Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2488
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBiezus, Marly de Fatima Gonçalves Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2563706518708008por
dc.contributor.advisor1Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:21Z-
dc.date.available2011-01-24-
dc.date.issued2010-03-19-
dc.identifier.citationBIEZUS, Marly de Fatima Gonçalves Tavares. Processos de retomada em conto de Eça de Queirós: um olhar voltado para o ensino.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2488-
dc.description.resumoEsta pesquisa emerge da necessidade de se repensar continuamente o ensino de Língua Portuguesa nas escolas. Mais especificamente, discute-se a importância de se tomar a análise linguística como uma prática constante na disciplina. Dentre os diversos aspectos linguísticos a serem abordados em sala, este estudo considera os elementos que colaboram para a tessitura do texto, enfocando o processo de referenciação. A investigação proposta volta-se, portanto, para o vínculo que se estabelece na tessitura dos textos e para a possibilidade de se criarem e recriarem os fatos e de se (re)construir o sentido por meio do processo de referenciação, o qual explicita a forma como o produtor do texto retrata o mundo circundante, filtrado pelo simbólico (cf. KOCH; ELIAS, 2006). Dada a natureza do trabalho, fez-se necessário afunilar ainda mais o objeto de estudo. Assim, dentre os elementos que viabilizam a (re)construção de objetos discursivos (cf. MONDADA; DUBOIS, 2003), optou-se por investigar as anáforas, em especial as anáforas associativas, focalizando as relações metonímias, as metonímias e também as sinonímias. Partese do pressuposto de que a abordagem desse recurso linguísticos em sala de aula pode contribuir para a formação de leitores e produtores de textos competentes, uma vez que ocupa função importante na tessitura do texto e é responsável por imprimir sentidos aos enunciados ao revelar intenções, valores e posições que o produtor do texto quer expressar. Para verificar como essa estratégia linguística contribui para a produção de sentido(s), selecionou-se como corpus de análise o conto O defunto, de Eça de Queirós. Considerou-se esse gênero por ser trabalhado de forma recorrente nas aulas de leitura e representar a língua em seu uso cotidiano. Além de mostrar situações socialmente construídas, o conto oferece ao estudante a oportunidade de conhecer culturas e ampliar as fronteiras de seu conhecimento de mundo e enciclopédico. A partir dessa seleção, buscou-se, então, avaliar como as anáforas associativas selecionadas recobram juízos de valor estabelecidos pelo autor e guiam a interpretação do texto. Dão suporte a essa análise autores que se dedicam ao estudo da referenciação, dentre os quais se destacam Koch (2005a, 2005b, 2008a, 2008b), Koch e Elias (2006), Cavalcante (2005a, 2005b), Cavalcante, Rodrigues e Ciulla (2003), Marcuschi (2005, 2007a), Mondada e Dubois (2003) e Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995). Também se recorreu a obras que tratam da questão do gênero (BAKHTIN, 1992; MARCUSCHI, 2005, 2007b; DIONÍSIO, MACHADO e BEZERRA, 2007), do conto literário (JOLLES, 1976; BORDINI e AGUIAR, 1993), e, especificamente, do conto lusitano (MOISÉS, 1974, 1994).por
dc.description.abstractThis research emerges from the necessity to rethink the teaching of Portuguese language in schools. More specifically, it is discussed the importance of taking the linguistic analysis as a standard practice in Portuguese teaching Among the various linguistic aspects to be approached in the classroom, this study considers the factors that contribute to the writing of the text, focusing on the reference process. The proposed research turns therefore to the bond that is established in the texts and the possibility of creating and recreating the facts and to (re) construct meaning through the reference process, which explains how the producer of the text shows the surrounding world, filtered by symbolic (cf. KOCH, ELIAS, 2006). Because of the nature of this work, it was necessary to narrow even more the object of study. Thus, among the elements that enable the (re) construction of discursive (MONDADA, DUBOIS, 2003), we decided to investigate the anaphors, especially the associative anaphor, focusing on the relations of meronymy, metonymy as well as the synonyms. It starts from the assumption that the linguistic approach can contribute to the formation of readers and writer of authentic texts in the classroom, since it occupies an important function in the text and it is responsible to print out the directions to reveal intentions, values and positions that the writer of the text wants to express. To see how this linguistic strategy contributes to the meaning (s) was selected as a corpus of analysis the short story O defunto, by Eça de Queiros. It was considered this genre because it is worked repeatedly in reading classes and represents the language in daily uses. Besides showing socially constructed situations, the short story offers to students the opportunity to experience different cultures and expand the boundaries of their world and encyclopedic knowledge. From this selection, we attempted to assess how the selected associative anaphor show judgments established by the author and guide the interpretation of the text. Supporting this analysis the authors involved in the study of the reference among them Koch (2005a, 2005b, 2008a, 2008b), Koch and Elias (2006), Cavalcante (2005a, 2005b), Cavalcante, Rodrigues and Ciulla ( 2003), Marcuschi (2005, 2007a), Mondada and Dubois (2003) and Apothéloz-Béguelin and Reichler (1995). Also utilized the works dealing with the question of genre (Bakhtin, 1992; MARCUSCHI, 2005, 2007b; DIONÍSIO, AX and Bezerra, 2007), the short story (JOLLA, 1976; BORDINI and AGUIAR, 1993), and specifically tale Lusitanian (MOSES, 1974, 1994).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 marly_biezus.pdf: 767050 bytes, checksum: 1c568ec81fd20e745107a161a5064ca1 (MD5) Previous issue date: 2010-03-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstratégia Discursivapor
dc.subjectFormação de Leitorespor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectAnáforas Associativaspor
dc.subjectConto O defuntopor
dc.subjectdiscursive strategieseng
dc.subjectreaders formationeng
dc.subjectreferenceeng
dc.subjectassociative anaphorseng
dc.subjectO defunto short storyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleProcessos de retomada em conto de Eça de Queirós: um olhar voltado para o ensino.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
marly_biezus.pdf749.07 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.