Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7755
Tipo do documento: Dissertação
Title: Fatores que influenciaram a escolha entre estudo e trabalho para os jovens brasileiros no período de 2019 e 2023
Other Titles: Factors that inflluenced the choice between study and work for brazilian youth in the period from 2019 to 2023
Autor: Oliveira, Junior Vieira de 
Primeiro orientador: Bezerra, Fernanda Mendes
Primeiro membro da banca: Pontili, Rosangela Maria
Segundo membro da banca: Gabriel, Flávio Braga de Almeida
Terceiro membro da banca: Ferreira, Douglas Marcos
Resumo: Entre os anos de 2019 e 2023 vivenciou-se um período, o qual ficou marcado por todo uma geração, conhecido como os anos da Pandemia de Covid-19, gerando e tendo impacto como um todo sobre todas as esferas da vida particular e social de toda população mundial. Dentre suas consequências destaca-se a os impactos sentido na economia, em especial aqui no Brasil, no Mercado de Trabalho. Neste período, o Brasil atravessou um período conturbado marcado por sucessivas reformas em seu plano econômico. Ao se deparar com a Crise Sanitária em 2020 alguns padrões de marginalização e diferenciação social foram intensificados, no caso deste trabalho foi analisado o mercado de trabalho juvenil, o qual já se apresentava descompassado com os demais. Com isso esta pesquisa busca analisar o retrato socioeconômico de jovens de 18 a 29 anos não chefes de família no ano imediatamente anterior à pandemia de Covid-19 e subsequente ao seu término (2019-2023) e como se deu suas percepções mediante a escolha entre trabalhar e estudar, e suas possíveis combinações, além de considerar a papel de seu rendimento quando encaixado no mercado de trabalho. Para atingir tal propósito, aplicou-se técnicas de análise de estatística descritiva, tais como análise gráfico e médias cruzadas, além da equalização de modelos econômicos-econométricos Logit Multinomial, utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílio Contínua (PNADC) – 2019/2023, em que no modelo Logit Multinomial a variável dependente consistiu nas diferentes combinações entre trabalho e estudo, sendo a combinação NEM-NEM (nem estuda e nem trabalha) a categórica referência. Assim, a lógica estabelecida por intermédio do modelo informou que, as variáveis relacionadas a localização, região e cor do jovem são importantes fatores que contribuem para que estes não assumam o comportamento NEM-NEM. Ainda se destaca as modificações na estrutura familiar do domicílio em que este jovem residia, enquanto dependente, entre o período inicial, 2019 e o final 2023. Assim, esta pesquisa alicerça-se em incentivar futuros estudos na tentativa de trazer e identificar outras variáveis que possam dar corpo a um instrumental efetivo na criação de políticas públicas de combate a tendência de postura NEM-NEM dos jovens no Brasil.
Abstract: Between the years 2019 and 2023, we experienced a period, marked by an entire generation, known as the Covid-19 Pandemic years. This period had a significant impact on all aspects of personal and social life for the citizens inhabiting the planet during this time frame. Among its consequences, the impacts on the economy, especially in the labor market, stand out. During this period, Brazil went through a turbulent time marked by successive reforms in its economic plan and early signs of policies excluding minorities. When faced with the Health Crisis in 2020, some patterns of marginalization and social differentiation were intensified, particularly in the youth labor market, which was already out of step with the others. This research aims to analyze the socioeconomic portrait of young people aged 18 to 29 who are not heads of households in the year immediately before the Covid-19 pandemic and after its end (2019-2023). It also aims to understand their perceptions regarding the choice between working and studying, and their possible combinations, as well as considering the role of their income when placed in the labor market. To achieve this purpose, techniques of descriptive statistical analysis were applied, such as graphical analysis and cross-mean analysis, in addition to the equalization of Logit Multinomial using data from the Continuous National Household Sample Survey (PNADC) – 2019/2023. In the Logit Multinomial model, the dependent variable consisted of different combinations between work and study, the NEM-NEM combination (neither studying nor working) as the reference category, the logic established through the model indicated that variables related to location, region, and the youth's race are significant factors contributing to whether they adopt the NEM-NEM behavior. Additionally, changes in the family structure of the household where the youth resided as dependents between the initial period of 2019 and the end of 2023 are highlighted. Therefore, this research aims to encourage future studies in identifying other variables that could contribute to developing an effective framework for creating public policies to combat the NEM-NEM tendency among young people in Brazil.
Keywords: Mercado de trabalho
Jovem
Não chefes de domicílio
Logit multinomial
Pandemia
Labor market
Youth
Non-household heads
Multinomial logit
Pandemic
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Economia
Campun: Toledo
Citation: OLIVEIRA, Junior Vieira de. Fatores que influenciaram a escolha entre estudo e trabalho para os jovens brasileiros no período de 2019 e 2023. 2025. 98 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7755
Issue Date: 5-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Economia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Junior_Oliveira_2025.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.