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DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Marcelo Ribeiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3686670110520245por
dc.contributor.advisor1Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160022857910767por
dc.contributor.referee1Provinciatto, Luis Gabriel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472704203242937por
dc.contributor.referee2Santos, Jorge Augusto da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3088783002373165por
dc.contributor.referee3Escudero, Jesus Adrian-
dc.contributor.referee4Felix, Wagner Dalla Costa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293060756870545por
dc.contributor.referee5Cardoso Neto, Libanio-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023864601889243por
dc.date.accessioned2025-01-29T21:26:09Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Ribeiro da. Genealogia da facticidade da vida na filosofia do jovem Heidegger (1915-1919). 2024. 190 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7543-
dc.description.resumoA compreensão da facticidade da vida foi uma questão crucial para o desenvolvimento da fenomenologia do jovem Martin Heidegger (1915-1921) e que a pesquisa filosófica contemporânea procura elucidar. Entre as perguntas ainda em aberto, a interpretação do sentido do ter-se-a-si-mesmo do protocristianismo é estágio indispensável para a caracterização heideggeriana de facticidade. O propósito desta pesquisa é alcançar a determinação do conceito de facticidade da vida partindo de sua fonte radicular no factum latino, caracterizando seu emprego no curso da tradição filosófica até avistar a contribuição propriamente do pensar primaveril de Heidegger na elucidação do conceito. Para que isso se consume, no primeiro capítulo buscar-se-á explicitar o sentido bivalente de factum no seu uso latino e na tradição até a modernidade, para na sequência poder determinar a apropriação filosófica do mesmo em Kant, Fichte, Kierkegaard e Husserl, fontes da questão para a filosofia de Heidegger. No segundo capítulo, considerar-se-á a recepção heideggeriana na Habilitationsscrift (1915) do historische Faktum na sua releitura do modus essendi de Duns Scotus à luz do princípio de determinação material da forma de Lask, depois no Kriegsnotsemester (1919) buscar-se-á designar a função que Faktum desempenha na determinação da ideia da filosofia como ciência originária e na dação do mundo circundante. No terceiro capítulo, apresentar-se-á os contextos de inflexão de Faktum em faktische Leben, partindo da questão do acesso fenomenológico à Ursprungsgebiet da vida se elucidará como a vida é capaz de vir a transparência (für sich) em sua manifestação histórica e realizadora como vida fática. E no quarto capítulo, se explicitará o sentido da facticidade da vida. Serão elucidados os fenômenos do ter-se-tornado (Gewordensein) de Paulo e dos Tessalonicenses e a procura por Deus (quaerere Deum) de Agostinho nos respectivos dinamismos de realização da vida, até que se aclare o sentido do ter de ser do si-mesmo como Faktizität. O texto é elaborado por meio de pesquisa bibliográfica tendo como fontes as obras de Martin Heidegger, além dos filósofos e teólogos com influência na sua apropriação do factum, dos seus comentadores e outros afins ao pensamento fenomenológico. Ao fim, vale o aceno ao fato de que a pesquisa é continuação de um projeto pessoal de aprofundamento na compreensão da experiência fática da vida e se justifica na demanda atual de reconectar o homem contemporâneo com a vida em sua facticidade.por
dc.description.abstractComprender la facticidad de la vida fue una cuestión crucial para el desarrollo de la fenomenología del joven Martin Heidegger (1915-1921) y que la investigación filosófica contemporánea trata de dilucidar. Entre las cuestiones aún abiertas, la interpretación del sentido del tenerse-a-sí-mismo del protocristianismo es una etapa indispensable para la caracterización heideggeriana de la facticidad. El propósito de esta investigación es llegar a la determinación del concepto de facticidad de la vida partiendo de su fuente raíz en el latín factum, caracterizando su uso en el curso de la tradición filosófica hasta ver la aportación propia del pensamiento primaveral de Heidegger a la elucidación del concepto. Para ello, en el primer capítulo se tratará de explicar el significado bivalente de factum en su uso latino y en la tradición hasta la modernidad, para luego poder determinar la apropiación filosófica del mismo en Kant, Fichte, Kierkegaard y Husserl, fuentes de la cuestión para la filosofía de Heidegger. El segundo capítulo examinará la recepción heideggeriana en el Habilitationsscrift (1915) del historische Faktum en su relectura del modus essendi de Duns Scoto a la luz del principio de Lask de la determinación material de la forma, y luego en el Kriegsnotsemester (1919) tratará de designar la función que desempeña el Faktum en la determinación de la idea de la filosofía como ciencia originaria y en la dación del mundo-circundante. El tercer capítulo presentará los contextos de la inflexión de Faktum en fakische Leben, partiendo de la cuestión del acceso fenomenológico al Ursprungsgebiet de la vida y dilucidará cómo la vida es capaz de llegar a la transparencia (für sich) en su manifestación histórica y realizadora como vida fática. En el cuarto capítulo se desvelará el sentido de la facticidad de la vida. Se dilucidarán los fenómenos del haber-llegado-a-ser (Gewordensein) de Pablo y los tesalonicenses y la búsqueda de Dios (quaerere Deum) de Agustín en los respectivos dinamismos de la realización de la vida, hasta esclarecer el significado del tener de ser del si-mismo como Faktizität. El texto se elaborará con investigación bibliográfica en las fuentes de Martin Heidegger, filósofos y teólogos con influencia en su apropiación del factum, sus comentaristas y otros relacionados con el pensamiento fenomenológico. Esta investigación, finalmente, significa la continuación de un proyecto personal de profundización en la comprensión de la experiencia fática de la vida y se justifica por la exigencia actual de reconectar al hombre contemporáneo con la vida en su facticidad.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2025-01-29T21:26:09Z No. of bitstreams: 1 Marcelo_Silva_2024.pdf: 1590812 bytes, checksum: 336b727c588840ac70622a59b110b708 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-29T21:26:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo_Silva_2024.pdf: 1590812 bytes, checksum: 336b727c588840ac70622a59b110b708 (MD5) Previous issue date: 2024-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFactumpor
dc.subjectVida fáticapor
dc.subjectTer-se-a-si-mesmopor
dc.subjectFacticidadepor
dc.subjectTenerse-a-si-mismospa
dc.subjectFacticidadspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleGenealogia da facticidade da vida na filosofia do jovem Heidegger (1915-1919)por
dc.title.alternativeGenealogía de la facticidad de la vida en la filosofía del joven Heidegger (1915-1919).spa
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Doutorado em Filosofia (TOL)

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