Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4033
Tipo do documento: Dissertação
Title: Música sertaneja contemporânea: indústria cultural e consumo
Autor: Silva, Gabriel Barbosa Rossi da 
Primeiro orientador: Ehrhardt, Marcos Luís
Primeiro membro da banca: Ehrhardt, Marcos Luís
Segundo membro da banca: Oliveira, Allan de Paula
Terceiro membro da banca: Fiuza, Alexandre Felipe
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo levantar questões que problematizem a produção da música sertaneja no século XXI, através de sua trajetória como música popular no século XX. Sob uma perspectiva historiográfica, este trabalho versa em considerar as produções bibliográficas sobre o tema, colocando-as no debate para se chegar, contextualmente, ao momento mais recente da música sertaneja: o “sertanejo universitário”. Considerando a dimensão que esse segmento ganhou a partir de finais do século XX, será discutido o mercado fonográfico, a qual público essa música é dirigida e quais são seus nichos de produção e recepção, seu papel na mídia e por qual motivo ela recebe esta alcunha de “universitário”. Levando em conta a trajetória dos novos nomes da música sertaneja e suas entrevistas para as mídias, buscaremos em seus discursos encontrar pistas que indiquem os processos que transformaram um segmento tão criticado pela intelectualidade na segunda metade do século XX, para tornar-se o ramo do mercado fonográfico brasileiro que mais arrecada e ocupa o topo das listas de canções mais executadas nas rádios de todo o país.
Abstract: This research aims to raise questions that problematize the production of sertanejo music in the XXI century through its trajectory as popular music in the XX century. From a historiographical point of view, this work tries to consider the bibliographical productions about the theme, placing them in the debate to contextually reach the most recent moment of sertanejo music, the "sertanejo universitário". Considering the dimension that this segment has gained from the end of the twentieth century, we will discuss the music market, what audience this music is directed to, what are its niches of production and reception, its role in the media and why it received the nickname of "universitário". Taking into consideration the trajectory of the new names of sertanejo music and their interviews to the media, we will seek to find clues in their discourses indicating the processes that has transformed such a criticized segment by specialists in the second half of the XX century, to become the most profitable Brazilian recording market, figuring the top hits of radios all over country.
Keywords: Música sertaneja
Indústria fonográfica
Sertanejo universitário
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: SILVA, Gabriel Barbosa Rossi da. Música sertaneja contemporânea: indústria cultural e consumo. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4033
Issue Date: 2-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel_Silva_20181.66 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons