Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2345
Tipo do documento: Dissertação
Title: A criança negra na literatura infantil brasileira contemporânea.
Autor: Dupont, Vera Regina Vargas 
Primeiro orientador: Lottermann, Clarice
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a criança negra é caracterizada em textos dirigidos a crianças, a partir de uma abordagem sociológica do texto literário e dos pressupostos da literatura comparada. Para tanto, foram selecionadas 24 narrativas infantis que apresentam personagens crianças negras, sendo possível constatar que essas obras revelam as transformações que ocorreram na sociedade brasileira no que diz respeito ao negro. Dividido em três capítulos, o trabalho busca apoio teórico nas obras de Antonio Candido, Rosangela Malachias e Florestan Fernandes, dentre outros. A análise foi organizada em quatro blocos, nos quais buscou-se observar os seguintes aspectos: as dificuldades de identificação da criança negra diante dos ditames culturais europeus acerca do modelo de beleza padrão; como a família enfrenta a questão da diferença e do preconceito, quando a personagem criança é submetida a discriminações de outros grupos sociais; como a escola pode veicular ações preconceituosas; e, obras que resgatam a memória da cultura africana, passando por mitos ou lendas de povos africanos e aspectos relacionados ao processo de valorização da história e da cultura africana. De maneira geral, é possível observar que a produção de obras cujas personagens são crianças negras se intensificou após a Constituição de 1988 e a Lei 10.639/2003. O discurso literário destinado ao público infantil, portanto, sofre mudanças diante das transformações da sociedade e mostra um novo contexto histórico-social em que as minorias passam a ter mais espaço. O discurso jurídico e político que embasa a Constituição de 1988 e a Lei 10.639/2003 permeia o discurso literário, de modo a instruir um comportamento de respeito ao negro o que revela que tal respeito ainda precisa ser instituído e impresso nas relações sociais, que ainda não há a igualdade de oportunidades para todas as raças, mas que há movimento para que isto se torne real.
Abstract: This study objective is to analyze how the black child is characterized in texts aimed at children, from a sociological approach of the literary text and the assumptions of comparative literature. For this purpose, 24 children's stories that feature characters black children were selected, and it is possible to see that these works reveal the transformations that occurred in Brazilian society with regard to black. Divided into three chapters, the assignment search of theoretical support in the works of Antonio Candido, Rosangela Malachias and Florestan Fernandes, among others. The analysis was organized into four blocks, in which has been sought to observe the following aspects: the difficulties in identifying the black child before the European cultural dictates about the standard model of beauty, how the family faces the question of difference and prejudice when child's character is subjected to discrimination of other social groups, such as the school can serve prejudiced actions, and deeds that rescue the memory of African culture, through myths or legends of African people and aspects related to the valuation of history and African culture process. In general, it is possible to observe that the production of works whose characters are black children was intensified after the 1988 Constitution and the Law 10.639/2003. The literary discourse aimed at children, therefore changes before tranformations in society and shows a new social-historical context in which minorities are replaced in central space. The legal and political discourse that miss over the 1988 Constitution and the Law 10.639/2003 permeates the literary discourse, in order to teach a behavior of respect to black - indicating that such connection has yet to be established and inspired in social relations, that still there are no equal opportunities for all races, but there is a movement to it becomes real.
Keywords: narrativa infantil
negro
preconceito
black
prejudice
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: DUPONT, Vera Regina Vargas. A criança negra na literatura infantil brasileira contemporânea.. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2345
Issue Date: 5-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
vera_regina_vargas_dupont.pdf986.65 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.