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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7686
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A relação do Capital Intangível e das Soft skills nas Core Competencies de uma Instituição de Ensino Pública |
Other Titles: | The Relationship Between Intangible Capital and Soft Skills in the Core Competencies of a Public Educational Institution |
Autor: | Mello, Ana Claudia Lustosa de ![]() |
Primeiro orientador: | Vesco, Delci Grapegia Dal |
Primeiro membro da banca: | Meneghatti, Marcelo |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Ivano |
Terceiro membro da banca: | Freitag, Viviane da Costa |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo verificar a influência do Capital Intangível incorporado às Soft skills dos servidores, nas competências essenciais de uma Instituição de ensino pública. Os estudos mencionados na pesquisa indicam que compreender essas relações pode clarificar a gestão de recursos intangíveis em consonância com a otimização das core competencies, especialmente em relação a uma competência central que envolve a oferta de algo que apresenta características únicas em relação a outras instituições, dado que a visão da universidade é produzir, sistematizar e divulgar o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional. E em consonância com a visão de ser uma referência como universidade pública na produção e divulgação do conhecimento. Metodologicamente seguiu-se uma abordagem quantitativa, com desenvolvimento teórico / científico acerca do tema, por meio de uma pesquisa descritiva. A coleta dos dados deu-se por meio de um questionário, aplicado a priori como um pré-teste e posteriormente de maneira definitiva, e a análise dos dados foi (assim como no pré-teste) por meio de um modelo de equação estrutural, analisada pelo software SmartPLS4. Os principais resultados indicam que, embora a maioria das hipóteses tenham sido confirmadas, há melhorias a serem implementadas nessas relações, principalmente em se tratando de habilidade como profissionalismo, liderança, flexibilidade e empatia, variáveis essas que não trouxeram resultados estatisticamente significativos. Além disso, a pesquisa quantitativa pode não abranger todas as hipóteses mencionadas com tanta profundidade, ficando como sugestão para estudos futuros, a utilização da pesquisa qualitativa. O estudo trouxe contribuições teóricas e práticas, pois além de enriquecer a literatura, é um estudo incipiente que pode ser utilizado em distintos contextos. Na prática, é possível recomendar que as instituições invistam em formações de programas voltados às habilidades interpessoais. |
Abstract: | The present research aimed to verify the influence of Intangible Capital integrated with the Soft Skills of employees on the core competencies of a public educational institution. The studies mentioned in the research indicate that understanding these relationships can clarify the management of intangible resources in line with the optimization of core competencies, especially regarding a central competency that involves offering something with unique characteristics compared to other institutions, given that the university's vision is to produce, systematize, and disseminate knowledge, contributing to human, scientific, technological, and regional development. This aligns with the vision of being a reference as a public university in the production and dissemination of knowledge. Methodologically, a quantitative approach was followed, with theoretical/scientific development on the topic through descriptive research. Data collection was conducted using a questionnaire, initially applied as a pre-test and subsequently in a definitive manner. Data analysis was performed (as in the pre-test) using a structural equation model, analyzed by the SmartPLS4 software. The main results indicate that, although most hypotheses were confirmed, there are improvements to be implemented in these relationships, particularly regarding skills such as professionalism, leadership, flexibility, and empathy, which did not yield statistically significant results. Furthermore, the quantitative research may not cover all the mentioned hypotheses in depth, suggesting the use of qualitative research for future studies. The study provided theoretical and practical contributions, as it enriches the literature and represents an emerging study that can be applied in various contexts. Practically, it is possible to recommend that institutions invest in training programs focused on interpersonal skills. |
Keywords: | Competências Soft skills Capita Competencies Soft skills Intangible Capital |
CNPq areas: | COMPETIVIDADE E SUSTENTABILIDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Mello, Ana Claudia Lustosa de. A relação do Capital Intangível e das Soft skills nas Core Competencies de uma Instituição de Ensino Pública. 2024. 97 f. Dissertação( Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7686 |
Issue Date: | 23-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Administração (CVL) |
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