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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7283
Tipo do documento: Dissertação
Title: Potencial de geração e emissões em motor gerador utilizando diesel e biodiesel de canola e soja
Other Titles: Potential for generation and emissions in generator engines using diesel and biodiesel from canola and soy
Autor: Orben, Jean Michel Chaves 
Primeiro orientador: Siqueira, Jair Antonio Cruz
Primeiro coorientador: Nogueira, Carlos Eduardo Camargo
Segundo coorientador: Boas, Marcio Antonio Vilas
Primeiro membro da banca: Siqueira, Jair Antônio Cruz
Segundo membro da banca: Prior, Maritane
Terceiro membro da banca: Caneppele, Fernando de Lima
Resumo: Este trabalho comparou a eficiência de queima e as emissões de um motor gerador alimentado por diferentes tipos de combustíveis: diesel S10, biodiesel de óleo de canola refinado, biodiesel de óleo de soja extravirgem, biodiesel de óleo de soja refinado, e biodiesel de óleo de soja extravirgem. Diferentes misturas de biodiesel (B5, B10, B20, B40, B80, B100) foram testadas para avaliar o desempenho e o impacto ambiental do uso de biodiesel em comparação com o diesel S10 (B0). A produção dos biodieseis ocorreu no Laboratório de Tecnologia e Sustentabilidade (LABTES) da UNIOESTE, Campus de Cascavel, Paraná, enquanto a caracterização das amostras foi realizada pelo Laboratório Poollab, em Itajaí, Santa Catarina. Os testes foram conduzidos em um motor gerador de 5 kVA sob cargas variadas de 1.000 a 6.000 W. Os parâmetros avaliados incluíram potência instantânea, emissões de monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx), e hidrocarbonetos (HC), utilizando análises estatísticas ANOVA e teste de Tukey com 5% de significância. Os resultados revelaram que a adição de biodiesel ao diesel S10 pode diminuir significativamente as emissões de HC e NOx, com diferenças estatísticas notáveis já a partir de 5% de biodiesel na mistura. Essa tendência na redução das emissões se manteve com o aumento da concentração de biodiesel, sem alterações significativas nas emissões a partir de 5% de biodiesel. Não houve diferenças significativas na potência para as diferentes blendas ou matérias-primas. Este trabalho também destacou que, apesar das semelhanças físico-químicas entre os diferentes biodieseis, pequenas diferenças incrementais foram observadas. A característica mais distintiva foi o conteúdo de ésteres, indicando uma qualidade superior dos óleos extravirgens em comparação aos refinados, embora isso não tenha se traduzido em aumento de potência.
Abstract: This study compared the combustion efficiency and emissions of a generator engine fueled by different types of fuels: S10 diesel, refined canola oil biodiesel, extra virgin soybean oil biodiesel, refined soybean oil biodiesel, and extra virgin soybean oil biodiesel. Various biodiesel blends (B5, B10, B20, B40, B80, B100) were tested to assess performance and environmental impact of biodiesel use compared to S10 diesel (B0). The biodiesels were produced at the Laboratory of Technology and Sustainability (LABTES) of UNIOESTE, Cascavel campus, Paraná, while sample characterization was performed by the Poollab Laboratory in Itajaí, Santa Catarina. The tests were conducted on a 5 kVA generator engine under various loads from 1,000 to 6,000 W. Evaluated parameters included instantaneous power, emissions of carbon monoxide (CO), carbon dioxide (CO2), nitrogen oxides (NOx), and hydrocarbons (HC), using ANOVA statistical analyses and Tukey's test with a 5% significance. The results revealed that adding biodiesel to S10 diesel can significantly reduce HC and NOx emissions, with notable statistical differences starting from 5% biodiesel in the blend. This trend in emission reduction continued with increasing biodiesel concentration, without significant changes in emissions from 5% biodiesel onwards. There were no significant differences in power for the different blends or raw materials. This work also highlighted that, despite the physico-chemical similarities between the different biodiesels, small incremental differences were observed. The most distinctive feature was the ester content, indicating a superior quality of extra virgin oils compared to refined ones, although this did not translate into an increase in power.
Keywords: Combustível
Renovável
Energia
Culturas energéticas
Sustentabilidade
Fuel
Renewable Energy
Energy Crops
Sustainability
CNPq areas: AGROENERGIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura
Campun: Cascavel
Citation: Orben, Jean Michel Chaves. Potencial de geração e emissões em motor gerador utilizando diesel e biodiesel de canola e soja. 2024. 144 f. Dissertação( Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7283
Issue Date: 4-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura (CVL)

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