Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7956
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Reflexo dos pilares institucionais nas práticas esg: um estudo de caso na universidade federal da integração Latino- Americana |
Other Titles: | Reflection of institutional pillars on esg practices: a case study at the universidade federal da integração Latino-Americana |
Autor: | Martins, Jessica Damian Luiz ![]() |
Primeiro orientador: | Bertolini, Geysler Rogis Flor |
Primeiro coorientador: | Zanchet, Aládio |
Primeiro membro da banca: | Vesco, Delci grapégia Dal |
Segundo membro da banca: | Marchi, Jamur Johnas |
Resumo: | A presente pesquisa consiste em compreender como as práticas ESG ocorrem no ambiente de uma Universidade Federal sob a lente da Teoria Institucional, considerando os Pilares Institucionais de Scott (1995, 2001) como referencial analítico. Metodologicamente, é realizado um estudo de caso, pois possibilita uma análise aprofundada, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, baseada na análise de conteúdo do Relato Integrado de Gestão da UNILA de 2023, bem como em entrevistas com servidores da instituição. A justificativa da pesquisa reside na necessidade de compreender de que forma uma universidade federal internaliza e implementa práticas ESG, considerando suas particularidades enquanto instituição pública. A análise do Relato Integrado destacou a inclusão social, a transparência e a diversidade. A dimensão social foi a mais representativa, evidenciada por políticas afirmativas e assistência estudantil. Na governança, a transparência se destacou por meio do Programa de Integridade e auditorias internas. Já na dimensão ambiental, desafios foram observados na ampliação de iniciativas sustentáveis, com ações como gestão de resíduos e eficiência energética. As entrevistas indicaram a predominância do Pilar Regulatório, seguido pelo Pilar Normativo e por último o Pilar Cultural-Cognitivo. As práticas ESG são fortemente influenciadas por regulamentações externas e exigências normativas. O Pilar Normativo se manifestou no alinhamento a padrões nacionais e internacionais, como os ODS. O Pilar Cultural-Cognitivo, embora menos incidente, refletiu o compromisso institucional com inclusão e diversidade. A pesquisa demonstrou que as práticas ESG na UNILA vão além de meras respostas a exigências externas, refletindo dinâmicas institucionais internas que moldam sua adoção e consolidação. Os achados ampliam o conhecimento sobre como fatores institucionais influenciam a sustentabilidade organizacional, destacando o papel dos Pilares Institucionais na conformação das práticas de governança, responsabilidade social e sustentabilidade. Um dos avanços mais significativos foi a identificação do Pilar Regulatório como principal impulsionador das práticas ESG na universidade. A consolidação dessas práticas exige maior equilíbrio entre pressões regulatórias, normas institucionais e mudanças culturais, promovendo uma internalização mais integrada dos princípios ESG no ensino superior público. Os resultados contribuem para o avanço da literatura sobre ESG no setor público, oferecendo subsídios para a formulação de políticas institucionais mais eficazes e sustentáveis nas universidades federais brasileiras. |
Abstract: | This research aims to understand how ESG practices occur within the environment of a Federal University, using Institutional Theory and Scott’s (1995, 2001) Institutional Pillars as the analytical framework. Methodologically, it is a case study, which enables in-depth analysis, and is characterized as a qualitative and exploratory research, based on content analysis of UNILA’s 2023 Integrated Management Report, as well as interviews with university staff. The study is justified by the need to understand how a federal university internalizes and implements ESG practices, considering its specificities as a public institution. The analysis of the Integrated Report highlighted social inclusion, transparency, and diversity. The social dimension was the most prominent, evidenced by affirmative policies and student assistance programs. In the governance dimension, transparency stood out through the Integrity Program and internal audits. In the environmental dimension, challenges were observed in expanding sustainable initiatives, with actions such as waste management and energy efficiency. The interviews indicated the predominance of the Regulatory Pillar, followed by the Normative Pillar and, lastly, the Cultural-Cognitive Pillar. ESG practices are strongly influenced by external regulations and normative requirements. The Normative Pillar was expressed in the alignment with national and international standards, such as the SDGs. The Cultural-Cognitive Pillar, although less prevalent, reflected the institution’s commitment to inclusion and diversity. The research showed that ESG practices at UNILA go beyond merely responding to external demands, reflecting internal institutional dynamics that shape their adoption and consolidation. The findings expand understanding of how institutional factors influence organizational sustainability, highlighting the role of Institutional Pillars in shaping governance, social responsibility, and sustainability practices. One of the most significant insights was the identification of the Regulatory Pillar as the main driver of ESG practices at the university. The consolidation of these practices requires greater balance between regulatory pressures, institutional norms, and cultural change, fostering more integrated internalization of ESG principles in public higher education. The results contribute to advancing the literature on ESG in the public sector, offering support for the development of more effective and sustainable institutional policies in Brazilian federal universities. |
Keywords: | ESG Pilares Institucionais Universidades Federais Sustentabilidade Governança ESG Institutional Pillars Federal Universities Sustainability Governance |
CNPq areas: | CONTROLADORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Contabilidade |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Martins, Jessica Damian Luiz. Reflexo dos pilares institucionais nas práticas esg: um estudo de caso na universidade federal da integração Latino- Americana. 2025. 151 f. Dissertação( Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7956 |
Issue Date: | 7-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Contabilidade (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jéssica Damian Luiz Martins.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.86 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.