Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7714
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Proposta de um banco de questões de matemática contextualizado para a educação do campo em linha ao novo ensino médio do Paraná |
Other Titles: | Proposal for a bank of mathematics questions contextualized for rural education in line with the new high school education in Paraná |
Autor: | Gehlen, Jardel Jose ![]() |
Primeiro orientador: | Lazo, Pablo Durand |
Primeiro membro da banca: | Loreno, Guilherme de |
Segundo membro da banca: | Vicente, Amarildo de |
Resumo: | A dissertação consiste na proposta de um banco de questões para o ensino de matemática nas escolas do campo de nível médio no Paraná. Inicialmente, contextualizou-se o momento histórico vivido pela educação do campo. Em seguida, investigou-se os documentos orientadores da implementação do Novo Ensino Médio, em âmbito nacional e estadual, de forma a revelar a lacuna existente nos materiais disponíveis para a educação do campo paranaense, e que o material aqui proposto tenta preencher. Posteriormente, respaldou-se nos documentos oficiais e na literatura a escolha da contextualização como o princípio que norteou o desenvolvimento dos exercícios presentes no produto educacional, e discorreu-se sobre o processo de criação deste. Por fim, apresentou-se o banco de questões, composto por 192 exercícios inéditos desenvolvidos a partir do contexto do campo. |
Abstract: | The dissertation consists of proposing a question bank for teaching mathematics in rural high schools in Paraná. Initially, the historical moment experienced by rural education was contextualized. Subsequently, the guiding documents for the implementation of the New High School, at the national and state levels, were investigated in order to reveal the gap existing in the materials available for rural education in Paraná, and that the material proposed here attempts to fill. Later, based on official documents and the literature, the choice of contextualization as the principle that guided the development of the exercises present in the educational product was supported, and the process of creating it was discussed. Finally, the question bank is presented composed of 192 new exercises developed from the field context. |
Keywords: | Novo Ensino Médio Contextualização Educação do campo Banco de questões de matemática New High School Contextualization Rural education Mathematics question bank |
CNPq areas: | ENSINO MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Gehlen, Jardel Jose. Proposta de um banco de questões de matemática contextualizado para a educação do campo em linha ao novo ensino médio do Paraná. 2024. 137 f. Dissertação(Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7714 |
Issue Date: | 6-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jardel José.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.