Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/2948
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Desenvolvimento de um aplicativo móvel sobre acidentes com múltiplas vítimas como estratégia de aprendizagem. |
Other Titles: | Development of a mobile application about multiple-accident accidents as a learning strategy. Desarrollo de una aplicación móvil sobre accidentes con múltiples víctimas como estrategia de aprendizaje |
Autor: | Martins, Wesley |
Primeiro orientador: | Zilly, Adriana |
Primeiro membro da banca: | Zilly, Adriana |
Segundo membro da banca: | Boscarioli, Clodis |
Terceiro membro da banca: | Fonseca, Luciana Mara Monti |
Resumo: | A popularização dos dispositivos móveis tem sido considerada por muitos a revolução tecnológica de maior impacto nos últimos anos, e a utilização dessas ferramentas computacionais na área da saúde, sobretudo na urgência e emergência, está em crescente expansão. Da mesma forma, desde o final da década de 1970, os acidentes de trânsito se constituem como um dos principais problemas de saúde pública, principalmente os acidentes com múltiplas vítimas, ou seja, aqueles que produzem mais de cinco vítimas graves. Nesses casos, a assistência prestada às vítimas de tais eventos apresenta-se como fator decisivo para minimizar as consequências, estabelecendo um aumento nos índices de sobrevida das vítimas. É nesse sentido que a educação permanente do enfermeiro, bem como de toda a equipe de socorristas que atuam no Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), edifica-se como fator essencial, uma vez que o processo educativo configura-se como uma ferramenta de treinamento, criando contínuo aperfeiçoamento. Entendemos se que o desenvolvimento de soluções computacionais em formato de aplicativos móveis representa um meio eficaz de disponibilizar conteúdos e atingir o público-alvo desejado. Com o intuito de auxiliar os profissionais socorristas do SAMU na aquisição de conhecimento especializado e frente ao processo de tomada de decisão em acidentes com múltiplas vítimas, nesta pesquisa objetivamos desenvolver um aplicativo móvel sobre acidentes com múltiplas vítimas para auxiliar na educação permanente dos profissionais que atuam no SAMU. O protótipo contou com informações relativas a definições, planejamentos, métodos de triagem, “quiz” interativo, além de instruções para a tomada de decisão frente a acidentes de grandes proporções. Dessa forma, o aplicativo-protótipo apresenta-se como ferramenta auxiliar para uso na formação continuada dos profissionais do SAMU, podendo criar a mesma dinâmica de outras estratégias de ensino tradicional, o que possibilita a reflexão crítica e a construção do conhecimento. |
Abstract: | The popularization of mobile devices has been considered by many the technological
revolution of greatest impact in recent years, and the use of these computational tools
in the area of health, especially in the emergency and emergency, is growing. In the
same way, since the late 1970s, traffic accidents are one of the main public health
problems, especially accidents involving multiple victims, that is those that produce
more than five serious victims. In such cases, the assistance provided to victims of
such events is a decisive factor in minimizing the consequences, establishing an
increase in the survival rates of victims. It is in this sense that the continuing education
of the nurse, as well as the entire team of first responders working in the Emergency
Mobile Care System (SAMU), is built as an essential factor, since the educational
process is configured as a tool Training, creating continuous improvement. We believe
that the development of computational solutions in the form of mobile applications
represents an effective way to deliver content and reach the target audience. In order
to assist SAMU rescuers in the acquisition of specialized knowledge and the decisionmaking
process in multiple-casualty accidents, in this research we developed a
prototype application that provides information about the actions to be performed in
events of great magnitude. We base the development of the application in the Systems
Development Life Cycle Theory, using the concepts of low and high fidelity prototyping.
The prototype included information on definitions, planning, screening methods,
interactive quiz, and instructions for decision making. Thus, the prototype application
presents itself as an auxiliary tool for use in the continuing training of SAMU
professionals, and can create the same dynamic of other traditional teaching
strategies, which allows for critical reflection and knowledge construction. La popularidad de los dispositivos móviles ha sido considerada por muchos como la revolución tecnológica de mayor impacto en los últimos años, y el uso de estas herramientas computacionales en el cuidado de la salud, en particular en las salas de emergencia, se está convirtiendo cada vez más extendida. Del mismo modo, desde finales de la década de 1970, los accidentes de tráfico constituyen uno de los principales problemas de salud pública, especialmente los accidentes con múltiples víctimas, es decir, las que producen más de cinco siniestros graves. En tales casos, la asistencia proporcionada a las víctimas de este tipo de eventos se presenta como un factor decisivo para reducir al mínimo las consecuencias, se establece un incremento en las tasas de supervivencia de las víctimas. Es en este sentido que la formación continua de las enfermeras y todo el equipo de primera respuesta que operan en el Sistema Móvil de Urgencia (SAMU), se construye como un factor esencial, ya que el proceso educativo se configura como una herramienta la formación, la creación de la mejora continua. Entendemos que el desarrollo de soluciones computacionales en formato aplicación móvil es un medio eficaz para proporcionar el contenido y llegar al público objetivo deseado. Con el fin de ayudar a los rescatadores profesionales SAMU en la adquisición de conocimientos y de cara al proceso de toma de decisiones en accidentes con múltiples víctimas, este estudio ha desarrollado un prototipo de aplicación que proporciona información sobre las medidas que deben tomarse en eventos de gran magnitud. Basamos el desarrollo de aplicaciones en la Teoría de los Sistemas de Ciclo de Vida de Desarrollo, utilizando los conceptos de creación de prototipos de baja y alta fidelidad. El prototipo incluye información con respecto a las definiciones, la planificación, los métodos de cribado ", concursos interactivos", e instrucciones para la toma de decisiones. De este modo, el prototipo de aplicación se presenta como una herramienta auxiliar para su uso en la formación continua de los profesionales del SAMU, puede crear la misma dinámica de otras estrategias de enseñanza tradicionales, lo que permite la reflexión crítica y la construcción del conocimiento. |
Keywords: | Aplicativos móveis Tecnologia educacional Assistência à Saúde Serviços médicos de emergência Mobile applications Educational technology Delivery of health care Emergency medical services |
CNPq areas: | Ciências, Linguagens, Tecnologias e Cultura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | MARTINS, Wesley. Desenvolvimento de um aplicativo móvel sobre acidentes com múltiplas vítimas como estratégia de aprendizagem.. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/2948 |
Issue Date: | 3-Feb-2017 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Wesley_Martins_2017.pdf | 2.89 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License