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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8137
Tipo do documento: Tese
Title: Desenvolvimento Neuropsicomotor de bebês nascidos de mães contaminadas e não contaminadas pelo vírus SARS-CoV-2 no período gestacional
Other Titles: Neuropsychomotor Development of Infants Born to Mothers Infected and Non Infected with SARS-C
Autor: Santos, Alessandra Madalena Garcia 
Primeiro orientador: Viera, Cláudia Silveira
Primeiro coorientador: Bertolini, Gladson Ricardo Flor
Segundo coorientador: Hermosa, Alicia Botello
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Rosa Maria
Segundo membro da banca: Zilly, Adriana
Terceiro membro da banca: Mélo, Tainá Ribas
Quarto membro da banca: Almeida, Carla Skilhan de
Resumo: Introdução: Um novo tipo de vírus, denominado SARS-CoV-2, deu início à doença do novo coronavírus 2019 (Covid-19), decretada pela Organização Mundial da Saúde como pandemia em 2020. Outras infecções virais com risco materno-fetal já foram relatadas, como o Zika Vírus, que elevou os casos de microcefalia em bebês nascidos de mães contaminadas no período gestacional, indicando a necessidade de monitorar os bebês nascidos de mães contaminadas pelo SARS-CoV-2 durante a gestação, visto a incerteza a respeito da maneira que este grupo poderia ser influenciado pela contaminação. Questiona-se, então, se bebês expostos ao SARS-CoV-2 no período gestacional apresentarão alterações no desenvolvimento neuropsicomotor nos primeiros anos de vida? Objetivo: avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês nascidos de mães contaminadas por SARS-CoV-2 no período gestacional em comparação com aqueles nascidos de mães não contaminadas no mesmo período, entre 18 e 24 meses de vida. Métodos: Trata-se de estudo quantitativo, epidemiológico, observacional e analítico, de desenho transversal, realizado no município de Cascavel-PR. A amostra foi dividida em dois grupos: Grupo 01, composto por 19 crianças nascidas de mães que foram contaminadas pelo SARS-CoV-2 na gestação (GCP); Grupo 02, composto por 31 crianças nascidas de mães que não foram contaminadas pelo SARS-CoV-2 (GCN). A partir da listagem dessa população nos sistemas de informação do município de Cascavel-PR, de março de 2020 a dezembro de 2021, fez-se a randomização dos participantes e o agendamento da avaliação. Coletaram-se os dados de outubro de 2022 a setembro de 2023, que consistiram em entrevista com a mãe/responsável da criança (caracterização, dados sociodemográficos e estado de saúde), a partir de instrumento próprio validado para tal fim e avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor pela escala Bayley-III e Ages and Stages Questionnaire – 3 rd edition (ASQ-3 Brasil). Analisaram-se os dados nos programas Statistical Package for the Social Sciences e JASP. Testes estatísticos foram conduzidos conforme a distribuição dos dados (Teste Exato de Fischer, Teste de Qui-Quadrado com correção de Yates, Teste t de student). Resultados: O instrumento de caracterização da amostra foi validado com índice de validade de conteúdo de 0,85, evidenciando equivalência do conteúdo. Ao se comparar as escalas Bayley-III e ASQ-3 para a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor infantil, observou-se associações moderadas (r= 0,535, p< 0,001), entre as áreas de “comunicação”. Porém, os achados não são suficientes para apontar equivalência entre as escalas. O desenvolvimento neuropsicomotor entre o GCN e o GCP não evidenciou diferenças significativas em ambas as escalas (Bayley-III: p= 0,39; ASQ-3: p= 0,21 a 0,85 entre os domínios). Conclusões: crianças nascidas de mães positivas para SARS-CoV 2, no período gestacional, não demonstraram alterações no desenvolvimento neuropsicomotor entre 18 e 24 meses, quando comparadas àquelas nascidas de mães negativas para a Covid-19.
Abstract: Introduction: A novel type of virus, named SARS-CoV-2, triggered the 2019 coronavirus disease (COVID-19), which was declared a pandemic by the World Health Organization in 2020. Other viral infections with maternal-fetal risks have previously been reported, such as the Zika virus, which led to an increase in cases of microcephaly in infants born to mothers infected during pregnancy. This highlights the importance of monitoring infants born to mothers infected with SARS-CoV-2 during pregnancy, as the long-term impacts on this group remain uncertain. This raises the question: do infants exposed to SARS-CoV-2 in utero exhibit alterations in neuropsychomotor development during the first years of life? Objective: To evaluate the neuropsychomotor development of infants born to mothers infected with SARS CoV-2 during pregnancy, compared to those born to uninfected mothers during the same period, between 18 and 24 months of age. Methods: This is a quantitative, epidemiological, analytical observational study with a cross-sectional design, conducted in the municipality of Cascavel, Paraná, Brazil. The sample was divided into two groups: Group 01, composed of 19 children born to mothers infected with SARS CoV-2 during pregnancy (Exposed Group - EG); and Group 02, composed of 31 children born to mothers who were not infected with SARS-CoV-2 (Non-Exposed Group - NEG). Participants were randomly selected from municipal health information systems covering the period from March 2020 to December 2021, and assessment appointments were scheduled accordingly. Data collection took place from October 2022 to September 2023 and involved a structured interview with the mother or legal guardian (including demographic, social, and health-related information), using a validated instrument. Neuropsychomotor development was assessed using the Bayley Scales of Infant and Toddler Development – Third Edition (Bayley-III) and the Ages and Stages Questionnaire – Third Edition (ASQ-3, Brazilian version). Data analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and JASP software. Statistical tests were selected according to data distribution and included Fisher’s Exact Test, Chi-Square Test with Yates’ correction, and Student’s T-test. Results: The characterization instrument used for the sample demonstrated a content validity index of 0.85, indicating strong content equivalence. When comparing the Bayley-III and ASQ-3 scales for assessing infant neuropsychomotor development, moderate correlations were observed between the "communication" domains (r = 0.535, p < 0.001). However, these findings were not sufficient to confirm equivalence between the two instruments. Neuropsychomotor development outcomes showed no statistically significant differences between the NEG and EG groups across both assessment tools (Bayley-III: p = 0.39; ASQ-3: p = 0.21 to 0.85 across domains). Conclusions: Infants born to mothers who tested positive for SARS-CoV-2 during pregnancy did not demonstrate significant neuropsychomotor developmental alterations between 18 and 24 months of age when compared to those born to SARS CoV-2 negative mothers.
Keywords: SARS-CoV-2
Desenvolvimento infantil
Efeitos tardios da exposição pré-natal
Complicações infecciosas na gravidez
SARS-CoV-2
Child development
Prenatal Exposure Delayed Effects
Pregnancy Complications Infectious
CNPq areas: BIOLOGIA, PROCESSO SAÚDE DOENÇA E POLÍTICAS DE SAÚDE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
Campun: Cascavel
Citation: Santos, Alessandra Madalena Garcia. Desenvolvimento Neuropsicomotor de bebês nascidos de mães contaminadas e não contaminadas pelo vírus SARS-CoV-2 no período gestacional. 2025. 81 f. Tese( Doutorado em Biociências e Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8137
Issue Date: 9-Jul-2025
Appears in Collections:Doutorado em Biociências e Saúde (CVL)

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