Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4348
Tipo do documento: Dissertação
Title: Altas habilidades/superdotação na rede municipal de Foz do Iguaçu/PR: uma proposta educacional com tecnologias digitais
Other Titles: High Skills/Giftedness in the Foz do Iguaçu/PR's Municipal School System: An Educational Proposal with Digital Technologies
Autor: Santos, Cleonice da Luz dos 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis
Primeiro membro da banca: Moura, Cynthia Borges de
Segundo membro da banca: Barrera, Susana Graciela Pérez
Resumo: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) tem como princípio a valorização da diversidade no contexto escolar, cabendo à escola o papel de se adaptar e proporcionar medidas pedagógicas que satisfaçam às particularidades do aluno que apresenta necessidade educacional especial. O aluno com altas habilidades/superdotação está incluso nesse processo da Educação Especial, tendo o direito de frequentar a Sala de Recursos Multifuncional para receber Atendimento Educacional Especializado (AEE), podendo assim, potencializar as habilidades apresentadas. Considerando as tecnologias digitais como recursos pedagógicos que proporcionam maior motivação e enriquecimentos no processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa objetiva elaborar uma proposta educacional que utilize as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), considerando as diferentes inteligências, para alunos atendidos em Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação, em Foz do Iguaçu-PR. Nessa proposta educacional, são abordadas sugestões de TDIC que possibilitam estimular as Inteligências Múltiplas, por meio do Modelo de Enriquecimento Tipo I, beneficiando o desenvolvimento do aluno, quanto à criatividade, autoria e protagonismo, bem como à resolução de problemas, interação e a oportunidade de estudo autosselecionado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise documental e de cunho qualitativo, e com a proposta elaborada espera-se contribuir com a estimulação das Inteligências Múltiplas e na qualidade do ensino e aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação.
Abstract: The National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) has the principle of valuing diversity in the school context; the role of school is adapting and providing pedagogical measures that meet the particularity of the student who presents special educational needs. The student with High Abilities/Giftedness is included in this process of Special Education and has the right to attend the Multifunctional Resource Room, to receive Specialized Educational Services (SES), and thus to improve the abilities presented. Considering digital technologies as pedagogical resources that come to provide greater motivation and enrichment in the teaching and learning process, the present research aims to elaborate an educational proposal that uses the Digital Information and Communication Technologies (ICT), considering the different intelligences, for students attended in Resources Multifunctional Room aimed at High Abilities/Giftedness in the municipality of Foz do Iguaçu. This Educational Proposal addresses ICT suggestions that allow the stimulation of Multiple Intelligences, through the Type I Enrichment Model, benefiting the student's development, regarding creativity, authorship and protagonism, as well as problem solving, interaction and the opportunity of self-selected study. It is a bibliographical research, with documental and qualitative analysis, and with this proposal it is expected to contribute with the stimulation of the Multiple Intelligences and in the quality of the student’s teaching and learning with High Abilities/Giftedness.
La Política Nacional de Educación Especial en la Perspectiva de la Educación Inclusiva (2008) tiene como principio la valorización de la diversidad en el entorno escolar, correspondiendo a la escuela el papel de adaptarse y proporcionar medidas pedagógicas que atiendan a la particularidad del alumno que presenta necesidad educativa especial. El alumno con altas las habilidades/superdotación está incluido en ese proceso de la Educación Especial, con el derecho de asistir al Aula de Recursos Multifuncionales, para recibir la atención educativa especializada, pudiendo así potenciar las habilidades presentadas. Considerando las tecnologías digitales como recursos pedagógicos que vienen al encuentro de proporcionar más motivación y enriquecimientos en el proceso de enseñanza y aprendizaje, esta investigación objetiva elaborar una propuesta educativa que utilice las Tecnologías Digitales de Informaión y Comunicación (TDIC), considerando las diferentes inteligencias, para alumnos atendidos en Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotación, en la ciudad Foz do Iguaçu-PR. En esta propuesta educativa, se abordan sugerencias de TDIC que posibilitan estimular las Inteligencias Múltiples, a través del Modelo de Enriquecimiento Tipo I, beneficiando el desarrollo del alumno, en lo que se refiere a la creatividad, autoría y el protagonismo, así como a la resolución de problemas, interacción y la oportunidad de estudio auto seleccionado. Se trata de una investigación bibliográfica, con análisis documental y de cuño cualitativo, y con la propuesta elaborada se espera contribuir con la estimulación de las Inteligencias Múltiples y en la calidad de la enseñanza y aprendizaje de alumnos con altas habilidades/superdotación.
Keywords: Altas habilidades/superdotação
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Inteligências múltiplas
Ensino
High abilities/giftedness
Digital information and communication technologies
Multiple intelligences
Teaching
Altas habilidades/superdotación
Tecnologías digitales de información y comunicación
Inteligencias multiples
Enseñanza
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: SANTOS, Cleonice da Luz dos. Altas habilidades/superdotação na rede municipal de Foz do Iguaçu/PR: uma proposta educacional com tecnologias digitais. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4348
Issue Date: 14-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cleonice_da_Luz_dos_Santos_2019.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons