeiro membro da banca: Boscarioli, Clodis
Segundo membro da banca: Santos, Silvana Aguiar dos
Terceiro membro da banca: Nihei, Oscar Kenji
Resumo: Investiga as condições de trabalho do Intérprete de Língua de Sinais (ILS) em contexto educacional e as influências sobre o produto da interpretação simultânea (IS) e o ensino de surdos, questionando: Como acontece o processo de interpretação simultânea no contexto educacional? Como as condições de trabalho do ILS podem interferir no ensino de surdos? O que dizem os ILS sobre a relação entre tempo de IS e o ensino? As perguntas são postuladas para atingir aos seguintes objetivos específicos: Analisar o impacto das condições de trabalho no fazer interpretativo e no ensino; Identificar como o ILS percebe a interferência do tempo de interpretação na qualidade do trabalho; Apurar as condições em que o ILS educacional está atuando no Brasil e suas consequências. A partir da teoria dos esforços de Gile (2015), desenvolve a hipótese de que a exposição do ILS a condições laborais inadequadas e a longo período de interpretação simultânea compromete a qualidade da interpretação e o ensino. Submete questionário eletrônico hospedado no aplicativo de administração de pesquisas Google Forms, divulgado por meio eletrônico (WhatsApp e Facebook), para ser respondido por ILS que atuam/atuaram no contexto educacional, não se atendo a um nível educacional específico, respondido por 179 indivíduos. Identifica que o ILS provoca alteração no circuito da fala, originalmente proposto por Saussure (2002). Conclui que as condições inadequadas de trabalho estão relacionadas à deterioração do produto da IS, conduzindo à ocorrência de LER/DORT nos ILS, e o número de afetados cresce à medida que aumentam os anos de atuação. Identifica que a incidência de LER/DORT é mais provável naqueles ILS que desempenham maiores cargas horárias semanais de atuação, sendo 8% (oito por cento) maior no grupo de ILS atuante no contexto da educação superior.
Abstract: Investigates the Sign Language Interpreter (SLI) working conditions within the educational context and the influences both on simultaneous interpreting (SI) and on education for the deaf, by questioning: how does the simultaneous interpreting process take place in the educational context? How can the SLI working conditions influence in deaf education? What does the SLI think about the relationship between the duration of SI and educational practices? The research questions are established in order to meet the following specific objectives: Analyze the impact of working conditions on interpretative processes and on education; Identify what are SLI’s perceptions about the way in which the duration of interpreting interfere on work quality; Discover the conditions under which the SLI is working in Brazil and its consequences. From Gile’s (2015) Effort Models, develops the hypothesis that the SLI’s exposition to inappropriate working conditions associated to a long period of simultaneous interpreting, compromises the interpreting quality and the education. Submits an electronic questionnaire hosted in the application of research administration Google Forms and propagated it through electronic media (Whatsapp and Facebook), to be answered by SLI that work/have worked in educational contexts, regardless of level that they work/have worked on; and that was answered by 179 subjects. Identifies that the SLI provokes a modification in the speech circuit, originally proposed by Saussure (2002). Concludes that inappropriate working conditions are directly connected to the decay of the SI product, leading to the occurrence of Repetitive Strain Injury (RSI)/Osteomuscular Work-Related Disease (OWRD) in SLI, and the more working years, the more these professionals are affected by these diseases. Also identifies that RSI/OWRD is more likely to occur in those SLI that undertake increased weekly working hours, which is 8% (eight percent) higher in the group of SLI that work in the higher education context.
Keywords: Estudos da tradução
Teoria dos esforços
Intérprete de língua de sinais
Translation studies
Effort models
Sign language interpreter
CNPq areas: COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: SILVA, Douglas Fernando da. As condições de trabalho do intérprete de libras e o reflexo no ensino de surdos. 2019. 110 p. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4411
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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