Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3501
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOldoni, Sueza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5822778030350349por
dc.contributor.advisor1Soares, Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.contributor.referee1Silva, Silmara Cristina Dela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632313729137282por
dc.contributor.referee2Cattelan, João Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256916603102594por
dc.contributor.referee3Coito, Roselene de Fatima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593755793342327por
dc.contributor.referee4Alves, Gustavo Biasoli-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7679869339058228por
dc.date.accessioned2018-03-08T20:23:43Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.citationOLDONI, Sueza. A família no discurso da campanha publicitária televisiva da margarina “Qualy”: outro modelo, a mesma história. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2014 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3501-
dc.description.resumoEste trabalho expõe uma análise de como os comerciais da margarina “Qualy”, veiculados na mídia televisiva, produzem um imaginário em torno de família. Neste sentido, levantamos a seguinte indagação: como se constituem os efeitos de sentido de família na campanha publicitária televisiva da margarina “Qualy”? Neste questionamento nos concentramos no objetivo de compreender o discurso da empresa Sadia, ao recorrer a uma campanha publicitária composta por oito comerciais da margarina “Qualy”, produzida em 2009. A proposta teórica é buscar, à luz da Análise de Discurso de orientação francesa de Michel Pêcheux e de Eni Orlandi, um caminho para compreender o funcionamento da construção desses efeitos de sentido de família que emanam do discurso de tal campanha, escolhida como materialidade de análise. A divulgação da campanha aconteceu por meio da mídia televisiva aberta nacional, durante os anos de 2009 e 2010. No desenrolar dos seus oito episódios conta uma pequena história sobre um determinado cotidiano familiar, sendo que ao final de cada um deles, há um indício de continuidade que convida o público a acompanhar o capítulo seguinte, conferindo a característica e simulação de uma pequena novela. A família, protagonista desta história, é composta por três membros: a mãe (Ana), o filho (Rafa) e a avó (Tereza), além de um quarto personagem que não reside com a família, mas que frequenta a casa, - o namorado da mãe (Beto). Com o processo de análise foi possível observar que, apesar de a superfície do discurso revelar uma organização de família contemporânea, as relações estabelecidas nessa família, mesmo que, por vezes, conflituosas, revelam substancialmente aquela família tradicional, a que sempre esteve presente nos anúncios publicitários, sobretudo, os de margarina. Assim, trabalhamos com sentidos que, ao mesmo tempo em que podem propor o novo, são sentidos já existentes.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze how the margarine commercials "Qualy", through television, create a particular imagery around the very concept of family. For this purpose, we raise the following question: how are the effects of meaning, concerning this concept, created in the “Qualy” margarine television advertising? To answer this question we focus on the goal of understanding Sadia discourse using a “Qualy” advertise campaign, produced in 2009, which consist of eight commercials. Our theoretical purpose is to seek the light of French Discourse Analysis of Michel Pecheux and Eni Orlandi, trying to understand the workings of these effects of sense on family which come from this advertising intent. The campaign propagation took place through open national television media between 2009 and 2010. In the course of its eight episodes it tells a little story about a particular family dynamic, and by the end of each there is an idea of continuity that invites the audience to look forward for the next chapter, which creates the chapter feature of the campaign, like the simulation of a small soap opera. The family, protagonist of this story, is composed of three members: a mother (Anne), son (Rafa) and grandmother (Theresa), plus a fourth character who does not live with his family but is often around, it is the mother's boyfriend (Beto). With the analysis process it was possible to notice that although the surface of discourse reveal an organization of contemporary family, the relationships established in this family, even if sometimes conflicting, substantially reveal that the traditional family, which has always been present in commercials, above all, the margarine ones. So, we work with meanings that may propose new ideas and concepts are already existing meanings.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-03-08T20:23:43Z No. of bitstreams: 2 Sueza.Oldoni2014.pdf: 1695276 bytes, checksum: c3666834bcb310dec83e7bdeb3d23ab1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-08T20:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sueza.Oldoni2014.pdf: 1695276 bytes, checksum: c3666834bcb310dec83e7bdeb3d23ab1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2014-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDiscurso publicitáriopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectMargarina “Qualy”por
dc.subjectAdvertising discourseeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subject“Qualy” margarineeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA família no discurso da campanha publicitária televisiva da margarina “Qualy”: outro modelo, a mesma históriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sueza.Oldoni2014.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons