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dc.creatorLima, Jocimara de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2421637628395602por
dc.contributor.advisor1Roesler, Douglas André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9098563260022543por
dc.contributor.referee1Oliveira, Christian Valcir Kniphoff de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2670606011149638por
dc.contributor.referee2Balestra, Carlos Eduardo Tino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796949704843218por
dc.contributor.referee3Buzanello-Martins, Cleide Viviane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0380880522220338por
dc.date.accessioned2025-04-25T00:12:44Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.citationLIMA, Jocimara de Oliveira. Sustentabilidade e economia circular de pneus inservíveis - microrregião de Cascavel. 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7795-
dc.description.resumoA intensificação do consumo de pneus, resultante do crescimento da frota veicular brasileira, tem ampliado a problemática do descarte de resíduos sólidos, especialmente nas microrregiões urbanas. Dentre esses resíduos, os pneus inservíveis configuram um passivo ambiental de elevada complexidade em razão de sua durabilidade, composição e volume. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar os impactos ambientais e as implicações econômicas da gestão sustentável de pneus inservíveis na microrregião de Cascavel/PR, com ênfase nas potencialidades da economia circular. A pesquisa adota abordagem descritiva e quantitativa, fundamentada em levantamento bibliográfico e análise de dados secundários provenientes de órgãos oficiais. A investigação contempla o mapeamento das etapas do ciclo de vida dos pneus, a descrição dos métodos de reaproveitamento e o exame das tecnologias disponíveis para reciclagem e coprocessamento. A análise considera ainda os dispositivos normativos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com destaque para os instrumentos de logística reversa e os créditos de destinação. Os resultados indicam que a adoção de práticas circulares, associadas à inovação tecnológica e ao fortalecimento de políticas públicas, pode mitigar os impactos ambientais do descarte inadequado, reduzir a pressão sobre os aterros e fomentar novas cadeias produtivas de valor. A pesquisa conclui que a microrregião de Cascavel dispõe de condições estruturais para consolidar-se como polo regional de referência em sustentabilidade aplicada à gestão de resíduos pneumáticos, desde que articuladas ações entre entes públicos, setor produtivo e sociedade civil.por
dc.description.abstractThe intensification of tire consumption, driven by the expansion of the Brazilian vehicle fleet, has exacerbated the challenges related to solid waste management, particularly in urban microregions. Among such waste, end-of-life tires represent an environmentally persistent liability due to their durability, complex composition, and volumetric impact. This study aims to analyze the environmental and economic implications of end-of-life tire management in the Cascavel microregion (PR), emphasizing the potential of circular economy practices. The research follows a descriptive and quantitative approach, grounded in bibliographic review and the analysis of secondary data obtained from official public sources. The investigation comprises the mapping of the tire life cycle, identification of recovery methods, and assessment of current recycling and co-processing technologies. It also includes the examination of the legal framework established by the National Solid Waste Policy, with a focus on reverse logistics mechanisms and destination credit systems. The findings suggest that the implementation of circular strategies, combined with technological innovation and strengthened public policies, may reduce the environmental burdens of improper disposal, alleviate pressure on landfills, and foster the development of new value-added production chains. The study concludes that the Cascavel microregion has the structural conditions to become a regional benchmark in sustainable waste management, provided that public authorities, private actors, and civil society adopt a coordinated and integrated approach.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2025-04-25T00:12:44Z No. of bitstreams: 1 Jocimara_Lima_2025.pdf: 4224869 bytes, checksum: 15890a72eb195f07c78b9a2658e8f703 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-25T00:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jocimara_Lima_2025.pdf: 4224869 bytes, checksum: 15890a72eb195f07c78b9a2658e8f703 (MD5) Previous issue date: 2025-03-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPneus inservíveispor
dc.subjectEconomia circularpor
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectEnd-of-life tireseng
dc.subjectCircular economyeng
dc.subjectSolid wasteeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectRecyclingeng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleSustentabilidade e economia circular de pneus inservíveis - microrregião de Cascavelpor
dc.title.alternativeSustainability and circular economy of unserviceable tires - Cascavel microregioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

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