Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2978
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Juliano André Deotti da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8602678292701097por
dc.contributor.advisor1Zanella, José Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999por
dc.contributor.referee1Zanella, José Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999por
dc.contributor.referee2Frigotto, Gaudêncio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4535332644982596por
dc.contributor.referee3Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.date.accessioned2017-09-01T12:57:08Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.citationSILVA, Juliano André Deotti da. O Pronatec e Sistemas S: o mercado da qualificação profissional - um estudo a partir do município de Ampére - PR. 2017. 174 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão2017 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/2978-
dc.description.resumoA pesquisa faz uma análise aprofundada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), na modalidade Bolsa-Formação, em parceria com o Sistema S, na especificidade do município de Ampére – PR. O objetivo consiste em compreender o processo de operacionalização do PRONATEC e sua estruturação, sobretudo em parceria com o Sistema S, no âmbito das políticas sociais de formação profissional, e verificar como se materializou, no município de Ampére. Para desvelar a política do PRONATEC e a parceria com o Sistema S, o estudo fundamenta-se nas análises críticas de OLIVERIA (2007), FRIGOTTO (2005), BARRADAS (1986), CUNHA (2005), NEVES (2008), e historiciza o PRONATEC, no contexto das políticas de formação profissional, no Brasil, em que se evidencia o caminho histórico, desde 1909, à criação do Sistema S, na década de 1940, ao Programa Intensivo de Preparação de Mão de Obra (PIPMO) de 1961 a 1986, e na década 1990, com a criação do Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (PLANFOR) que teve vigência até 2000. Tem destaque, também, o Plano Nacional de Qualificação (PNQ), este que antecedeu o PRONATEC. A partir disso, a pesquisa desvela como as políticas focais estão enraizadas, quais são os principais objetivos e como uma política da envergadura que foi o PRONATEC se materializa, num município do interior, mas em paralelo ao contexto sociopolítico e econômico de cada período histórico, vivido no Brasil. Com base nisso, a pesquisa faz uma análise do contexto nacional, em que evidencia como se estrutura o PRONATEC, elencando todas as iniciativas que compõe o programa, na modalidade Bolsa-Formação. Para a análise do PRONATEC foram utilizados os indicadores do Painel de Controle do MEC, pelos quais foi possível estruturar e tabular os dados para organização da pesquisa e ter um panorama completo das matrículas do Brasil, Paraná, Região Sudoeste e do município de Ampére. Por fim, a pesquisa elucida o PRONATEC, no município de Ampére, através da análise de entrevistas semiestruturadas com alunos egressos que frequentaram esse programa, a fim de identificar se o mesmo contribuiu para entrarem no mercado de trabalho, além de apresentar uma amostragem das evasões. O resultado das entrevistas demonstra que os cursos ofertados, pelo PRONATEC, no município de Ampére, não contribuíram para o ingresso do jovem no mercado de trabalho, e que o índice de evasão ocorreram mais em Cursos Técnicos, do que em FIC (Formação Inicial Continuada). Outro aspecto identificado, na pesquisa, é que os cursos de FIC não formam para o exercício da profissão, tendo em vista o tempo da sua duração.por
dc.description.abstractThis research analyzed the National Program of Access to Technical Learning and Employment (PRONATEC) in the form of Graduation Grants in partnership with the S System, specifically in the town of Ampére, Paraná. The object was to understand PRONATECH‘s operation and structure, especially in partnership with the S System within professional graduation social policies, figuring out how it came to be in the town of Ampére. The research has been grounded on the critical analysis of OLIVEIRA (2007), FRIGOTTO (2005), BARRADAS (1986), CUNHA (2005), NEVES; PRONKO (2008), RAMOS (2011), POCHMANN (2007), to unveil the PRONATECH policy and the partnership with the S System. From bibliographic review, it aimed at putting PRONATECH in a historical context considering the professional preparation in Brazil, from 1909 to the creation of the S System in 1940 to the Workforce Intensive Preparation Program (PIPMO) from 1961 to 1986 to the National Workforce Preparation Plan (PLANFOR) in the 1990s which lasted until 2000. We also highlighted the National Plan of Qualification (PNQ), the latter having preceded PRONATECH. Thus, it was possible to reveal how focal policies are rooted, what the main objectives are and how a program with the PRONATECH magnitude comes true in a small town, bearing in mind the social, political, and economical contexts Brazil has gone through historically. With that in mind, the research aimed at a nationwide analysis, highlighting how PRONATECH is structured, ranking all the initiatives that make up the program in the form of Graduation Grant. As far as PRONATECH is concerned, MEC‘s Control Panel data were used. Through these numbers it was possible to structure and organize the data to put the research together and have an enrollment overview in Brazil, the state of Paraná, in the microregion of the Southwest of Paraná, and in Ampére. These enrollments were identified according to age groups, sex, loan, providing networks and region, technical course types, and Continuous Beginner‘s Preparation (FIC). Finally, the research deeply analyzed PRONATECH in Ampére with semi-structured interviews of students leaving the program and getting to know if the program has helped them entering the job market, and also by showing the dropping-out numbers. The result we have reached showed that the courses offered at PRONATECH in the town of Ampére have not contributed to young people entering the job market, which, according to statements of students who left the program the drop out index has occurred more in technical courses than in FICs. Another aspect that was identified is that FIC courses do not prepare students properly due to their length.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2017-09-01T12:57:08Z No. of bitstreams: 2 JulianoADSilva2017.pdf: 2259024 bytes, checksum: f42358b667f24f5674530ae368e4dbbb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-01T12:57:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JulianoADSilva2017.pdf: 2259024 bytes, checksum: f42358b667f24f5674530ae368e4dbbb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-02-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectTrabalho e Pronatecpor
dc.subjectProfessional Preparationeng
dc.subjectWork and PRONATECHeng
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.titleO Pronatec e Sistemas S: o mercado da qualificação profissional - um estudo a partir do município de Ampére - PRpor
dc.title.alternativeThe PRONATEC and the system: the professional qualification market - a study in the town of Ampére - PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JulianoADSilva2017.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons