Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7570
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Interfaces entre o trabalho profissional do/a assistente social e a questão agrária no Brasil: um estudo a partir da produção do conhecimento no Serviço Social |
Other Titles: | Interfaces between the professional work of social workers and the agrarian question in Brazil: a study based on knowledge production in Social Work |
Autor: | Fonzar, Juliana Firmino ![]() |
Primeiro orientador: | Engelbrecht, Marize Rauber |
Primeiro membro da banca: | Kreutz, Ineiva Terezinha |
Segundo membro da banca: | Sander, Cristiane |
Terceiro membro da banca: | Engelbrecht, Marize Rauber |
Resumo: | A questão agrária está no cerne da formação sócio-histórica do Brasil. Trata-se de uma expressão da questão social – campo fértil e complexo para a atuação de assistentes sociais. No entanto, é um tema pouco abordado na formação e nos espaços de debate e produção de conhecimento da categoria, o que incide em sua visualização, compreensão e análise pela categoria profissional. Este estudo tem como tema o trabalho dos/as assistentes sociais no âmbito da questão agrária. Nesse contexto, é estabelecido como objetivo geral identificar e compreender as interfaces entre o trabalho profissional dos/as assistentes sociais e a Questão Agrária no Brasil a partir da produção científica do Serviço Social, entre 2012 e 2022. Para alcançar esse objetivo, propõe-se um processo metodológico ancorado na abordagem qualitativa, com utilização de pesquisa exploratória, calcada no materialismo histórico-dialético. A trajetória metodológica envolveu a realização de pesquisa bibliográfica e documental a partir de teses e dissertações encontradas nos bancos de dados das bibliotecas e repositórios virtuais dos Programas de Pós-graduação em Serviço Social da área 32 da CAPES; trabalhos de Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais; e Jornadas Internacionais de Políticas Públicas, no período de 2012 a 2022. Os resultados da pesquisa indicam que a produção científica do Serviço Social aborda o trabalho profissional do/a assistente social no rural, por meio de pesquisas de campo, bibliográficas, documentais e relatos de experiências, estabelecendo interfaces entre esse trabalho e a questão agrária, no âmbito da formação e da atuação profissional. Conclui-se que a categoria questão agrária deve ser mais aprofundada na formação profissional, a fim de fornecer subsídios para uma atuação profissional competente nas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Por ser expressão da questão social, a questão agrária representa um espaço propício para o trabalho profissional, que tem ocorrido, predominantemente, de modo mediado pela política social. |
Abstract: | The agrarian question is at the core of Brazil’s socio-historical formation. It is an expression of the social question – a fertile and complex field for social workers’ practice. However, it is a topic that is seldom addressed in education and in the spaces for debate and knowledge production within the profession, which affects its visibility, understanding, and analysis by social workers. This study focuses on the professional work of social workers within the scope of the agrarian question. In this context, the general objective is to identify and understand the interfaces between social workers’ professional work and the Agrarian Question in Brazil, based on the scientific production in Social Work from 2012 to 2022. To achieve this goal, a methodological process anchored in a qualitative approach is proposed, using exploratory research, grounded in historical-dialectical materialism. The methodological trajectory involved conducting bibliographic and documentary research based on theses and dissertations found in the databases of the libraries and virtual repositories of Social Work Graduate Programs, area 32 of CAPES; works from the The Brazilian Congresses of Social Workers (Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais - CBASs); and The International Public Policy Conferences (Jornadas Internacionais de Políticas Públicas - JOINPPs), from 2012 to 2022. The research results indicate that scientific production in Social Work addresses the professional work of social workers in rural areas through field research, bibliographic, documentary research, and experience reports, establishing interfaces between this work and the agrarian question in the context of professional education and practice. It is concluded that the agrarian question category needs to be further explored in professional education to provide subsidies for competent professional practice in the theoretical-methodological, ethical-political, and technical-operational dimensions. As an expression of the social question, the agrarian question represents a suitable field for professional work, which has predominantly occurred through the mediation of social policy. |
Keywords: | Questão agrária Questão social Serviço social Trabalho profissional do/a Assistente Social Rural Agrarian question Social question Social work Professional Work of Social workers |
CNPq areas: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Campun: | Toledo |
Citation: | FONZAR, Juliana Firmino. Interfaces entre o trabalho profissional do/a assistente social e a questão agrária no Brasil: um estudo a partir da produção do conhecimento no Serviço Social. 2024. 166 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7570 |
Issue Date: | 20-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Serviço Social (TOL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Juliana_Fonzar_2024.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.