Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3978
Tipo do documento: Dissertação
Title: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL FASE I
Autor: Colaço, Gisele A.M. 
Primeiro orientador: Zara, Reginaldo A.
Primeiro membro da banca: Kluber, Tiago Emanuel
Segundo membro da banca: Oliveira, Janine Soares de
Resumo: Este trabalho de dissertação tem por objetivo avaliar o impacto da utilização de materiais manipulativos no ensino de Matemática para alunos Surdos do Ensino Fundamental I, através da aplicação de uma sequência didática. O estudo segue uma abordagem essencialmente qualitativa. Foi produzida uma sequência didática, baseada na cultura visual e na Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel et al. (1980)), com o tema: “Sistema Monetário”. Esta sequência didática visou fornecer subsídios para que os alunos Surdos pudessem conhecer o sistema monetário brasileiro e aprender a utilizar o dinheiro para comprar, pagar, conferir o troco. O material produzido foi testado em situação de ensino em uma Escola Bilíngue para Surdos, tendo sido colhidos dados sobre a utilização do material durante esta fase. Neste texto detalhamos o material produzido para a sequência didática, os aspectos teóricos que orientaram o desenvolvimento desta pesquisa, bem como os resultados alcançados. Nossa proposta de ensino possibilitou observar que através do desenvolvimento da sequência didática e do uso dos materiais manipulativos, houve um envolvimento dos alunos com o fazer Matemático na sala de aula contribuindo na estruturação e compreensão dos conceitos envolvidos. Percebemos ainda que durante o jogo “Pague Certinho” os alunos precisaram mobilizar diferentes conhecimentos que construíram em sua vivência pessoal e escolar. Esperamos que o material produzido possa ser utilizado por outros professores e sirva de inspiração para desenvolvimento de novas práticas pedagógicas em sala de aula quer seja para alunos Surdos, quer seja para alunos ouvintes, para qualificar o ensino de Matemática, organizando situações que instiguem a curiosidade e a busca de soluções, tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando a contextualização entre o conhecimento científico e o conhecimento comum. Palavras Chaves: Ensino para Surdos, Libras, Ensino de Matemática, Sistema Monetário, Materiais Manipulativos.
Abstract: This dissertation aims to evaluate the impact of the use of manipulative materials in teaching math to deaf students of elementary school I, through the application of a didactic sequence. The study follows a mainly qualitative approach. A didactic sequence was produced, based on visual culture and the theory of meaningful learning (Ausubel et al. (1980)), with the theme: "Monetary System". This didactic sequence aims to provide subsidies to the deaf students can meet the Brazilian monetary system and learn how to use the money to buy, pay, check out the change. The material produced was tested in conditions of teaching in a Bilingual School for the deaf, having been collected data on the use of the material during this phase. In this text we detail the material produced for the didactic sequence, the theoretical aspects that have guided the development of this research, as well as the results achieved. Our educational proposal made it possible to note that through the development of the didactic sequence and the use of manipulative materials, there was a student’s involvement with the do mathematician in the classroom helping in structuring and understanding of concepts involved. We realize even if during the game "Pays right” students had to mobilise different knowledge that built in your personal and school experience. We hope that the material produced can be used by other teachers and serve as inspiration for development of new pedagogical practices in the classroom to qualify the teaching of mathematics, arranging situations that instigate curiosity and the search for solutions, making the learning more meaningful and enabling contextualization between scientific knowledge and common knowledge. Key words: Teaching for the deaf, Math, Education, Monetary System, Manipulative Materials.
Keywords: Ensino para Surdos
Libras
Ensino de Matemática
Sistema Monetário
Materiais Manipulativos
CNPq areas: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS
LINGUAGENS
TECNOLOGIAS E CULTURA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Program: CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (PPGEn) – MESTRADO
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Colaço, Gisele A .M. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL FASE I. 2018. 149 p.. Dissertação( CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (PPGEn) – MESTRADO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3978
Issue Date: 20-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação - Gisele - final 16outubropdf.pdfDissertação Versão final Gisele A.M.Colaço10.72 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons