Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Dhandara Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6015422207393688por
dc.contributor.advisor1Aissa, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1368537051915888por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:41Z-
dc.date.available2014-10-03-
dc.date.issued2013-02-27-
dc.identifier.citationLIMA, Dhandara Soares de. From depersonalization to impersonality in Ana Cristina Cesar s poetry. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2378-
dc.description.resumoO conceito de impessoalidade poética difundiu-se na literatura a partir do início do século XX. Sabendo que o significado e a intenção estética da poesia impessoal podem variar de acordo com a linha teórica que se adota, neste trabalho utilizamos os conceitos de Impessoalidade e de Despersonalização tais que teorizados e praticados por Thomas Stearns Eliot (1888-1968), autor reconhecido da literatura de língua inglesa, cujo trabalho encontrou repercussão imediata e influenciou sua xgeração e os artistas subsequentes, e por Fernando Pessoa (1888-1935), poeta de grande importância para a literatura de língua portuguesa, que, como já demonstrado por outras pesquisas, apresenta um projeto estético semelhante ao do autor de língua inglesa. Neste trabalho, elencamos os principais pontos em que as concepções de fazer poético e de distanciamento entre a personalidade pessoal do poeta e a voz enunciadora do poema dos autores citados são semelhantes. Através da pesquisa apresentada nesta dissertação, tentamos demonstrar que (1) a autora Ana Cristina Cesar partilhou das concepções estéticas de Eliot e de Pessoa, apresentando ideias similares às elencadas como fundamentais aos teóricos que escolhemos; e (2) a obra poética da poeta apresenta as características de despersonalização do eu-lírico que encontram-se em poemas de Pessoa e de Eliot, caracterizando-a como impessoais. Desta forma, nosso objetivo é não apenas prestigiar essa importante poeta da literatura brasileira, mas principalmente demonstrar como ela dá continuidade ao projeto estético de impessoalidade desenvolvidos e teorizados pelos autores citados e, de forma geral, de afastamento entre a personalidade do autor e o eu-líricopor
dc.description.abstractThe concept of poetic impersonality was widely spread in literature starting at the beginning of the twentieth century. Considering that meaning and aesthetical intention of the impersonal poetry can vary, according to theoretical guidance adopted, in this work we have used the concepts of Impersonality and Depersonalization as theorized and practiced by Thomas Stearns Eliot (1888-1968), recognized English language author, whose work met great and immediate repercussion and influenced his generation and subsequent artists and by Fernando Pessoa (1888-1935), poet of great importance to the Portuguese language literature, who, as shown by previous researches, presents aesthetical work similar to the English language author s. In this work, we have listed the main points in which these authors concepts of poetic making distancing between personality and poetic voice are similar. Through this research, we have attempted to demonstrate that (1) the author Ana Cristina Cesar shared the aesthetic concepts of Eliot s and Pessoa s, presenting similar ideas to the ones listed and fundamental to the authors we have chosen; and (2) Cesar s poetic work presents similar characteristics of poetic depersonalization found in Pessoa s and Eliot s work, characterizing it as impersonal. Thus, our object is not only to investigate this important poet of Brazilian literature, but mainly demonstrated how she continues the aesthetic project of impersonallity developed and theorized by the authors cited, and, in a general manner, distancing between the author s personality and the poetic voiceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dhandara Soares de Lima.pdf: 421945 bytes, checksum: 9943bbf35a8ce8f61f68187fdb39b518 (MD5) Previous issue date: 2013-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectImpessoalidadepor
dc.subjectDespersonalizaçãopor
dc.subjectT. S. Eliotpor
dc.subjectFernando Pessoapor
dc.subjectliteratura marginalpor
dc.subjectliteratura comparadapor
dc.subjectImpersonalityeng
dc.subjectDepersonalizationeng
dc.subjectT. S. Elioteng
dc.subjectFernando Pessoaeng
dc.subjectmarginal literatureeng
dc.subjectcomparative literatureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDa despersonalização à impessoalidade na poesia de Ana Cristina Cesarpor
dc.title.alternativeFrom depersonalization to impersonality in Ana Cristina Cesar s poetryeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dhandara Soares de Lima.pdf412.06 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.