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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7881
Tipo do documento: Dissertação
Title: COMPETÊNCIAS PARA O CUIDADO EM SAÚDE AO NEONATO, À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Other Titles: COMPETENCIES FOR NEONATAL, PEDIATRIC, AND ADOLESCENT HEALTH CARE IN SOUTHERN BRAZIL
Autor: Aléssio, Renata 
Primeiro orientador: Viera, Cláudia Silveira
Primeiro coorientador: Rodrigues, Rosa Maria
Primeiro membro da banca: Duarte, Elysangela Dittz
Segundo membro da banca: Conterno, Solange Reis
Resumo: No Brasil, muitos são os cursos de formação de especialistas na área da saúde da criança, considerando que o cuidado de enfermagem demanda dos enfermeiros habilidades diferenciadas para promover a atenção necessária e adequada para o cuidado integral ao neonato, criança, adolescente e à sua família em toda sua complexidade, o processo formativo desses profissionais deve contemplar competências essenciais e específicas. Objetivo: caracterizar os cursos lato sensu em enfermagem pediátrica e neonatal na região sul do Brasil, descrever a abordagem das competências do enfermeiro especialista a partir do olhar do coordenador e apreender a partir da ótica dos egressos em que medida os cursos lato sensu em enfermagem pediátrica e neonatal na região Sul do Brasil promovem a formação do especialista voltadas às competências essenciais da especialidade. Metodologia: Investigação de abordagem quantitativa e qualitativa, de pesquisa documental e descritiva. A seleção dos cursos ativos no Brasil foi feita a partir dos dados disponíveis nos sites de livre acesso no e-MEC, no Censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sendo incluídos aqueles desenvolvidos na região sul. Os coordenadores dos cursos foram contatados para obter os projetos político-pedagógicos e planos de ensino. Também foi enviado um questionário via Google Forms aos coordenadores e egressos para coleta de informações. Os dados foram analisados por estatística descritiva, enquanto as entrevistas com egressos foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo temática de Bardin. Resultados: Foram identificados 600 cursos em nível nacional, dos quais 108 estavam na região Sul. Após a aplicação dos critérios de exclusão e a busca por contato com os coordenadores, 21 cursos foram considerados elegíveis. E- mails foram enviados para solicitação de documentos e envio do questionário, mas apenas seis coordenadores responderam, sendo um deles excluída por não pertencer à região Sul. Entre os cursos informados, 81,4% (n=37) eram especializações, 13,2% (n=13) residências em enfermagem e 4,4% (n=2) residências multiprofissionais. Quanto à modalidade, 66% (n=30) eram presenciais, 30,8% (n=14) Ensino à Distância e 2,2% (n=1) híbridos. Referente aos egressos, incluíram-se todos os respondentes no período de setembro a dezembro de 2024, totalizando 45 enfermeiros especialistas. A percepção dos egressos sobre as competências desenvolvidas em sua formação foi dividida em cinco domínios: prática profissional, ética e legal; prática clínica; gestão e trabalho em equipe; pesquisa e produção de conhecimento; e prática educativa. Os egressos destacaram a importância das aulas práticas para o aprimoramento das habilidades. Conclusão: A formação na pós-graduação deve preparar enfermeiros para a prática clínica, garantindo padrões rigorosos de competência. A regulamentação dos cursos lato sensu precisa ser aprimorada, com acompanhamento contínuo e avaliação final dos egressos. Os relatos destacaram preocupações com a qualidade dos cursos, especialmente na modalidade Ensino à Distância, que não deveria ser aprovada pelo Ministério da Educação para essa área. Os egressos recomendam que as especializações sejam exclusivamente presenciais, com maior carga horária prática, voltada para a atuação em campo.
Abstract: In Brazil, there are many training programs for specialists in pediatric health. Since nursing care requires nurses to possess specialized skills to provide appropriate and comprehensive care for neonates, children, adolescents, and their families, the training process for these professionals must encompass both essential and specific competencies. Objective: To characterize the lato sensu courses in pediatric and neonatal nursing in the southern region of Brazil, describe the approach to competencies from the perspective of the course coordinators, and evaluate, from the graduates' point of view, how these courses promote the development of specialists focused on the essential competencies of the field. Methodology: This study used a quantitative and qualitative approach, combining documentary and descriptive research. Active courses in Brazil were selected based on data from publicly available websites, including the e-MEC platform and the Census of the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP). Only courses developed in the southern region were included. Course coordinators were contacted to obtain their political-pedagogical projects and teaching plans. Additionally, a questionnaire was distributed via Google Forms to coordinators and graduates to gather information. The data were analyzed using descriptive statistics, while the interviews with graduates were examined using Bardin's thematic content analysis technique. Results: A total of 600 courses were identified nationwide, of which 108 were located in the southern region. After applying the exclusion criteria and contacting the coordinators, 21 courses were deemed eligible. E-mails were sent to request documents and distribute the questionnaire, but only six coordinators responded, with one being excluded because it was not located in the southern region. Among the courses reported by the graduates, 81.4% (n=37) were specializations, 13.2% (n=13) were nursing residencies, and 4.4% (n=2) were multi-professional residencies. Regarding the modality, 66% (n=30) were face-to-face, 30.8% (n=14) were distance learning, and 2.2% (n=1) were hybrid. In total, 45 specialist nurses who responded between September and December 2024 were included. The graduates' perceptions of the competencies developed during their training were categorized into five domains: professional, ethical, and legal practice; clinical practice; management and teamwork; research and knowledge production; and educational practice. Graduates emphasized the importance of practical classes in enhancing skill development. Conclusion: Postgraduate training should prepare nurses for clinical practice while ensuring rigorous competence standards. The regulation of lato sensu courses needs improvement, with continuous supervision and final assessment of graduates. Concerns were raised regarding the quality of courses, particularly distance learning, which should not be approved by the Ministry of Education for this field. Graduates recommended that specializations should be exclusively face-to-face, with a greater emphasis on practical training to better prepare nurses for the field.
Keywords: Enfermagem pediátrica
Competência profissional
Educação baseada em competênciaem
Capacitação de recursos humanos em saúde
Pesquisa em educação de enfermagem
Pediatric
Nursing
Professional competence
Competency-based education
Health human resources training
Nursing education research
CNPq areas: BIOLOGIA, PROCESSO SAÚDE-DOENÇA, E POLITICAS DE SAÚDE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
Campun: Cascavel
Citation: Aléssio, Renata. COMPETÊNCIAS PARA O CUIDADO EM SAÚDE AO NEONATO, À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2025. 140. Dissertação( mestrado em Biociências e Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7881
Issue Date: 28-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Biociências e Saúde (CVL)

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