Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorManchope, Elenita Conegero Pastor-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1378975153597545por
dc.contributor.advisor1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5836718163084486por
dc.contributor.referee2Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605por
dc.contributor.referee3Molin, Beatriz Helena Dal-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee4Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee5Silva, Marisa Corrêa-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9920083943675526por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:07Z-
dc.date.available2017-04-08-
dc.date.issued2016-08-18-
dc.identifier.citationMANCHOPE, Elenita Conegero Pastor. Memory and image in scripture of Julia de Almeida Lopes: scenarios and recurrence. 2016. 214 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2458-
dc.description.resumoA pesquisa ora apresentada focalizou-se em reflexões e análises acerca da imagem da mulher nas obras de Julia Lopes de Almeida. Buscou-se rememorar a imagem da mulher do século XIX, na transição para o século XX, nas obras Livro das noivas (1896), Livro das donas e donzelas (1906) e A intrusa (1908), de Julia Lopes de Almeida, a fim de compreender a relação do presente com a memória e com o passado, entendendo que um novo olhar pode imprimir novos traços para essa história. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que se ancorou nos autores que tratam da imagem, literatura, história, memória e da ficção, tais como Benjamin (1989; 1994), Yates (2007), Ginzburg (1999; 2001), Assmann (2011), Guattari e Rolnik (1986), Needell (1993), Thompson (1998), Gagnebin (2005), Le Goff (1996), White (2001), Burke (1992), além de Halbwachs (1990) e Stallybrass (2008). A pesquisa contou também com o acesso ao acervo pessoal da autora. Como resultado de investigação, podemos afirmar que as narrativas de Julia Lopes forneceram elementos para captarmos as diversas imagens de mulher, presentes na vida social do século XIX na passagem para o século XX: a mulher dona de casa, a mulher burguesa, a mulher profissional, a mulher mãe e esposa dedicada, a mulher no convento. Foi possível perceber que não há uma única imagem de mulher, porém, todas as mulheres, de alguma forma, são livres para desempenhar cada qual o seu papel e, ao mesmo tempo, presas em convenções sociais. Trata-se de uma mulher apresentada pela autora a partir de suas experiências e vivências, na interação de suas subjetividades com as singularidades, também como uma representação social do período.por
dc.description.abstractThe research presented here focuses on reflections and analyses about woman‟s image according to the literary works of Julia Lopes de Almeida. It aimed at recalling woman‟s image from the nineteenth century in transition to the twentieth one, based on the following works: the brides‟ book (1896), Ladies and maidens‟ book (1906) and The intruder (1908). They were written by Julia Lopes de Almeida to understand the present‟s relationship with memory and past, consequently perceive that a new look can print new features to this story. This is a bibliographic research that is supported by authors who treat image, literature, history, memory and fiction, such as Benjamin (1989; 1994), Yates (2007), Ginzburg (1999, 2001), Assmann (2011), Guattari and Rolnik (1986), Needell (1993), Thompson (1998) Gagnebin (2005), Le Goff (1996), White (2001), Burke (1992), Halbwachs (1990) and Stallybrass (2008). This research also had access to the author's personal collection. As an investigation result, we can assure that Julia Lopes narratives provided elements to capture the different images of a woman, which are present on social life regarding the transition from the nineteenth to the twentieth century: a housewife, a bourgeois woman, a professional woman, a mother and devoted wife, as well as the woman in the convent. It was observed that there is not a single image of woman, but all women, somehow, are free to play her own role although, at the same time, they are trapped in social conventions. It concerns about a woman that has been idealized by the author from her experiences, in interaction of her subjectivities with singularities, and also asa social impersonation of the periodeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELENI_TA.pdf: 6379839 bytes, checksum: ffb41203b6dc361310a2403cf7d37b74 (MD5) Previous issue date: 2016-08-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJulia Lopes de Almeidapor
dc.subjectliteraturapor
dc.subjectmemóriapor
dc.subjectimagempor
dc.subjectmulherpor
dc.subjectJulia Lopes de Almeida, literature, memory, image, womaneng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleMemória e imagem na escritura de Julia Lopes de Almeida: cenários e retornospor
dc.title.alternativeMemory and image in scripture of Julia de Almeida Lopes: scenarios and recurrenceeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
ELENI_TA.pdf6.23 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.