Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2526
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação continuada e suas implicações no trabalho com os gêneros discursivos: um estudo de caso com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Continuing education and their implications for work with speech genres: a case study with teachers of the early years of elementary school.
Autor: Gedoz, Sueli 
Primeiro orientador: Costa-hübes, Terezinha da Conceição
Resumo: O processo de formação continuada ofertado a docentes que atuam no ensino fundamental tem se caracterizado como um dos instrumentos para a melhoria da qualidade do ensino pois, além de promover o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, também se configura como uma forma de difusão dos referenciais apresentados nos documentos oficiais que norteiam o ensino. Partindo dessa premissa e considerando nossos estudos relacionados à linguagem, algumas indagações são pertinentes: de que forma esse processo está subsidiando teórica e metodologicamente os docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme a teoria que atualmente fundamenta o ensino da Língua Portuguesa, ou seja, a proposta de trabalho para o ensino de língua materna numa perspectiva que toma os gêneros discursivos como objeto de ensino? E, caso isso esteja ocorrendo, como o professor está interpretando essa proposta e articulando-a nas aulas de Língua Portuguesa? Diante dessas inquietações, objetivamos desenvolver, neste estudo, uma investigação sobre o processo de formação continuada envolvendo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, verificando se os subsídios teóricos e metodológicos ofertados a esses docentes, nesse processo, têm lhes possibilitado o reconhecimento dos gêneros discursivos como objeto de ensino e o texto como unidade de ensino, no desenvolvimento de suas práticas, em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa. Para atender a esse propósito utilizamos como bases teóricas os trabalhos de AMOP (2007), Bakhtin (2000; 2004), Bazerman (2006; 2011), Bronckart (2003), Costa-Hübes (2008), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Duarte (2001; 2010), Koch (1992, 2003), Marx (1992), Rodrigues (2001; 2004; 2005; 2009), Rojo (2005), Saviani (1984, 2003, 2007) e Vygotsky (1991; 2001), entre outros trabalhos que versam sobre o tema da pesquisa, bem como André (1995), Erickson (1989, 2001), Flick (2009), Gil (2010), Marconi e Lakatos (2010) e Yin (2001), para organizarmos o percurso metodológico. Tal percurso está pautado no método dialético de pesquisa e utiliza a abordagem qualitativa e interpretativista, necessitando, em alguns momentos, de fontes quantitativas. A inserção da pesquisa na Linguística Aplicada é confirmada por se tratar de um estudo de caso do tipo etnográfico, realizado no ambiente escolar, com a intenção de investigar a atuação do professor, mediada pelo processo de formação continuada. A partir desse delineamento de pesquisa, analisamos as implicações da formação continuada na atuação de alguns docentes em sala de aula, e verificamos como resultado, algumas lacunas nesse processo formativo, indicadas especialmente pela falta de continuidade nas ações de formação e por algumas dificuldades apresentadas pelos docentes nas abordagens teóricas e metodológicas apresentadas nesse processo.
Abstract: The process of continuing education offered to teachers working in elementary education has been characterized as a tool for improving the quality of teaching, since, in addition to promoting the improvement of teaching practices developed by teachers, is also configured as a form of diffusion the questions presented in the official documents that guide the teaching. Starting for this premise and considering our studies related to language, some relevant questions are: how this process is theoretically and methodologically subsidizing teachers of early years of elementary school, as the theory that currently underlies the teaching of Portuguese language, namely the proposed work to the teaching of mother tongue in a perspective that takes the discursive genres as the object of education? And if this is happening, how the teacher is playing this proposal and articulating it in Portuguese Language classes? Given this concerns, we aim to develop this study, an investigation into the process of continuing education involving teachers in the early years of elementary school, verifying that the theoretical and methodological offered to these teachers in the process, have enable them to recognize discursive genres as an object of teaching and the text as a unit learning, in the development of its practices in the classroom, in Portuguese Language subject. To meet this purpose we used as the theoretical works of AMOP (2007), Bakhtin (2000; 2004), Bazerman (2006; 2011), Bronckart (2003), Costa-Hübes (2008), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Duarte (2001; 2010), Koch (1992, 2003), Marx (1992), Rodrigues (2001; 2004; 2005; 2009), Rojo (2005), Saviani (1984, 2003, 2007) and Vygotsky (1991; 2001) among other works about the subject of research, and André (1995), Erickson (1989, 2001), Flick (2009), Gil (2010), Marconi e Lakatos (2010) and Yin (2001) to organize the course methodology. This course is guided in the dialectical method of research and uses a qualitative and interpretativsta approach, requiring, at times, quantitative sources. The inclusion of research in Applied Linguistics is confirmed by the ethnographic case study, conducted in the school environment, with the intention of investigating the role of the teacher-mediated process of continuing education. From this research design, we analyzes the implications of continuing education in the performance of some teachers in the classroom, and found as a result, some gaps in the training process, especially given the lack of continuity in training initiatives and for some difficulties presented by teacher in theoretical and methodological approaches set out in this process.
Keywords: Formação continuada
Gêneros discursivos
Materialismo histórico-dialético
Currículo básico
Estudo de caso
Continuing education
speech genres
historical and dialectical materialism
basic curriculum
case study
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: GEDOZ, Sueli. Continuing education and their implications for work with speech genres: a case study with teachers of the early years of elementary school.. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2526
Issue Date: 30-Nov-2011
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
sueli.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.