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dc.creatorCastilho, Kelly de Fátima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3343423137622243por
dc.contributor.advisor1Frezzatti Junior, Wilson Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014241381410099por
dc.contributor.referee1Melo Neto, João Evandelista Tude de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8267321545504204por
dc.contributor.referee2Gonçalves, Alexander-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636017843362674por
dc.contributor.referee3Benvenho, Celia Machado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9781758140510682por
dc.contributor.referee4Kahimeyer-Mertens, Roberto Saraiva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160022857910767por
dc.date.accessioned2025-06-16T17:34:01Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationCASTILHO, Kelly de Fátima. Nietzsche e Guyau: egoísmo e altruísmo, uma interpretação de Alfred Fouillée. 2025. 193 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo-Pr.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7909-
dc.description.resumoEsta tese examina a interpretação de Alfred Fouillée acerca do autoproclamado imoralismo de Friedrich Nietzsche. Em sua obra Nietzsche e o Imoralismo, Fouillée alerta para os perigos e as extravagâncias presentes nas doutrinas do filósofo alemão, propondo-se a combater seus avanços, sobretudo em solo francês. A fim de indicar uma alternativa ao pensamento nietzschiano, Fouillée apresenta as ideias de seu jovem enteado — também filósofo e poeta — Jean-Marie Guyau, que teria desenvolvido noções bastante originais e sérias no campo da moral. É nesse contexto que Fouillée estabelece uma oposição entre Nietzsche e Guyau, conclamando os leitores a tomarem partido. De um lado, situam-se as concepções de Guyau, que sustentam a espontaneidade do altruísmo e de sentimentos como a generosidade e a simpatia; de outro, figura Nietzsche, representando o egoísmo e à agressividade. O imoralismo nietzschiano, autoproclamado, configura-se, sob a ótica de Fouillée, como mera inversão dos valores cristãos, consubstanciando uma apologia de valores opostos àqueles pregados pelo cristianismo. Assim, Nietzsche seria, segundo Fouillée, um “dogmático anticristão”, defensor de valores como egoísmo, agressividade, volúpia e antipiedade. A análise da interpretação de Fouillée permite-nos constatar que o intuito do intérprete não era compreender ou dialogar com o pensamento de Nietzsche, mas julgá-lo e combatê-lo. Interpretações dessa natureza, a nosso ver, fundam preconceitos e desconsideram os esforços nietzschianos para superar as dicotomias valorativas e para pensar a moral sob novas perspectivas. Ainda que a obra de Fouillée sobre Nietzsche tenha sido publicada há mais de um século, observa-se, até hoje, a persistência de leituras que reduzem a complexidade e a exuberância do pensamento nietzschiano à imagem de um filósofo demente, ególatra, agressivo e militarista. Nossa pesquisa demonstra que a leitura de Fouillée não constitui um caso isolado na França. Por esse motivo, no primeiro capítulo, exploramos aspectos gerais do contexto de recepção da obra de Nietzsche em solo francês, apresentando, também, as principais críticas de Fouillée às doutrinas nietzschianas e a já mencionada oposição entre Nietzsche e Guyau. No segundo capítulo, abordamos as noções de egoísmo e altruísmo no pensamento de Nietzsche, bem como as críticas por ele dirigidas aos utilitaristas — como Jeremy Bentham, John Stuart Mill e Herbert Spencer —, os quais, segundo o filósofo, não teriam sido capazes de questionar “o valor dos valores” e, por conseguinte, de enfrentar o verdadeiro problema da moral. O terceiro capítulo consiste em uma análise das ideias morais de Jean-Marie Guyau, especialmente daquelas relacionadas ao egoísmo e ao altruísmo. A fim de nos distanciarmos da leitura de Fouillée e do papel que ele atribui ao jovem filósofo como antípoda de Nietzsche, tomamos como base as obras do próprio Guyau, assim como as anotações deixadas por Nietzsche sobre seus escritos. Por fim, no quarto capítulo, tratamos do imoralismo nietzschiano e de sua vinculação com a tarefa de transvaloração de todos os valores. Neste mesmo capítulo, debruçamo-nos sobre a análise da interpretação de Fouillée, com o objetivo de verificar se ela faz jus, ou não, aos propósitos efetivos do pensamento nietzschiano.por
