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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2989
Tipo do documento: Dissertação
Title: Práticas e conhecimento dos educadores infantis sobre alimentação complementar nos Centros Municipais de Educação Infantil de Foz do Iguaçu/PR
Other Titles: Practices and knowledge of children's educators on complementary feeding in the Municipal Center of Children Education of Foz do Iguaçu/PR
Autor: Trevisan, Carina Loureiro 
Primeiro orientador: Zilly, Adriana
Primeiro membro da banca: Zilly, Adriana
Segundo membro da banca: Almeida, Maria de Lourdes de
Terceiro membro da banca: Silva, Maria Angélica Iossi
Resumo: A alimentação complementar, habitualmente inicia-se fora da época preconizada e, com frequência, com balanceamento nutricional inadequado e riscos de contaminação de microrganismos. O período de introdução progressiva da alimentação deve ocorrer entre seis e doze meses de vida, sendo esta etapa considerada como crítica, pois conduz com frequência a problemas de saúde quando a criança não recebe uma dieta adequada. A escola é um indutor de práticas alimentares saudáveis, principalmente quando se trata de creches públicas, por ser um ambiente no qual a criança passa boa parte do seu dia. Neste contexto, o professor possui um papel indispensável na promoção da saúde das crianças e necessita de formação qualificada a fim de contribuir com a adequada oferta da alimentação complementar, como preconiza o Ministério da Saúde. Diante da complexidade dos fatores envolvidos na alimentação de uma criança, esta pesquisa teve como objetivo identificar o conhecimento e as práticas dos educadores infantis em relação a alimentação complementar dos berçários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Foz do Iguaçu/PR. Tratou-se de um estudo qualitativo, que utilizou a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposta por Lèfreve e Lèfreve, realizado, no primeiro semestre de 2016, através de entrevistas semi-estruturada com vinte e uma educadores infantis de treze CMEI’s que atendem turmas de berçário com crianças de seis meses a dois anos de idade. Como resultado, surgiram Discursos do Sujeito Coletivo referentes ao consumo de alimentos industrializados por parte das crianças, presença da discussão do tema alimentação saudável somente em datas específicas e inaptidão das educadoras para lidar com situações de necessidade de alimentação específica. Detectou-se também um desconhecimento por parte das educadoras em relação à alimentação complementar, assim como fragilidade no suporte técnico para oferta das refeições nos Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI´s). Diante desta realidade, reforça-se a necessidade de uma restruturação na política da alimentação escolar, assim como da elaboração e execução de programas de treinamento sobre educação nutricional para os educadores, com supervisão contínua dos efeitos da capacitação como estratégia de melhoria no campo da adequada nutrição infantil.
Abstract: Complementary feeding usually begins outside the recommended period and often with inadequate nutritional balance and risks of contamination of microorganisms. The period of progressive introduction of food should occur between six and twelve months of life, and this stage is considered critical because it often leads to health problems when the child does not receive an adequate diet. The school is an inducer of healthy food practices, especially when it comes to public day care, because it is an environment in which the child spends a good part of his day. In this context, the teacher has an indispensable role in the promotion of children's health and requires qualified training in order to contribute to the adequate supply of complementary food, as advocated by the Ministry of Health. Given the complexity of the factors involved in feeding a child, this research had as objective to identify the knowledge and practices of children educators in relation to complementary feeding of nurseries of the Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEI) of Foz do Iguaçu / PR. It was a qualitative study, using the Collective Subject Discourse (DSC) technique proposed by Lèfreve and Lèfreve, carried out in the first half of 2016, through semi-structured interviews with twenty-one children educators from thirteen CMEI's who nursery classes with children from six months to two years of age. As a result, Collective Subject Discourses regarding the consumption of industrialized foods by the children, presence of the discussion about the topic of healthy eating only on specific dates and the inability of the educators to deal with situations of need of specific feeding appeared. There was also a lack of knowledge on the part of the educators regarding complementary food, as well as the lack of technical support for the provision of meals at the Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI's). Faced with this reality, the need for a restructuring in school feeding policy, as well as the elaboration and execution of training programs on nutrition education for educators, with continuous supervision of the effects of training as a strategy for improvement in the field of adequate nutrition.
Keywords: Educação infantil
Alimentação complementar
Educação em saúde
Early childhood education
Complementary feeding
Health education
CNPq areas: Ciências : Linguagens : Tecnologia : Cultura
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: TREVISAN, Carina Loureiro. Práticas e conhecimento dos educadores infantis sobre alimentação complementar nos Centros Municipais de Educação Infantil de Foz do Iguaçu/PR. 2017. 87 f. Dissertação Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2989
Issue Date: 1-Feb-2017
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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