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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7541
Tipo do documento: Tese
Title: Nietzsche e o antagonismo ao pecado.
Other Titles: Nietzsche and the antagonism to sin
Autor: Pereira, Gracy Kelly Bourscheid 
Primeiro orientador: Frezzatti Junior, Wilson Antonio
Primeiro membro da banca: Melo Neto, João Evangelista Tude de
Segundo membro da banca: Lima, Márcio José Silveira
Terceiro membro da banca: Martines, Paulo Ricardo
Quarto membro da banca: Benvenho, Celia Machado
Resumo: Esta tese apresenta o pensamento de Nietzsche sobre o pecado. Os argumentos utilizados pelo filósofo para expressar seu antagonismo à noção de pecado movimentam a discussão filosófica a respeito dessa temática. Em virtude da dimensão dessa crítica no âmbito dos escritos de Nietzsche, esta pesquisa se direciona ao conjunto de sua obra, incluindo suas anotações privadas. Observando as reflexões do filósofo manifestas de Humano, demasiado humano (1878) ao Crepúsculo dos ídolos (1888), investigamos se a sua concepção sobre a inocência do homem pode ser compreendida como uma contraposição à noção de pecado. Visando analisar adequadamente essa questão, contextualizamos, primeiramente, a interpretação do filósofo alemão a respeito do cristianismo. Em seu entendimento, o cristianismo deturpou o sentido da vida ao projetar o ideal de vida eterna. Analisando as principais divergências entre o seu pensamento e os imperativos cristãos, vemos as circunstâncias de sua oposição ao pecado. Na segunda parte da tese, investigamos aspectos da perspectiva cristã a respeito do pecado. Observando a relevância do pensamento de Agostinho no contexto das discussões filosóficas sobre o tema e a crítica de Nietzsche aos seus argumentos, analisamos também os escritos do filósofo cristão que versam sobre o pecado, sobre o livre-arbítrio e a importância de sua interpretação a respeito do pecado original. Pesquisamos essas concepções de Agostinho expressas, sobretudo em O livre-arbítrio; A cidade de Deus; Confissões; O Sermão da montanha e em A graça de Cristo e o pecado original. A partir dessas investigações vemos que, se para Nietzsche todas as existências são inocentes, para Agostinho, o homem já nasce pecador. Enquanto o filósofo cristão acredita no pecado como uma verdade absoluta, o filósofo alemão interpreta o pecado como uma invenção do cristianismo. Na terceira parte da tese, analisamos mais detalhadamente a perspectiva de Nietzsche sobre o pecado. Tomando o pecado como uma doença que implica em degeneração fisiológica, o filósofo procede a uma genealogia do pecado, questiona a sua procedência, indica os seus efeitos nocivos e destrói os seus alicerces. Disposto por impulsos criativos que considera mais elevados, o filósofo não só expressa os aspectos negativos do pecado, como também anuncia a sua hipótese sobre a inocência do homem. Na última parte da tese, investigamos a concepção de Nietzsche sobre a inocência e os pressupostos que evidenciam seu antagonismo ao conceito de pecado. Apresentada como parte de seu destino filosófico, a perspectiva do filósofo alemão sobre a total inocência do homem instiga o debate a respeito dos conceitos de livre-arbítrio e de pecado. Entendemos que a perspectiva de Nietzsche sobre a inocência revela seu antagonismo ao conceito de pecado.
Abstract: This thesis presents Nietzsche's thoughts on sin. The arguments used by the philosopher to express his antagonism to the notion of sin move the philosophical discussion on this subject. Given the scale of this criticism within Nietzsche's writings, this research focuses on his entire oeuvre, including his private notes. Looking at the philosopher's reflections from Human, All Too Human (1878) to Twilight of the Idols (1888), we investigate whether his conception of man's innocence can be understood as a counterpoint to the notion of sin. In order to properly analyze this question, we first contextualize the German philosopher's interpretation of Christianity. In his view, Christianity distorted the meaning of life by projecting the ideal of eternal life. By analyzing the main divergences between his thought and Christian imperatives, we see the circumstances of his opposition to sin. In the second part of the thesis, we investigate aspects of the Christian perspective on sin. Noting the relevance of Augustine's in the context of philosophical discussions on the subject and Nietzsche's criticism of his arguments, we also analyzed the Christian philosopher's writings on sin, free will and the importance of his interpretation of original sin. We researched these conceptions of Augustine, expressed above all in Free Will; The City of God; Confessions; The Sermon on the Mount and in The Grace of Christ and Original Sin. From these investigations we see that, while for Nietzsche all existences are innocent, for Augustine, man is born a sinner. While the Christian philosopher believes in sin as an absolute truth, the German philosopher interprets sin as an invention of Christianity. In the third part of the thesis, we analyze Nietzsche's perspective on sin in more detail. Taking sin as a disease that implies physiological degeneration, the philosopher proceeds to a genealogy of sin, questions its origin, indicates its harmful effects and destroys its foundations. Driven by creative impulses that he considers higher, the philosopher not only expresses the negative aspects of sin, but also announces his hypothesis about man's innocence. In the last part of the thesis, we investigate Nietzsche's conception on innocence and the assumptions that highlight its antagonism to the concept of sin. Presented as part of his philosophical destiny, the German philosopher's perspective on the total innocence of man instigates debate on the concepts of free will and sin. We believe that Nietzsche's perspective on innocence reveals his antagonism to the concept of sin.
Keywords: Nietzsche
Pecado
Inocência
Agostinho
Sin
Innocence
Augustine
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: PEREIRA, Grecy Kelly Bourscheid. Nietzsche e o antagonismo ao pecado.. 2024.134 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7541
Issue Date: 28-Jun-2024
Appears in Collections:Doutorado em Filosofia (TOL)

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