dc.description.abstractThis thesis examines Alfred Fouillée's interpretation of Friedrich Nietzsche's self-proclaimed immorality. In his work Nietzsche and Immoralism, Fouillée warns of the dangers and extravagances present in the doctrines of the German philosopher, proposing to combat his advances, especially on French soil. To indicate an alternative to Nietzschean thought, Fouillée presents the ideas of his young stepson — also a philosopher and poet — Jean-Marie Guyau, who developed quite original and serious notions in the field of morals. It is in this context that Fouillée establishes an opposition between Nietzsche and Guyau, calling on readers to take sides. On the one hand, there are Guyau's conceptions, which sustain the spontaneity of altruism and feelings such as generosity and sympathy; on the other, there is Nietzsche, representing selfishness and aggressiveness. Nietzsche's self-proclaimed immoralism is configured, from Fouillée's point of view, as a mere inversion of Christian values, substantiating an apology of values opposed to those preached by Christianity. Thus, Nietzsche would be, according to Fouillée, an "anti-Christian dogmatist", defender of values such as selfishness, aggressiveness, voluptuousness and anti-piety. The analysis of Fouillée's interpretation allows us to see that the interpreter's intention was not to understand or dialogue with Nietzsche's thought, but to judge and combat it. Interpretations of this nature, in our view, disregard Nietzsche's efforts to overcome evaluative dichotomies and to think about morality from new perspectives. Although Fouillée's work on Nietzsche was published more than a century ago, one can observe, to this day, the persistence of readings that reduce the complexity and exuberance of Nietzsche's thought to the image of a demented, egotistical, aggressive and militaristic philosopher. Our research demonstrates that reading Fouillée is not an isolated case in France. For this reason, in the first chapter, we explore general aspects of the context of reception of Nietzsche's work on French soil, also presenting Fouillée's main criticisms of Nietzsche's doctrines and the opposition between Nietzsche and Guyau. In the second chapter, we address the notions of selfishness and altruism in Nietzsche's thought, as well as the criticisms he directed at utilitarians — such as Jeremy Bentham, John Stuart Mill and Herbert Spencer — who, according to the philosopher, would not have been able to question "the value of values" and, consequently, to face the real problem of morality. The third chapter consists of an analysis of Jean-Marie Guyau's moral ideas, especially those related to selfishness and altruism. To distance ourselves from the reading of Fouillée and the role he attributes to the young philosopher as the antipode of Nietzsche, we take as a basis the works of Guyau himself, as well as the notes left by Nietzsche about his writings. Finally, in the fourth chapter, we deal with Nietzschean immoralism and its connection with the task of transvaluing all values. In this same chapter, we focus on the analysis of Fouillée's interpretation, with the aim of verifying whether it does justice to the effective purposes of Nietzsche's thought.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2025-06-16T17:34:01Z No. of bitstreams: 1 Kelly_Castilho_2025.pdf: 2130753 bytes, checksum: 21f2a501ac69762feaeb6f6ae26016ac (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-16T17:34:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kelly_Castilho_2025.pdf: 2130753 bytes, checksum: 21f2a501ac69762feaeb6f6ae26016ac (MD5) Previous issue date: 2025-02-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNietzschepor
dc.subjectGuyaupor
dc.subjectImoralismopor
dc.subjectEgoísmopor
dc.subjectAltruísmopor
dc.subjectImmoralismeng
dc.subjectSelfishnesseng
dc.subjectAltruismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleNietzsche e Guyau: egoísmo e altruísmo, uma interpretação de Alfred Fouilléepor
dc.title.alternativeNietzsche and Guyau: egoism and altruism, an interpretatio by Alfred Fouilléeeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Doutorado em Filosofia (TOL)

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