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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7909
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Nietzsche e Guyau: egoísmo e altruísmo, uma interpretação de Alfred Fouillée |
Other Titles: | Nietzsche and Guyau: egoism and altruism, an interpretatio by Alfred Fouillée |
Autor: | Castilho, Kelly de Fátima ![]() |
Primeiro orientador: | Frezzatti Junior, Wilson Antonio |
Primeiro membro da banca: | Melo Neto, João Evandelista Tude de |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Alexander |
Terceiro membro da banca: | Benvenho, Celia Machado |
Quarto membro da banca: | Kahimeyer-Mertens, Roberto Saraiva |
Resumo: | Esta tese examina a interpretação de Alfred Fouillée acerca do autoproclamado imoralismo de Friedrich Nietzsche. Em sua obra Nietzsche e o Imoralismo, Fouillée alerta para os perigos e as extravagâncias presentes nas doutrinas do filósofo alemão, propondo-se a combater seus avanços, sobretudo em solo francês. A fim de indicar uma alternativa ao pensamento nietzschiano, Fouillée apresenta as ideias de seu jovem enteado — também filósofo e poeta — Jean-Marie Guyau, que teria desenvolvido noções bastante originais e sérias no campo da moral. É nesse contexto que Fouillée estabelece uma oposição entre Nietzsche e Guyau, conclamando os leitores a tomarem partido. De um lado, situam-se as concepções de Guyau, que sustentam a espontaneidade do altruísmo e de sentimentos como a generosidade e a simpatia; de outro, figura Nietzsche, representando o egoísmo e à agressividade. O imoralismo nietzschiano, autoproclamado, configura-se, sob a ótica de Fouillée, como mera inversão dos valores cristãos, consubstanciando uma apologia de valores opostos àqueles pregados pelo cristianismo. Assim, Nietzsche seria, segundo Fouillée, um “dogmático anticristão”, defensor de valores como egoísmo, agressividade, volúpia e antipiedade. A análise da interpretação de Fouillée permite-nos constatar que o intuito do intérprete não era compreender ou dialogar com o pensamento de Nietzsche, mas julgá-lo e combatê-lo. Interpretações dessa natureza, a nosso ver, fundam preconceitos e desconsideram os esforços nietzschianos para superar as dicotomias valorativas e para pensar a moral sob novas perspectivas. Ainda que a obra de Fouillée sobre Nietzsche tenha sido publicada há mais de um século, observa-se, até hoje, a persistência de leituras que reduzem a complexidade e a exuberância do pensamento nietzschiano à imagem de um filósofo demente, ególatra, agressivo e militarista. Nossa pesquisa demonstra que a leitura de Fouillée não constitui um caso isolado na França. Por esse motivo, no primeiro capítulo, exploramos aspectos gerais do contexto de recepção da obra de Nietzsche em solo francês, apresentando, também, as principais críticas de Fouillée às doutrinas nietzschianas e a já mencionada oposição entre Nietzsche e Guyau. No segundo capítulo, abordamos as noções de egoísmo e altruísmo no pensamento de Nietzsche, bem como as críticas por ele dirigidas aos utilitaristas — como Jeremy Bentham, John Stuart Mill e Herbert Spencer —, os quais, segundo o filósofo, não teriam sido capazes de questionar “o valor dos valores” e, por conseguinte, de enfrentar o verdadeiro problema da moral. O terceiro capítulo consiste em uma análise das ideias morais de Jean-Marie Guyau, especialmente daquelas relacionadas ao egoísmo e ao altruísmo. A fim de nos distanciarmos da leitura de Fouillée e do papel que ele atribui ao jovem filósofo como antípoda de Nietzsche, tomamos como base as obras do próprio Guyau, assim como as anotações deixadas por Nietzsche sobre seus escritos. Por fim, no quarto capítulo, tratamos do imoralismo nietzschiano e de sua vinculação com a tarefa de transvaloração de todos os valores. Neste mesmo capítulo, debruçamo-nos sobre a análise da interpretação de Fouillée, com o objetivo de verificar se ela faz jus, ou não, aos propósitos efetivos do pensamento nietzschiano. |
Abstract: | This thesis examines Alfred Fouillée's interpretation of Friedrich Nietzsche's self-proclaimed immorality. In his work Nietzsche and Immoralism, Fouillée warns of the dangers and extravagances present in the doctrines of the German philosopher, proposing to combat his advances, especially on French soil. To indicate an alternative to Nietzschean thought, Fouillée presents the ideas of his young stepson — also a philosopher and poet — Jean-Marie Guyau, who developed quite original and serious notions in the field of morals. It is in this context that Fouillée establishes an opposition between Nietzsche and Guyau, calling on readers to take sides. On the one hand, there are Guyau's conceptions, which sustain the spontaneity of altruism and feelings such as generosity and sympathy; on the other, there is Nietzsche, representing selfishness and aggressiveness. Nietzsche's self-proclaimed immoralism is configured, from Fouillée's point of view, as a mere inversion of Christian values, substantiating an apology of values opposed to those preached by Christianity. Thus, Nietzsche would be, according to Fouillée, an "anti-Christian dogmatist", defender of values such as selfishness, aggressiveness, voluptuousness and anti-piety. The analysis of Fouillée's interpretation allows us to see that the interpreter's intention was not to understand or dialogue with Nietzsche's thought, but to judge and combat it. Interpretations of this nature, in our view, disregard Nietzsche's efforts to overcome evaluative dichotomies and to think about morality from new perspectives. Although Fouillée's work on Nietzsche was published more than a century ago, one can observe, to this day, the persistence of readings that reduce the complexity and exuberance of Nietzsche's thought to the image of a demented, egotistical, aggressive and militaristic philosopher. Our research demonstrates that reading Fouillée is not an isolated case in France. For this reason, in the first chapter, we explore general aspects of the context of reception of Nietzsche's work on French soil, also presenting Fouillée's main criticisms of Nietzsche's doctrines and the opposition between Nietzsche and Guyau. In the second chapter, we address the notions of selfishness and altruism in Nietzsche's thought, as well as the criticisms he directed at utilitarians — such as Jeremy Bentham, John Stuart Mill and Herbert Spencer — who, according to the philosopher, would not have been able to question "the value of values" and, consequently, to face the real problem of morality. The third chapter consists of an analysis of Jean-Marie Guyau's moral ideas, especially those related to selfishness and altruism. To distance ourselves from the reading of Fouillée and the role he attributes to the young philosopher as the antipode of Nietzsche, we take as a basis the works of Guyau himself, as well as the notes left by Nietzsche about his writings. Finally, in the fourth chapter, we deal with Nietzschean immoralism and its connection with the task of transvaluing all values. In this same chapter, we focus on the analysis of Fouillée's interpretation, with the aim of verifying whether it does justice to the effective purposes of Nietzsche's thought. |
Keywords: | Nietzsche Guyau Imoralismo Egoísmo Altruísmo Immoralism Selfishness Altruism |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Sociais |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Campun: | Toledo |
Citation: | CASTILHO, Kelly de Fátima. Nietzsche e Guyau: egoísmo e altruísmo, uma interpretação de Alfred Fouillée. 2025. 193 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo-Pr. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7909 |
Issue Date: | 20-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Filosofia (TOL) |
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