Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2895
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação continuada na escola: reorganização das práticas pedagógicas e perspectivas para o trabalho docente
Other Titles: Continuous training in the schools: reorganization of educational practices and prospects for the teaching work
Autor: Calegari, Elis Regina 
Primeiro orientador: Antonio, Clésio Acilino
Primeiro membro da banca: Portelinha, Ângela Maria Silveira
Segundo membro da banca: Alves, Solange Maria
Resumo: Este estudo discute o processo de formação continuada de professores e alguns desdobramentos nas práticas pedagógicas. O contexto da pesquisa foi uma escola da rede Municipal de Francisco Beltrão, Paraná. A Escola Municipal Juscelino Kubitschek vivencia, desde o ano de 2010, um processo singular de reorganização das práticas pedagógicas, a partir da formação continuada de professores. O enfoque deste estudo situa-se, porém, nas práticas concretizadas nos anos de 2013 e 2014, período da pesquisa. O objetivo geral desta pesquisa é caracterizar uma experiência de formação continuada de professores na escola, buscando compreender os movimentos de reflexão, ações mobilizadas e seus desdobramentos nas práticas pedagógicas dos professores. Nesse sentido, no primeiro capítulo abordar-se-á concepções e debates acerca da formação continuada de professores, como certas análises se direcionam às relações da formação continuada com as práticas pedagógicas e o trabalho docente, enfatizando, assim, a formação continuada centrada na escola. No segundo capítulo serão descritos e analisados o contexto que envolve a escola, os motivadores para um movimento de reflexão sobre a prática pedagógica e parceria entre Escola e Universidade. No terceiro capítulo a ênfase recai sobre alguns resultados do processo da escola, especificamente o "momento coletivo" como prática da escola de formação continuada, a prática do planejamento por projeto de trabalho alcançado pela escola, e as formas que a escola alcançou para trabalhar a coletividade escolar a partir da prática de auto-organização dos educandos. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, buscou-se desenvolver como tipo de pesquisa o Estudo de Caso. A coleta de dados deu-se por meio de observações e registros sob a forma de diários de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Enquanto discussão bibliográfica, permeou-se os debates da formação continuada situando as categorias: formação continuada na escola, prática pedagógica, trabalho docente, profissionalização, parceria colaborativa entre escola e Universidade, e planejamento. Constatou-se a partir desses estudos, que as discussões sobre a formação continuada vêm há algumas décadas ocupando, de forma significativa, os espaços de debate que tratam da melhoria na qualidade da educação e a sua estreita ligação com o desenvolvimento das práticas pedagógicas. No contexto da pesquisa, levando em consideração o indicativo de diferenciação metodológica implementada, apresentam-se entraves relacionados à atuação dos profissionais da escola, a forma como os encaminhamentos coletivos são assumidos no âmbito individual e coletivo e as questões externas que permeiam e dificultam a constituição de projeto pedagógico com finalidades de ações bem definidas. Neste sentido, ressaltam-se dimensões do processo a partir da coordenação de ações no âmbito da prática de formação continuada alcançada, da gestão e planejamento coletivo da prática pedagógica a partir da reconstrução da metodologia de planejamento por projeto de trabalho e da constituição de dispositivos pedagógicos que orientam o trabalho dos professores com a coletividade dos educandos. Destaca-se, ainda, que há um campo abrangente de potencialidades e questões a ser explorado e analisado na formação continuada para se articular as dimensões teórico-práticas que envolvem a totalidade desta experiência.
Abstract: This essay will be discussed the process of teacher's continuous training and some ramifications in the education practice. The context this essay was a school of Francisco Beltrão municipal education system, Paraná. The municipal school Juscelino Kubitschek, since 2010, has a singular process of organization this education practices, from now on teacher's continuous training. The focus this essay is in the practices realized in 2013 and 2014, study survey. The general objective of this research is to characterize a continuing training experience of teachers at school, trying to understand the reflection of movements mobilized actions and their consequences in pedagogical practices of teachers. Therefore, in the first chapter will be approached the conceptions and discussions about the teacher's continuous training, as certain analysis are directed about the relations of teacher's continuous training with education practice and teaching work, emphasize, the continuous training centered in school. In the second chapter will be described and analyzed the context of involve the school, the goals to movement of reflection about the education practice and partnership between the school and college. In the third chapter, has some practices that were results of the process of school, specially the "collective moment" as practice of school in the continuous training, the practice of planning for work project achieved for the school, and the forms that the school achieved to work the scholarly collective from now on the practice of self-organization with students. From a qualitative study, we sought to develop as a kind of research the Case Study. The data collection was by means of observations and records as field diaries, semi-structure interviews and analysis of documents. While bibliography discuss, permeate the debates of continuous training situating the categories: continuous training in school, education practice, teaching work, professionalization, partnership between school and college, and planning. In conclusion, the discusses about the continuous training coming have some decades occupying the debate spaces that treat of improvement in quality of education and the connection with the development of education practices. In the context of research, in consideration the indicative of differentiation methodological, performs relation the performance of professionals of school, the form as the collective routing are assumed in individual and collective scope and the external questions that hamper the formation of the pedagogical project with purpose of actions well defined. Therefore, highlight the dimensions of process from now of coordination of actions in the practice of continuous training, of management and collective planning of pedagogical practice from now on the reconstruction of methodology of planning for work project and formation of pedagogical devices that orient the teaching work with the collective of students. Stand out, that has a field comprehensive of potentialities and questions holding and analyzed in continuous training to articulate the dimensions theoretical-practical that involves the all this experience.
Keywords: Formação continuada de professores
Escola
Práticas pedagógicas
Trabalho docente
Teacher's continuous training
School
Education practices
Teaching work
CNPq areas: EDUCACAO:ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: CALEGARI, Elis Regina. Formação continuada na escola: reorganização das práticas pedagógicas e perspectivas para o trabalho docente. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2895
Issue Date: 15-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elis R Calegari 2015.pdf4.8 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons