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    https://tede.unioeste.br/handle/tede/7798| Tipo do documento: | Dissertação | 
| Title: | Comissões e Bancas de Validação de Autodeclaração e Renda na Universidade Federal do Paraná (UFPR): desafios na efetivação de direitos da Lei de Cotas | 
| Other Titles: | Comisiones y Bancas de Validación de Autodeclaración y Renta en la Universidad Federal de Paraná (UFPR): desafíos en la efectivación de derechos de la Ley de Cuotas | 
| Autor: | Budny, Jaqueline ![]()  | 
| Primeiro orientador: | Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini | 
| Primeiro membro da banca: | Amaral, Shirlena Campos de Souza | 
| Segundo membro da banca: | Konno, Cristiane Carla | 
| Terceiro membro da banca: | Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini | 
| Resumo: | O presente estudo tem como tema as Comissões e Bancas de Validação de Autodeclaração de Pretos(as), Pardos(as), Indígenas e Pessoas com Deficiência e Bancas de Renda que foram criadas pelas Instituições de Ensino como forma evitar fraudes no acesso ao Ensino Técnico e Superior Federal e, garantir o direito às cotas aos(às) estudantes que de fato tem direito conforme a Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, a chamada Lei de Cotas. Tendo como campo de estudo o Núcleo de Concursos vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional e, a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Portanto, a pesquisa tem como problema: Quais as dificuldades encontradas mediante os critérios adotados pela UFPR para compor as Comissões e Bancas de Validação de Autodeclaração de Pretos(as), Pardos(as) e Indígenas e Pessoas com Deficiência e Bancas de Renda e, mediante as metodologias de aferição das condições de direito dos(as) candidatos optantes pelo ingresso via Lei n.º 12.711/2012 - Lei de Cotas adotados pela UFPR para inclusão ou não dos(as) futuros(as) estudantes? Para responder ao problema posto, elenca-se a seguir os objetivos da pesquisa, propõe-se como Objetivo Geral: Analisar a composição das Comissões e Bancas integrantes do atendimento à Lei de Cotas, Lei n.º 12.711/2012 e, as metodologias utilizadas para apreciação das condições de direito dos(as) futuros(as) estudantes via cotas de Pretos(as), Pardos(as), Indígenas, Pessoa com Deficiência e Renda conforme a Lei. E, como Objetivos específicos: a) Compreender o movimento histórico da Lei de Cotas e das Comissões e Bancas de Validação e Renda na UFPR; b) Levantar as informações sobre a composição e formação profissional e/ou técnica das Comissões e Bancas de Validação e de Renda na UFPR; c) Verificar junto aos(as) responsáveis pela composição das Comissões e Bancas de Validação de Autodeclaração e Renda quais as dificuldades encontradas durante o processo de composição das Comissões e Bancas diante dos critérios estabelecidos nas normativas; d) Pesquisar junto aos(as) membros(as) das Comissões e Bancas as dificuldades encontradas mediante as metodologias adotadas na apreciação das condições de direito dos(as) candidatos optantes pelo ingresso via Lei n.º 12.711/2012 - Lei de Cotas. A pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e explicativo, utilizando-se de levantamento bibliográfico e documental, e como instrumentos de coleta de dados a entrevista e o questionário, a análise é de conteúdo. Com os resultados da pesquisa compreendeu-se como este cenário da Lei de Cotas e das Comissões vem se materializando na Universidade Federal do Paraná ao longo do tempo. Os resultados contribuíram com as reflexões teóricas da própria pesquisadora e, há a perspectiva de que este estudo contribua para a devida execução da Lei de Cotas na própria Instituição e com outras pesquisas que já vem sendo desenvolvidas sobre o tema ao longo dos anos. | 
| Abstract: | El presente estudio tiene como tema las Comisiones y Juntas de Validación de Autodeclaración de Negros(as), Pardos(as), Indígenas y Personas con Discapacidad y Juntas de Renta que fueron creadas por las Instituciones de Enseñanza como forma de evitar fraudes en el acceso a la Educación Técnica y Superior Federal y, garantizar el derecho a las cuotas a los(as) estudiantes que de hecho tienen derecho conforme a la Ley n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, la llamada Ley de Cuotas. Teniendo como campo de estudio el Núcleo de Concursos vinculado a la Pró-Reitoría de Grado y Educación Profesional y, la Superintendencia de Inclusión, Políticas Afirmativas y Diversidad de la Universidad Federal de Paraná (UFPR). Por lo tanto, la investigación tiene como problema: ¿Cuáles son las dificultades encontradas mediante los criterios adoptados por la UFPR para componer las Comisiones y Juntas de Validación de Autodeclaración de Negros(as), Pardos(as) e Indígenas y Personas con Discapacidad y Juntas de Renta y, mediante las metodologías de verificación de las condiciones de derecho de los(as) candidatos optantes por el ingreso vía Ley n.º 12.711/2012 - Ley de Cuotas adoptadas por la UFPR para la inclusión o no de los(as) futuros(as) estudiantes? Para responder al problema planteado, se enumeran a continuación los objetivos de la investigación, proponiéndose como Objetivo General: Analizar la composición de las Comisiones y Juntas integrantes del cumplimiento de la Ley de Cuotas, Ley n.º 12.711/2012, y las metodologías utilizadas para la evaluación de las condiciones de derecho de los futuros estudiantes a través de cuotas de Negros(as), Pardos(as), Indígenas, Personas con Discapacidad y Renta conforme a la Ley. Y, como Objetivos específicos: a) Comprender el movimiento histórico de la Ley de Cuotas y de las Comisiones y Juntas de Validación y Renta en la UFPR; b) Recopilar información sobre la composición y formación profesional y/o técnica de las Comisiones y Juntas de Validación y de Renta en la UFPR; c) Verificar con los(as) responsables de la composición de las Comisiones y Juntas de Validación de Autodeclaración y Renta cuáles son las dificultades encontradas durante el proceso de composición de las Comisiones y Juntas ante los criterios establecidos en las normativas; d) Investigar con los(as) miembros(as) de las Comisiones y Juntas las dificultades encontradas mediante las metodologías adoptadas en la apreciación de las condiciones de derecho de los(as) candidatos optantes por el ingreso vía Ley n.º 12.711/2012 - Ley de Cuotas. La investigación es de naturaleza cualitativa, de carácter exploratorio y explicativo, utilizando levantamiento bibliográfico y documental, y como instrumentos de recolección de datos la entrevista y el cuestionario, el análisis es de contenido. Con los resultados de la investigación se comprendió cómo este escenario de la Ley de Cuotas y de las Comisiones se ha materializado en la Universidad Federal de Paraná a lo largo del tiempo. Los resultados contribuyeron a las reflexiones teóricas de la propia investigadora y, existe la perspectiva de que este estudio contribuya a la debida ejecución de la Ley de Cuotas en la propia Institución y con otras investigaciones que ya se han venido desarrollando sobre el tema a lo largo de los años. | 
| Keywords: | Lei de Cotas Comissões e Bancas de Validação de Autodeclaração de Pretos(as), Pardos(as), Indígenas e Pessoas com Deficiência Bancas de Renda Ley de Cuotas Comisiones y Bancas de Validación de Autodeclaración de Personas Negras, Pardas, Indígenas y Personas con Discapacidad Bancas de Ingresos  | 
| CNPq areas: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | 
| Sigla da instituição: | UNIOESTE | 
| Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas | 
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | 
| Campun: | Toledo | 
| Citation: | BUDNY, Jaqueline. Comissões e Bancas de Validação de Autodeclaração e Renda na Universidade Federal do Paraná (UFPR): desafios na efetivação de direitos da Lei de Cotas. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024. | 
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto | 
| Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | 
| URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7798 | 
| Issue Date: | 21-Oct-2024 | 
| Appears in Collections: | Mestrado em Serviço Social (TOL) | 
Files in This Item:
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|---|---|---|---|---|
| Jaqueline_Budny_2024.pdf | 3.05 MB | Adobe PDF | View/Open Preview | 
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