Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3356
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBonemberger, Simone Zuconelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7394686610573155por
dc.contributor.advisor1Soutes, Dione Olesczuk-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2914466788894596por
dc.contributor.referee1Dall´Asta, Denis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2346598206153710por
dc.contributor.referee2Borinelli, Márcio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8283107482035197por
dc.date.accessioned2018-02-20T19:11:51Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.citationBONEMBERGER, Simone Zuconelli. Gestão de custos e mensuração de resultado em organizações contábeis: estudo do isomorfismo, dos fatores contingenciais e proposição do Custo para Servir. 2017. 182 f. Dissertação(Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3356-
dc.description.resumoAs organizações contábeis representam um ramo de atividade importante no contexto nacional, pela significância de informações que geram à sociedade e às empresas clientes. Estudos anteriores evidenciaram que os empresários contábeis mesmo sendo conhecedores de artefatos gerenciais não os aplicam na administração de seus próprios negócios. Este estudo objetivou entender como e porque isso ocorre, e estabeleceu as seguintes questões de pesquisa: como os tipos de isomorfismo (Teoria Institucional) impulsionam a utilização de práticas de gestão de custos e mensuração de resultados nas organizações contábeis? Como os fatores contingenciais (Teoria Contingencial) limitam a utilização de práticas de gestão de custos e mensuração de resultados nas organizações contábeis? E como as práticas de gestão de custos e mensuração de resultados, utilizadas nas organizações contábeis, possibilitam a aplicação e análise do Custo para Servir? A pesquisa classifica-se como exploratória e utilizou o procedimento de estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi utilizada a triangulação de dados, com entrevistas em profundidade, análise documental e observação direta, na busca de evidências para confiabilidade dos resultados. Foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado e aplicado aos gestores principais de seis organizações contábeis selecionadas para o estudo. Constatou-se que as pricipais práticas de gestão de custos adotadas são o controle de custos totais e, registro em software do tempo aplicado em cada tarefa, as práticas de mensuração de resultados são o fluxo de caixa e Demonstração de Resultado do Exercício. Há evidências de que o isomorfismo mimético é o impulsionador para a utilização de tais práticas. E conforme percepção dos gestores, os cinco fatores contingenciais (ambiente, tecnologia, estrutura, estratégia, tamanho ou porte) limitam de alguma forma a utilização de práticas de gestão de custos e mensuração de resultado. Identificou-se que as organizações estudadas possuem alguns dos dados necessários para a análise do Custo para Servir, e analisando as práticas usuais de gestão de custos e mensuração de resultados o estudo propõe como intervenção a utilização do método Custo para Servir, para identificação do custo de atendimento e rentabilidade por cliente, o que acredita-se que possibilitará a adoção de melhores estratégias no nível de atendimento e prestação de serviços a cada cliente e aumento da rentabilidade. A aplicação e validação do método nas organizações contábeis é uma recomendação para estudos futuros.por
dc.description.abstractThe accounting organizations represent an important branch of activity in the national context, for the significance of information that generate to the society and to the client companies. Previous studies have shown that accounting entrepreneurs who are knowledgeable about management artifacts do not apply them to the management of their own businesses. This study aimed to understand how and why this occurs, and established the following research questions: how are types of isomorphism (Institutional Theory) driving the use of cost management practices and measurement of results in accounting organizations? How do contingency factors (Contingency Theory) limit the use of cost management practices and measurement of results in accounting organizations? And how do the practices of cost management and measurement of results used in accounting organizations make it possible to apply and analyze the Cost to Serve? The research is classified as exploratory and used the procedure of multiple case study with a qualitative approach. For data collection, data triangulation was used, with in-depth interviews, documentary analysis and direct observation, in the search for evidence for reliability of the results. A semi-structured interview script was developed and applied to the main managers of six accounting organizations selected for the study. It was verified that the main cost management practices adopted are total cost control and, in the time software applied to each task, the results measurement practices are cash flow and Profit and Loss Statement for the year. There is evidence that mimetic isomorphism is the impetus for the use of such practices. And according to the managers' perception, the five contingency factors (environment, technology, structure, strategy, size or size) limit in some way the use of cost management practices and result measurement. It was identified that the organizations studied have some of the necessary data for the analysis of the Cost to Serve, and analyzing the usual practices of cost management and measurement of results the study proposes as intervention the use of the Cost to Serve method to identify the cost service and profitability per customer, which is believed to enable the adoption of better strategies in the level of service and provision of services to each client and increase profitability. The application and validation of the method in accounting organizations is a recommendation for future studies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2018-02-20T19:11:51Z No. of bitstreams: 2 SIMONE_ZUCONELLI_BONEMBERGER.pdf: 2249773 bytes, checksum: dbdaffd8fcff07fc74545fbe76e6d857 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-20T19:11:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SIMONE_ZUCONELLI_BONEMBERGER.pdf: 2249773 bytes, checksum: dbdaffd8fcff07fc74545fbe76e6d857 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-06-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTeoria Institucionalpor
dc.subjectTeoria da Contingênciapor
dc.subjectOrganizações Contábeispor
dc.subjectCusto para Servirpor
dc.subjectEstratégia e Competitividadepor
dc.subjectInstitutional Theoryeng
dc.subjectContingency Theoryeng
dc.subjectAccounting Organizationseng
dc.subjectCost to Serveeng
dc.subjectStrategy and Competitivenesseng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleGestão de custos e mensuração de resultado em organizações contábeis: estudo do isomorfismo, dos fatores contingenciais e proposição do Custo para Servirpor
dc.title.alternativeCost management and results measurement in accounting organizations: study of the isomorphism, the contingency factors and proposition of the Cost to Serveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone_Bonemberger2017.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons