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dc.creatorOliveira, Patricia Barth Radaelli de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5343996728988850por
dc.contributor.advisor1Beyer, Rosane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7032642390266840por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:24Z-
dc.date.available2011-01-26-
dc.date.issued2005-03-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patricia Barth Radaelli de. Dialogos que perpassam o tempo e o espaço: Shakespeare e Suassuna. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2497-
dc.description.resumoEste trabalho visa a propiciar, a partir de uma reflexão sobre a evolução da literatura dramática, uma análise sobre os possíveis diálogos que podem existir entre as obras e destas com seus contextos históricos e sociais, investigando em que medida essa arte contribui para refratar as relações de poder presentes na história da humanidade, que estão inscritas na linguagem. Pelo viés da leitura comparada, analisar-se-ão duas obras que se tornaram representativas em momentos bem distintos da literatura dramática. Uma delas, O Mercador de Veneza (1597), do escritor inglês William Shakespeare, escrita no final do século XVI, e a outra, Auto da Compadecida (1956), do escritor brasileiro Ariano Suassuna, escrita no século XX. As duas obras, a partir de seus contextos, de épocas determinadas, propõem quadros de significação universalmente válidos, pois exploram como temática as relações de poder. Tanto uma quanto a outra dialogam com a Comédia Antiga de Aristófanes ao apresentarem duas partes bem distintas; uma primeira parte com a ação dos personagens e uma segunda, com a reflexão dessa ação. Essa reflexão se dá nas duas peças quando, no auge de seus conflitos principais, ocorre uma sessão de julgamento. Para, então, compreender como foram construídos esses enredos e como dialogam entre si e com seus contextos, analisar-se-ão a construção dos enunciados, a configuração dos gêneros e o processo de carnavalização da literatura à luz das contribuições teóricas de Bakhtin.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAPA.pdf: 24527 bytes, checksum: 901819cdcb8d4dd82c1774888738584d (MD5) Previous issue date: 2005-03-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectlinguagempor
dc.subjectliteratura dramáticapor
dc.subjectdialogismopor
dc.subjectShakespeare e Suassunapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDialogos que perpassam o tempo e o espaço: Shakespeare e Suassunapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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