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https://tede.unioeste.br/handle/tede/2497
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Patricia Barth Radaelli de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5343996728988850 | por |
dc.contributor.advisor1 | Beyer, Rosane | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7032642390266840 | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-10T18:56:24Z | - |
dc.date.available | 2011-01-26 | - |
dc.date.issued | 2005-03-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Patricia Barth Radaelli de. Dialogos que perpassam o tempo e o espaço: Shakespeare e Suassuna. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2497 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho visa a propiciar, a partir de uma reflexão sobre a evolução da literatura dramática, uma análise sobre os possíveis diálogos que podem existir entre as obras e destas com seus contextos históricos e sociais, investigando em que medida essa arte contribui para refratar as relações de poder presentes na história da humanidade, que estão inscritas na linguagem. Pelo viés da leitura comparada, analisar-se-ão duas obras que se tornaram representativas em momentos bem distintos da literatura dramática. Uma delas, O Mercador de Veneza (1597), do escritor inglês William Shakespeare, escrita no final do século XVI, e a outra, Auto da Compadecida (1956), do escritor brasileiro Ariano Suassuna, escrita no século XX. As duas obras, a partir de seus contextos, de épocas determinadas, propõem quadros de significação universalmente válidos, pois exploram como temática as relações de poder. Tanto uma quanto a outra dialogam com a Comédia Antiga de Aristófanes ao apresentarem duas partes bem distintas; uma primeira parte com a ação dos personagens e uma segunda, com a reflexão dessa ação. Essa reflexão se dá nas duas peças quando, no auge de seus conflitos principais, ocorre uma sessão de julgamento. Para, então, compreender como foram construídos esses enredos e como dialogam entre si e com seus contextos, analisar-se-ão a construção dos enunciados, a configuração dos gêneros e o processo de carnavalização da literatura à luz das contribuições teóricas de Bakhtin. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-10T18:56:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAPA.pdf: 24527 bytes, checksum: 901819cdcb8d4dd82c1774888738584d (MD5) Previous issue date: 2005-03-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Parana | por |
dc.publisher.department | Linguagem e Sociedade | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | linguagem | por |
dc.subject | literatura dramática | por |
dc.subject | dialogismo | por |
dc.subject | Shakespeare e Suassuna | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Dialogos que perpassam o tempo e o espaço: Shakespeare e Suassuna | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
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