Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7875
Tipo do documento: Tese
Title: O éthos infantil: um ensaio ético-psicanalítico a partir das origens
Other Titles: The infantile ethos: an ethical-psychoanalytic essay from the origins
Autor: Perin, Ricardo José 
Primeiro orientador: Silva, Claudinei Aparecido de Freitas da
Primeiro membro da banca: Escudero, Jesus Adrian
Segundo membro da banca: Furlan, Reinaldo
Terceiro membro da banca: Tarelho, Luiz Carlos
Quarto membro da banca: Fabri, Marcelo
Quinto membro da banca: Cardoso Neto, Libanio
Resumo: A tese central aqui advogada se orienta pela categoria de éthos infantil, conceito esse haurido a partir de um elo estabelecido entre a ética e a psicanálise. Para tanto, num primeiro momento, a pesquisa visa, a partir de uma breve reconstituição do vínculo originário entre physis (Φύσις), éthos (ἔθος) e psyché (ψυχή) desde o pensamento grego, construir uma ponte entre filosofia e psicanálise pelo viés da fenomenologia do éthos originário numa via de mão dupla. Quer dizer, por um lado, parte-se da ética em direção à psicanálise a fim de enfocar a dimensão propriamente ética da psicanálise e, por outro, indo da psicanálise à ética no intuito de trazer à tona a dimensão do desejo presente no agir. Nesse sentido, o estudo objetiva refletir sobre a constituição da ética partindo da transcrição da physis em éthos ao mostrar que, na psicanálise, ocorre algo similar permitindo abordá-la desde uma dimensão ética. Desse modo, cabe justificar que por meio da perspectiva da clínica psicanalítica o tema em questão propõe unir a teorização à história do sujeito, através da pulsão do desejo, pondo em movimento a razão para produzir um saber matizado na tese. Trata-se, pois, de investigar em que medida esse agir desvela a dimensão conflitiva na dinâmica existencial desde a experiência originária, isto é, radicada nas origens do sujeito psíquico. Ora, é propriamente isso que abre a possibilidade de pensar a noção de um éthos infantil. Assim, metodologicamente, pela fenomenologia do éthos como modo de pensar a passagem da physis ao éthos pela via da práxis, trata-se, ainda, de circunscrever fenomenológico e psicanaliticamente essa perspectiva por meio da íntima relação entre processo primário e processo secundário pela via da linguagem logos (λόγος), no ato analítico. Por fim, a pesquisa busca melhor compreender a articulação entre razão e desejo à luz dessa passagem da physis ao éthos que se compreende, na perspectiva psicanalítica, desde um solo primordial tendo presente a dinâmica pulsional que se constitui por meio da relação entre a criança e o adulto. Esse inventário é matizado, sobretudo, na atualidade num horizonte aberto pelos novos estudos sobre o desenvolvimento cerebral infantil à luz de uma hermenêutica do vivido.
Abstract: The central thesis advocated here is guided by the category of infantile éthos, a concept derived from a link established between ethics and psychoanalysis. To this end, initially, the research aims, based on a brief reconstitution of the original link between physis (Φύσις), éthos (ἔθος) and psyché (ψυχή) since Greek thought, to build a bridge between philosophy and psychoanalysis through the lens of phenomenology of the original éthos in a two-way street. That is, on the one hand, it starts from ethics towards psychoanalysis to focus on the specifically ethical dimension of psychoanalysis and, on the other, going from psychoanalysis to ethics to bring to light the dimension of desire present in action. In this sense, the study aims to reflect on the constitution of ethics starting from the transcription of physis into éthos by showing that, in psychoanalysis, something similar occurs, allowing it to be approached from an ethical dimension. In this way, it is worth justifying that through the perspective of the psychoanalytic clinic, the topic in question proposes to unite theorization with the subject's history, through the drive of desire, setting reason in motion to produce nuanced knowledge in the thesis. It is therefore a matter of investigating to what extent this action reveals the conflictive dimension in the existential dynamics from the original experience, that is, rooted in the origins of the psychic subject. Now, this is exactly what opens the possibility of thinking about the notion of a childish éthos. Thus, methodologically, through the phenomenology of éthos as a way of thinking about the passage from physis to éthos via praxis, it is also a question of phenomenologically and psychoanalytically circumscribing this perspective through the intimate relationship between primary process and secondary process via logos language (λόγος), in the analytical act. Finally, the research seeks to better understand the articulation between reason and desire in the light of this passage from physis to éthos that is understood, from a psychoanalytic perspective, from a primordial ground considering the drive dynamics that are constituted through the relationship between the child and the adult. This inventory is nuanced, above all, nowadays in a horizon opened by new studies on child brain development in the light of a hermeneutics of the lived experience.
Keywords: Physis
Éthos
Logos
Práxis
Sujeito psíquico
Psychic subject
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: PERIN, Ricardo José. O éthos infantil: um ensaio ético-psicanalítico a partir das origens. 2025. 123 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7875
Issue Date: 7-Apr-2025
Appears in Collections:Doutorado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo_Perin_2025.pdf995.48 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.