Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7874
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Por um devir ecosófico: uma investigação a partir de Guattari e Deleuze |
Other Titles: | For an ecosophical becoming: an investigation based on Guattari and Deleuze |
Autor: | Padilha, Alan Rodrigo ![]() |
Primeiro orientador: | Heuser, Ester Maria Dreher |
Primeiro membro da banca: | Mardones, Patrício Alfonso Landaeta |
Segundo membro da banca: | Lemos, Flávia Cristina Silveira |
Terceiro membro da banca: | Lopes, Luiz Manoel |
Quarto membro da banca: | Hur, Domenico Uhng |
Resumo: | Trata-se de uma investigação sobre o conceito de ecosofia e o devir ecosófico, tendo como referência a concepção de uma ecologia do pensamento a partir de Guattari e Deleuze. Esta pesquisa objetiva explorar o conceito de ecosofia, articulando-o como uma abordagem transversal que integra dimensões ético-estéticas e políticas, ao mesmo tempo em que desafia os paradigmas estabelecidos pela tradição do pensamento ocidental. A tese parte da hipótese de que o conceito de ecosofia expressa uma ecologia do pensamento. Nesse sentido, a questão que orienta a pesquisa é: “Como pode ser concebida a articulação entre o objeto prático e o objeto especulativo do conceito de ecosofia, de modo a justificar o devir ecosófico que atravessa O Anti-Édipo e Mil Platôs e se desdobra nos devires ecosóficos contemporâneos? ”. Para enfrentar tal problema, a tese está estruturada em três capítulos. O primeiro explora as concepções gerais do conceito de ecosofia, com ênfase em suas conexões e distinções em relação à ecologia política e ecofilosofia. A análise inicial situa a ecosofia como uma abordagem transversal, que articula dimensões ético-estéticas e políticas, ao mesmo tempo em que critica a lógica capitalista de produção e consumo sustentável, evidenciando os limites e as contradições do discurso dominante de sustentabilidade, especialmente no contexto do Clube de Roma e da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O segundo capítulo amplia a compreensão do pensamento ecosófico como expressão de uma ecologia do pensamento que opera por meio de um processo de devir conceitual. Parte de uma crítica ao naturalismo clássico, que perpetuou a separação entre natureza e pensamento, para explorar a concepção de uma geofilosofia e do rizoma que constituem o que se pode denominar de uma estranha ecologia, que dissolve as distinções entre o natural e o artificial, a natureza e o pensamento, rejeitando a separação entre a natureza e a indústria. Tudo é concebido como parte de uma síntese disjuntiva de heterogeneidades, envolvendo rizomas que conectam o animal, o vegetal, o mineral e o maquínico. O terceiro explora a ideia de uma ecologia maquínica, dos processos de subjetivação, das máquinas desejantes, linguísticas e semióticas, mas também dos agenciamentos coletivos do desejo e do objeto prático da ecosofia, visando produzir subjetividades engajadas em reinventar maneiras de ser, em permanente ressingularização frente à serialização modelizadora do sistema de subjetivação e sujeição capitalística. Também examina uma nova concepção sobre os processos de subjetivação, considerando-a não apenas intersubjetiva, mas também maquínica e cósmica. O devir ecosófico orienta-se por uma prática que valoriza o dissenso criador e fomenta novos modos de relação com o socius, a alteridade, o meio ambiente e a psique. A pesquisa mostra que, longe de se limitar aos paradigmas tradicionais da ecologia política e econômica, o pensamento ecosófico constitui um agenciamento coletivo revolucionário, capaz de enfrentar os desafios complexos do mundo contemporâneo. Em oposição à lógica antropo-capitalocênica, propõe práticas inovadoras, como a “compostagem” e a “magia branca”, que desafiam e subvertem as dinâmicas predatórias do capitalismo global e apontam para alternativas sustentáveis e transformadoras. |
Abstract: | This research delves into the concept of ecosophy and ecosophical becoming, referencing the conception of an ecology of thought as articulated by Guattari and Deleuze. The study aims to explore the concept of ecosophy, framing it as a transversal approach that integrates ethical-aesthetic and political dimensions while challenging the paradigms established by the tradition of Western thought. The thesis posits the hypothesis that the concept of ecosophy expresses an ecology of thought. In this regard, the guiding question of the research is: "How can the articulation between the practical and speculative objects of the concept of ecosophy be conceived to justify the ecosophical becoming that traverses Anti-Oedipus and A Thousand Plateaus, unfolding into contemporary ecosophical becomings?"To address this question, the thesis is structured into three chapters. The first chapter explores the general conceptions of ecosophy, emphasizing its connections and distinctions concerning political ecology and eco-philosophy. This initial analysis positions ecosophy as a transversal approach that integrates ethical-aesthetic and political dimensions while critiquing the capitalist logic of production and sustainable consumption. It highlights the limits and contradictions of the dominant sustainability discourse, particularly within the contexts of the Club of Rome and the United Nations Conference on Environment and Sustainable Development. The second chapter expands on the understanding of ecosophical thought as an expression of an ecology of thought operating through a process of conceptual becoming. It begins with a critique of classical naturalism, which perpetuated the separation between nature and thought, to explore the conception of geophilosophy and the rhizome. These constitute what may be called a "strange ecology," dissolving distinctions between the natural and the artificial, nature and thought, and rejecting the separation between nature and industry. Everything is conceived as part of a disjunctive synthesis of heterogeneities, involving rhizomes that connect the animal, vegetal, mineral, and machinic realms. The third chapter examines the idea of machinic ecology, processes of subjectivation, desiring-machines, linguistic and semiotic machines, and collective assemblages of desire. It also considers the practical object of ecosophy, aiming to produce subjectivities engaged in reinventing ways of being, in constant re-singularization against the modeling serialization of the system of capitalist subjectivation and subjugation. Additionally, it explores a new conception of subjectivation processes, considering them not only intersubjective but also machinic and cosmic. Ecosophical becoming is guided by a practice that values creative dissent and fosters new modes of relating to the socius, alterity, the environment, and the psyche. The research demonstrates that, far from being confined to the traditional paradigms of political and economic ecology, ecosophical thought constitutes a revolutionary collective assemblage capable of addressing the complex challenges of the contemporary world. In opposition to anthropo-capitalocentric logic, it proposes innovative practices, such as "composting" and "white magic," which challenge and subvert the predatory dynamics of global capitalism, pointing towards sustainable and transformative alternatives. |
Keywords: | Ecosofia Ecologia Sociedade Subjetividade Ecosophy Ecology Society Subjectivity |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Sociais |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Campun: | Toledo |
Citation: | PADILHA, Alan Rodrigo. Por um devir ecosófico: uma investigação a partir de Guattari e Deleuze. 2025. 251 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7874 |
Issue Date: | 25-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Filosofia (TOL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alan_Padilha_2025.pdf | 2.8 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.