Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7999
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Lucas Eduardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495788774110093por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ângela Meirelles de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4712632118269657por
dc.contributor.referee1Oliveira, Angela Meirelles de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4712632118269657por
dc.contributor.referee2Silva, Carla Luciana Souza da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2157223899184311por
dc.contributor.referee3Martins, Maria Antonia Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8864128398468632por
dc.date.accessioned2025-08-06T12:50:57Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationFERREIRA, Lucas Eduardo. O Eurovision de 1969 e a disseminação da ideia de uma “España diferente”. 2025. 146f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7999-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a edição de 1969 do festival Eurovision Song Contest como um mecanismo propagandista da Espanha Franquista. Serão utilizadas como fonte as gravações do festival, bem como as propagandas e matérias em jornais para buscar a repercussão das narrativas e dos discursos produzidos pelo estado franquista que estiveram vinculados na produção e organização do festival. O festival Eurovision da canção é um evento de música fundado no ano de 1956 que possui até o momento 67 edições. Uma das principais características desse festival é a presença das televisões estatais através da EBU, rede de radiodifusão europeia, órgão que idealizou esse evento, logo, a organização e a produção desse festival estavam conectadas aos aparatos estatais de cada país que lhe sediava. Sendo assim, com a Espanha não seria diferente, estando a cargo da secretaria de informação e turismo, legislar e coordenar esse evento de caráter internacional. O foco principal é compreender como o festival estava conectado à política cultural franquista que escolheu como lema “La España Diferente”, mesmo slogan amplamente utilizado nas campanhas de turismo, também organizadas pela mesma secretaria que estava à frente do Eurovision.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the 1969 edition of the Eurovision Song Contest as a propaganda tool of Francoist Spain. The sources used include recordings of the festival, as well as advertisements and newspaper articles, in order to analyze the repercussion of the narratives and discourses produced by the Francoist state that were linked to the festival’s organization and production. The Eurovision Song Contest is a music event founded in 1956, which has held 67 editions to date. One of its main features is the participation of state-owned broadcasters through the EBU, the European Broadcasting Union, the body that created the event. Therefore, the organization and production of the festival have always been closely connected to the state apparatuses of the host countries. Spain was no exception, as the responsibility for legislating and coordinating this international event fell to the Ministry of Information and Tourism. The central focus of this research is to understand how the festival was aligned with Francoist cultural policy, which adopted the slogan “La España Diferente” (“A Different Spain”), a phrase also widely used in tourism campaigns run by the same ministry responsible for Eurovision.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2025-08-06T12:50:57Z No. of bitstreams: 1 Lucas_Ferreira_2025.pdf: 4327540 bytes, checksum: 406fb9e5a38f1d1413f52e902babee4a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-06T12:50:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucas_Ferreira_2025.pdf: 4327540 bytes, checksum: 406fb9e5a38f1d1413f52e902babee4a (MD5) Previous issue date: 2025-04-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFranquismopor
dc.subjectEspanhapor
dc.subjectEurovisionpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectEuropapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleO Eurovision de 1969 e a disseminação da ideia de uma “España diferente”por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas_Ferreira_2025.pdf4.23 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.