Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/1017
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uma sequência didática proposta para o ensino de funções na escola bilíngue para surdos |
Other Titles: | A didactic sequence proposed for mathematics functions teaching in a deaf students bilingual school |
Autor: | Zanoni, Graziely Grassi |
Primeiro orientador: | Bassoi, Tânia Stella |
Primeiro membro da banca: | Nogueira, Clélia Maria Ignatius |
Segundo membro da banca: | Klüber, Tiago Emanuel |
Terceiro membro da banca: | Zara, Reginaldo Aparecido |
Resumo: | A disciplina de matemática apresenta-se na escola de maneira formal, abstrata e dedutiva, dessa forma, para compreender os conceitos matemáticos é importante ensinarmos levando em consideração as características próprias que essa disciplina apresenta. Para os surdos isso se potencializa, pois ele utiliza duas representações linguísticas de comunicação. Além de compreender a linguagem matemática, há a necessidade de transitar da língua portuguesa para a língua de sinais e vice versa para a aprendizagem dos conceitos que lhes são ensinados. O objetivo deste estudo foi compreender o uso de sequências didáticas no processo de ensino de funções para alunos surdos. Foi uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação que, após o levantamento bibliográfico pertinente e entrevista com os sujeitos da pesquisa para escolha do conceito a ser trabalhado, foi elaborada e aplicada uma sequência didática em uma escola bilíngue para surdos do Oeste do Paraná, propondo situações de ensino em que os alunos surdos do Ensino Médio da escola regular comum, fossem desafiados a escrever a expressão matemática requerida. Para a coleta de dados utilizamos a filmagem, durante a aplicação das unidades que compunham a sequência didática, tanto para registrar a fala na língua de sinais entre a pesquisadora e os educandos, bem como as representações escritas por eles efetuadas. Como resultado, as discussões e interações em grupo trouxeram importantes contribuições para o ensino e a aprendizagem da escrita sobre o conceito de função. Na perspectiva do ensino, a pesquisadora se valeu de textos em língua portuguesa e figuras para elaborar as unidades que compunham a sequência didática função e notou ao longo da pesquisa a dificuldade em compreender o texto escrito para resolver a unidade e em relacionar os elementos textuais aos correlatos matemáticos propostos na unidade e que necessitaram de outras informações relacionadas às figuras para estabelecerem as relações pedidas. Do ponto de vista da aprendizagem, houve avanços com relação às primeiras formas de representação de modo aritmético para a expressão algébrica. Na representação, por meio de tabelas, da relação entre as variáveis propostas na unidade, mostraramse como colunas de números sem referências embora todos estivessem no Ensino Médio. Um dos educandos apresentou o significado operacional funcional pela expressão algébrica matemática, explicando as relações de dependência entre as variáveis. A pesquisa evidenciou que as sequências didáticas planejadas auxiliam no processo de ensino não apenas de alunos surdos, pois o diferencial entre estes e os alunos ouvintes requer uma representação a mais para o acesso ao conhecimento matemático, a língua de sinais, e vale ressaltar que a utilização de diferentes representações visuais é importante para o ensino de conceitos matemáticos aos surdos. |
Abstract: | The math subject is shown in a formal, abstract and deductive way at school , so, to understand the math concepts, it is important to teach considering the own characteristics of this subject. For the deaf people, it is reinforced, because they use two linguistic representations to communicate. Besides understanding the math language, there is the need to move from Portuguese language to the sign language and vice-versa for the learning of the math concepts that are being taught. The aim of this study was to understand the use of didactic sequences in the teaching process of functions for deaf students. It was a qualitative research, research-action type that, after appropriate bibliographic search and interview with the subjects of the research to choose the concept to be worked, a didactic sequence was elaborated and applied to deaf students in a bilingual school in west region of Paraná, proposing teaching situation in which high school deaf students from regular school, were challenged to write the required math expression. To collect the data, the process was filmed while the units that made the didactic sequences were applied, not only to register the speech using the sign language between the researcher and the students, but also to register the written representation done by the students. As a result, the group discussions and interactions brought about important contributions to teaching and learning process of written function concept. In the teaching view, the researcher used text in Portuguese language and pictures to build the unit that formed the didactic sequence and noticed, during the research process, the difficulty in understanding the written text to solve the unit and, also difficulty in matching the texts elements related to math proposed in the unit and, that they needed other information related to the pictures to establish the required relations. From the learning view, there were advances in relation to the first representations forms in arithmetic mode to the algebra expression. In the representation, using tables, from the relation between the proposed variable in the unit, they showed up like columns of numbers without reference, although everybody was in high school. One of the students showed the meaning of operational function through math algebraic expression, explaining the independent relation between the variables. The research showed that the didactic sequence planned assist the teaching process not only for deaf students, since the differential between them and the listener ones require an extra representation to the math knowledge access, the sign language and it is essential to mention that the use of different visual representation is important for the teaching of math concepts to deaf students |
Keywords: | matemática - estudo e ensino sequências didáticas funções surdos - educação professores - formação pesquisa qualitativa didactic sequence functions deaf people mathematics teaching |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO:TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO:EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Parana |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | ZANONI, Graziely Grassi. Uma sequência didática proposta para o ensino de funções na escola bilíngue para surdos. 2016. 263 f. Dissertação (Mestrado em Ciências, Linguagens, Tecnologias e Cultura) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1017 |
Issue Date: | 26-Feb-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Graziely_Zanoni_2016.pdf | 8.92 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.