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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7545
Tipo do documento: Dissertação
Title: Da originariedade do fenômeno de mundo em Ser e tempo
Other Titles: On the primordiality of the world phenomenon in Being and time
Autor: Salles, Olavo de 
Primeiro orientador: Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva
Primeiro membro da banca: Nova, Marco Antonio dos Santos Casa
Segundo membro da banca: Fogel, Gilvan Luiz
Terceiro membro da banca: Cardoso Neto, Libanio
Resumo: A dissertação tem o objetivo de tematizar o fenômeno do mundo em seu traço de originariedade; para tanto, movemo-nos em Ser e tempo de Martin Heidegger. Assumimos um caminho interpretativo com vistas à unidade de duas posições filosóficas: a primeira diz que mundo é fenômeno intrínseco à questão pelo sentido de ser; a outra, que ele possibilita a concepção radical de quem nós somos. Para Heidegger, questionar pelo sentido de ser significa voltar-se para nosso próprio ser, aqueles quem questionam, buscando compreender como ser se nos faz possível. Quando a questão se torna articulada desde essa possibilidade ela é originária, uma questão pela origem. Mundo, por sua vez, é fenômeno constitutivo de nosso ser. Deste modo, perguntando por mundo, buscando esse originário, a nossa questão tem em vista a remissão entre o modo de ser desses que somos e o próprio ser. Central para a pesquisa é o fenômeno ser-no-mundo. Faz-se necessário enfrentar a seguinte pergunta: de que modo podemos haurir, do fenômeno de mundo, um caráter originário? O objetivo geral desta dissertação consiste em conquistar a compreensão própria de mundo como fenômeno originário. Isso impõe pelo menos dois objetivos específicos, que correspondem aos capítulos do trabalho: a) elucidar o horizonte de colocação da questão pelo sentido de ser em Ser e tempo (capítulo 1) e b) compreender em que sentido se diz que nosso ser-aí “é” no mundo (capítulo 2). Com esta dupla análise chegamos à evidência de que mundo é um fenômeno de significância. Isto permite interpretar que ser se nos faz possível primária e originariamente de modo significativo. O que nos leva a mostrar com Heidegger a originariedade de mundo desde a significância (capítulo 3). Esperamos esclarecer que o originário, quanto ao mundo, fica evidenciado a partir da significância, a qual, não por acaso, constitui seu “conceito” propriamente dito. De modo majoritariamente interrogativo, explicativo e descritivo, procedemos com fins interpretativos e meios bibliográficos. Ser e tempo (1927) é fonte primária da pesquisa; de fontes secundárias, constarão cursos e preleções de Heidegger entre 1919 e 1930, bem como obras de intérpretes sobre os temas pertinentes.
Abstract: This dissertation aims to interpret the so-called primordial character of the phenomenon of the world, moving within the contexts of Martin Heidegger's Being and time. We assume an interpretative path with a view towards the unity of two philosophical positions: the first says that world is an intrinsic phenomenon to the question of the meaning of being, the second, that it enables the radical conception of who we are. For Heidegger, asking about the meaning of being means turning to our own being, seeking to comprehend how being makes itself possible to us. When the question becomes articulated from this possibility, it is a primordial question, a question towards origin. The world, in its turn, is a constitutive phenomenon of our being. In this way, if we ask about world seeking this primordial, our question goes towards the relation between our way of being of and being. The phenomenon of being-in-the-world becomes central to our research. It is necessary to confront the question: how can we interpret a primordial character from the phenomenon of the world? Our general objective is to gain the proper comprehension of world as an originary phenomenon. This imposes on us at least two specific objectives, to which the chapters of the work correspond: a) to elucidate the horizon in which the question is posed by the meaning of being in Being and time (chapter 1) and b) to comprehend in which sense it is said that our being-there “is” in the world (chapter 2). With this double analysis we arrive to the evidence that the world is a phenomenon of significance. This opens us to the task of comprehending that being makes itself possible to us primarily and primordially in a significative way (chapter 3). We hope to reach a comprehension that the originary, in world, becomes evident from significance. To achieve this, in a mostly descriptive and thematic way, we proceed with interpretative purposes and bibliographical means. Being and time (1927) is primary source; as a secondary source, Heidegger's courses and lectures (between 1919 and 1930), as well as interpreters works about pertinent themes.
Keywords: Ser e tempo
Heidegger
Mundo
Originário
Significância
Being and time
World
Originary
Significance
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: SALLES, Olavo de. Da originariedade do fenômeno de mundo em Ser e tempo. 2024. 177 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7545
Issue Date: 8-Aug-2024
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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