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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3814
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma universidade em fund(ação): as contribuições da psicanálise para a análise do discurso institucional da UNILA
Other Titles: A university in fund(action): the contributions of psychoanalysis to the analysis of UNILA's institucional discourse
Autor: Gastaldin, Carla da Conceição Mores 
Primeiro orientador: Ditrich, Ivo José
Primeiro membro da banca: Ozelame, Josiele Kaminski Corso
Segundo membro da banca: Santos, José Carlos do
Terceiro membro da banca: Fonseca, Ana Paula Araújo
Resumo: Os objetos de estudo desta pesquisa são o discurso dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE's que ingressaram no primeiro concurso da universidade) e o discurso institucional oficial sobre o projeto de integração latino-americana, no contexto da UNILA. A pesquisa concebeu a instituição enquanto uma criação humana, fundada por um discurso e por um desejo que a sustenta, os quais servem de alicerce para a sua existência. Já o discurso foi entendido como uma cadeia de significantes articulados e provisoriamente ligados entre si, configuração que pode ser constantemente alterada através do processo de deslizamento significante. O trabalho teve como objetivo confrontar o discurso oficial da universidade com o discurso dos TAE’s, de forma que pudessem ser identificadas as concordâncias e contradições entre os discursos. A metodologia adotada para tratar os dados foi a análise do discurso sob enfoque da psicanálise, a partir da qual foi possível identificar significantes importantes na história da instituição, os quais apareceram interligados ao tema da integração. A observância da repetição de significantes direcionou o trabalho de análise, através do qual pôde-se reconhecer diversas contradições entre os discursos analisados, além de apontar aquilo que se configura como um sintoma institucional. Os principais sintomas evidenciados a partir da análise dos discursos foram: a ausência de planejamento, o atraso nos processos internos e no desenvolvimento institucional, a ausência de reconhecimento dos diplomas (emitidos pela UNILA) no exterior, a evasão, a dificuldade de concretização das obras do campus universitário e as dificuldades de relacionamento tanto interpessoal, quanto com a sociedade e com as instituições parceiras. Concluiu-se que as dificuldades encontradas pela universidade refletem os próprios obstáculos enfrentados historicamente na concretização do ideal de integração latino-americana, além das dimensões políticas da história institucional e das dificuldades inerentes a tudo aquilo que possui uma dimensão humana e, portanto, faltosa.
Abstract: The objects of study of this research are the discourse of the Administrative Technicians in Education (TAE's that entered the first contest of the university) and the official institutional discourse on the project of Latin American integration, in the context of UNILA. Research conceived the institution as a human creation, founded by a discourse and a desire that sustains it, which serve as a foundation for its existence. Already the discourse was understood as a chain of signifiers articulated and provisionally linked together, a configuration that can be constantly altered through the significant slip process. The objective of this work was to compare the official discourse of the university with the discourse of the APS, so that the concordances and contradictions between the discourses could be identified. The methodology used to treat the data was the discourse analysis under the psychoanalysis approach, from which it was possible to identify important signifiers in the history of the institution, which appeared interconnected to the theme of integration. The observance of the repetition of signifiers directed the work of analysis, through which it was possible to recognize several contradictions between the discourses analyzed, besides pointing out what is configured as an institutional symptom. The main symptoms evidenced from the discourse analysis were: the lack of planning, the delay in internal processes and institutional development, the lack of recognition of diplomas (issued by UNILA) abroad, evasion, difficulty in carrying out the works of the university campus and the difficulties of interpersonal relationship, as well as with society and with partner institutions. It was concluded that the difficulties encountered by the university reflect the obstacles historically faced in the realization of the ideal of Latin American integration, as well as the political dimensions of institutional history and the difficulties inherent in everything that has a human dimension and, therefore, a lack of it.
Keywords: Integração
Instituição
Análise do discurso
Psicanálise
Sintoma
Integration
Institution
Speech analysis
Psychoanalysis
Symptom
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: GASTALDIN, Carla da Conceição Mores. Uma universidade em fund(ação): as contribuições da psicanálise para a análise do discurso institucional da UNILA. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3814
Issue Date: 1-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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