Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBeck, Eliane Maria Cabral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6540932739124267por
dc.contributor.advisor1Cattelan, João Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256916603102594por
dc.contributor.referee1Medeiros, Vanise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975562330805190por
dc.contributor.referee2Coito, Roselene de Fatima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593755793342327por
dc.contributor.referee3Soares, Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.contributor.referee4Costa-Hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.date.accessioned2017-10-02T13:23:28Z-
dc.date.issued2017-03-17-
dc.identifier.citationBECK, Eliane Maria Cabral. Aula: o intervalo existente entre o que os professores dizem e o que realizam como prática social. 2017. 154 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3103-
dc.description.resumoEsta pesquisa toma como objeto de reflexões e análise o ambiente da sala de aula e mais especificamente, a „aula‟, momento em que o professor coloca em prática o trabalho docente. A partir de estudos e de conhecimento empírico sobre a temática, alguns questionamentos se destacaram como elementos norteadores da presente investigação: como o professor imagina sua aula e de onde vem esse imaginário, o que ele ensina para além dos conhecimentos sistematizados e se ele passa juízos de valor nesta atividade. Com o intuito de trabalhar esta problematização, busca-se investigar algumas concepções que norteiam o processo de formação do professor, no que diz respeito aos conceitos sobre “aula”, “aluno” e “conteúdo”. O objetivo geral é investigar se há algum intervalo entre o que dizem os professores sobre o que seria uma aula e o que, em aulas gravadas, esses professores realizam como prática. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, a pesquisa baseia-se na concepção de que toda sequência de enunciados oferece lugar à interpretação. Tendo como referencial teórico a Análise do Discurso de Linha Francesa, pautam-se as análises nestes pressupostos teóricos, como as noções de Sujeito e de Formação Social, Ideológica, Discursiva e Imaginária, dentre outros, que são trazidos para a discussão. O corpus da pesquisa constitui-se de sequências discursivas resultantes de entrevistas e gravações de aula de seis professores de uma instituição de ensino superior privada, de um curso de Administração. De modo geral, consideram-se o professor e o aluno como representantes de lugares determinados na estrutura de uma formação social, o que permite construir interpretações sem a pretensão de generalizações.por
dc.description.abstractThis research takes as an object of reflection and analysis the classroom environment and more specifically, the 'class', the moment the teacher puts the teaching work in practice. Based on studies and empirical knowledge about the subject, some questions stand out as guiding elements of the present investigation: how the teacher imagines his classroom and where that imaginary comes from, what he teaches beyond systematized knowledge and if he passes value judgments in this activity. In order to deal with this problematization, it is sought to investigate some conceptions that guide the teacher formation process towards the concepts about "class", "student" and "content". The general objective is to see if there is any gap between what theachers say that a lesson would be and what, in recorded lessons, these teachers have performed as practice. In the perspective of reaching the proposed objective, the research is based on the conception that every sequence of statements offers possibilities of interpretation. Having as theoretical reference the Discourse Analysis of the French Line, the analyzes are based on these theoretical assumptions, such as the notions of Subject and Social, Ideological and Discursive Formation, among others, that are brought to the discussion. The corpus of the research consists of discursive sequences resulting from interviews and class recordings of six teachers from an educational institution. In general, the teacher and the student are considered as representatives of determined places in the structure of a social formation, which allows constructing interpretations without the pretension of generalizations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2017-10-02T13:23:28Z No. of bitstreams: 1 Eliane_Beck2017.pdf: 1558229 bytes, checksum: 53042589a2321673b3f93428c7dfd5ff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-02T13:23:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliane_Beck2017.pdf: 1558229 bytes, checksum: 53042589a2321673b3f93428c7dfd5ff (MD5) Previous issue date: 2017-03-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação imagináriapor
dc.subjectSequências discursivaspor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectAulapor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectDiscursive sequenceseng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectClasseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEMpor
dc.titleAula: o intervalo existente entre o que os professores dizem e o que realizam como prática socialpor
dc.title.alternativeClass: the gap existing between what teachers say and what they do as social practiceeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliane_Beck2017.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.