Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7999
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Lucas Eduardo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5495788774110093 | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Ângela Meirelles de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4712632118269657 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Angela Meirelles de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4712632118269657 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Carla Luciana Souza da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2157223899184311 | por |
dc.contributor.referee3 | Martins, Maria Antonia Dias | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8864128398468632 | por |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T12:50:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Lucas Eduardo. O Eurovision de 1969 e a disseminação da ideia de uma “España diferente”. 2025. 146f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7999 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar a edição de 1969 do festival Eurovision Song Contest como um mecanismo propagandista da Espanha Franquista. Serão utilizadas como fonte as gravações do festival, bem como as propagandas e matérias em jornais para buscar a repercussão das narrativas e dos discursos produzidos pelo estado franquista que estiveram vinculados na produção e organização do festival. O festival Eurovision da canção é um evento de música fundado no ano de 1956 que possui até o momento 67 edições. Uma das principais características desse festival é a presença das televisões estatais através da EBU, rede de radiodifusão europeia, órgão que idealizou esse evento, logo, a organização e a produção desse festival estavam conectadas aos aparatos estatais de cada país que lhe sediava. Sendo assim, com a Espanha não seria diferente, estando a cargo da secretaria de informação e turismo, legislar e coordenar esse evento de caráter internacional. O foco principal é compreender como o festival estava conectado à política cultural franquista que escolheu como lema “La España Diferente”, mesmo slogan amplamente utilizado nas campanhas de turismo, também organizadas pela mesma secretaria que estava à frente do Eurovision. | por |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the 1969 edition of the Eurovision Song Contest as a propaganda tool of Francoist Spain. The sources used include recordings of the festival, as well as advertisements and newspaper articles, in order to analyze the repercussion of the narratives and discourses produced by the Francoist state that were linked to the festival’s organization and production. The Eurovision Song Contest is a music event founded in 1956, which has held 67 editions to date. One of its main features is the participation of state-owned broadcasters through the EBU, the European Broadcasting Union, the body that created the event. Therefore, the organization and production of the festival have always been closely connected to the state apparatuses of the host countries. Spain was no exception, as the responsibility for legislating and coordinating this international event fell to the Ministry of Information and Tourism. The central focus of this research is to understand how the festival was aligned with Francoist cultural policy, which adopted the slogan “La España Diferente” (“A Different Spain”), a phrase also widely used in tourism campaigns run by the same ministry responsible for Eurovision. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2025-08-06T12:50:57Z No. of bitstreams: 1 Lucas_Ferreira_2025.pdf: 4327540 bytes, checksum: 406fb9e5a38f1d1413f52e902babee4a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-06T12:50:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucas_Ferreira_2025.pdf: 4327540 bytes, checksum: 406fb9e5a38f1d1413f52e902babee4a (MD5) Previous issue date: 2025-04-28 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Franquismo | por |
dc.subject | Espanha | por |
dc.subject | Eurovision | por |
dc.subject | Turismo | por |
dc.subject | Europa | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA | por |
dc.title | O Eurovision de 1969 e a disseminação da ideia de uma “España diferente” | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Marechal Cândido Rondon | por |
Appears in Collections: | Mestrado em História (MCR) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lucas_Ferreira_2025.pdf | 4.23 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.