Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2410
Tipo do documento: Dissertação
Title: Leitura e ciberespaço: uma nova arquitetura de escrita e de sentidos
Other Titles: Reading and cyberspace: a new architecture of writing and senses
Autor: Baiocchi, Dileuza Niebielski 
Primeiro orientador: Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
Primeiro membro da banca: Silva, Silmara Cristina Dela da
Segundo membro da banca: Cattelan, João Carlos
Terceiro membro da banca: Coito, Roselene de Fatima
Quarto membro da banca: Alves, Gustavo Biasoli
Resumo: Resumo: A presente pesquisa se insere na área de Linguagem e Tecnologia, tendo como foco central as novas modalidades de práticas sociais de leitura e escrita. Busca investigar as possibilidades de leitura e escrita que emergem com as TICs, os novos suportes de comunicação e os ambientes virtuais de aprendizagem capazes de redimensionar as práticas de linguagem na cibercultura e o ensino de produção de texto na escola. E também pesquisar em que sentido os blogs criados nas escolas com a finalidade de despertar o gosto pela leitura, estão atendendo aos objetivos de formar leitores críticos, assíduos e participativos. O estudo parte do pressuposto que é desejável promover na escola as experiências de linguagem mediadas pelas mídias digitais que os alunos já vivenciam em seus cotidianos. O corpus da pesquisa ancora-se na pesquisa bibliográfica bem como no ciberespaço com análise interpretativista do discurso a partir da teoria do discurso de Ducrot. A dissertação relata analise realizada a partir de atividades propostas em blogs pedagógicos em escolas da rede pública de ensino, nas quais as TICs estão presentes. A pesquisa foi motivada a fim de constatar como as mídias digitais estavam sendo adequadamente exploradas nas práticas de leitura e escrita no ciberespaço e a pertinência em rever a natureza da linguagem, considerando as transformações que a tecnologia promove. O componente teórico da pesquisa discute inicialmente a importância das tecnologias de comunicação digital, breve análise da sociedade em rede, ou sociedade da informação, a emergência da era do conhecimento, do excesso de informação e a contextualização do ciberespaço e da cibercultura. Em seguida, apresenta-se uma discussão geral sobre o gênero blog, ambiente explorado na análise proposta no estudo a partir dos postulados de Ducrot. Os resultados apontam que é pertinente utilizar o blog como uma ferramenta pedagógica, e que o uso desse recurso é motivador para os alunos e pode gerar produções complexas e criativas.
Abstract: Abstract: The present research is inserted in the area of Language and Technology, and, as its central focus is the new kinds of social practices of reading and writing, making of blogs. It seeks to investigate the possibilities of reading and writing that emerge with TCIs, new communication media and virtual learning environments that are able to resize language practices in cyberculture and teaching in the school production of text. In that sense also search the blogs created in schools in order to awaken the taste for reading are meeting goals to form critical, participatory and assiduous readers. The study presupposes that it is desirable to promote into the classroom the language experiences mediated by digital media students already experience in their daily. The research corpus is anchored in the literature as well as in cyberspace with interpretive analysis of discourse from the discourse theory of Ducrot. This essay reports the performed analysis from proposed activities in educational blogging in schools of public schools, in which TCIs are present. The research was motivated in order to determine how digital media were being adequately explored the practices of reading and writing in cyberspace and relevance to review the nature of language, considering the changes that technology promotes. The theoretical research component initially discusses the importance of digital communication technologies, brief analysis of the network society, or the information society, the emergence of the knowledge era, the excess of information and contextualization of cyberspace and cyberculture. Then, it presents a general discussion on gender blog, environment explored in the analysis proposed in the study from the postulates of Ducrot. The results show that it is relevant to use the blog as a teaching tool and that the use of this feature is motivating for students and can lead to complex and creative productions
Keywords: Leitura
Ciberespaço
Escrito
Reading
Cyberspace
Writing
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: BAIOCCHI, Dileuza Niebielski. Reading and cyberspace: a new architecture of writing and senses. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2410
Issue Date: 16-Sep-2014
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
dissertacao_dinbaiocchi.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.