Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7822
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O Circo da Alegria de Toledo - PR. O circo social como ação educativa emancipatória |
Other Titles: | The Circo da Alegria (Joy Circus) from Toledo/Pr. The social circus as an emancipatory educational action |
Autor: | Guerra, Arildo Sanches ![]() |
Primeiro orientador: | Konno, Cristiane Carla |
Primeiro membro da banca: | Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini |
Segundo membro da banca: | Bortoleto, Marco Antonio Coelho |
Terceiro membro da banca: | Konno, Cristiane Carla |
Resumo: | Esta pesquisa está vinculada diretamente à prática do circo social, compreendida como uma metodologia na construção do diálogo pedagógico entre a arte circense e a educação popular na perspectiva de promoção de cidadania e de transformação da realidade social. (BARRIA, 2006). Partimos de uma questão norteadora, a saber: quais as contribuições do Circo da Alegria de Toledo – PR para o fortalecimento do Circo Social? Para respondê-la, estabeleceu-se como objetivo geral compreender o Circo da Alegria como uma metodologia social na perspectiva da educação popular e, como objetivos específicos, apreender a relação do circo social com os fundamentos da educação, construir o processo sócio-histórico de instituição do Circo da Alegria no Município e refletir sobre suas contribuições para o circo social. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória em fontes de pesquisa bibliográficas e documentais, bem como uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturas, realizadas através de plataforma digital social/na modalidade remota, com os coordenadores dos centros regionais de formações da Rede Circo do Mundo Brasil das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, com as famílias, educandos, professores e a direção da Escola Municipal Anita Garibaldi, coordenação pedagógica, instrutora/a social e coordenação geral do Circo da Alegria de Toledo/Paraná. Como resultados, tem-se que a compreensão de que o Circo da Alegria de Toledo- PR integra as ações do Circo Social como Ação Educativa Emancipatória que contribui para promover transformações do sujeito e da comunidade, ou seja, o circo social é uma ferramenta de transformação social como práxis na garantia de direitos sociais e humanos para crianças, adolescentes e jovens. |
Abstract: | This research is directly linked to the practice of social circus, understood as a methodology to build pedagogical dialogue between circus art and popular education focusing on the promoting citizenship and the transformation of social reality. (BARRIA, 2006). In this study, we started from the following guiding question: what are the contributions of the Circo da Alegria de Toledo – PR to the strengthening of the Social Circus? To answer it, we established as a general objective to understand the Circo da Alegria as a social methodology in line with popular education and, as specific objectives, to understand the relationship of the social circus with the education bases, to construct the institution socio-historical process in the Municipality and to reflect on its contributions to the social circus. To this end, we conducted qualitative and exploratory research using bibliographic and documentary sources, as well as field research with semi-structured interviews on a social platform, in remote mode. This research was conducted with the regional training centers coordinators of the Rede Circo do Mundo Brazil in the South, Southeast, Central-West and Northeast regions and with families, students, teachers and the management of the Anita Garibaldi Municipal School, as well as with the pedagogical coordinator, the social instructor and the general coordinator of the Circo da Alegria de Toledo/Paraná. As a result, we understand that the Circo da Alegria de Toledo-PR integrates the Social Circus as an Emancipatory Educational Action. Such action contributes to promoting individual and community transformations, that is, the social circus is a tool for social transformation which guarantees social and human rights for children, adolescents and young people. |
Keywords: | Educação popular Circo social Circo da Alegria – Toledo PR Ação educativa Popular education Social circus Circo da Alegria (Joy Circus) – Toledo PR Educational action |
CNPq areas: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Campun: | Toledo |
Citation: | GUERRA, Arildo Sanches. O Circo da Alegria de Toledo - PR. O circo social como ação educativa emancipatória. 2024. 170 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7822 |
Issue Date: | 20-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Serviço Social (TOL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Arildo_Guerra_2024.pdf | 5.55 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.