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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7187
Tipo do documento: Tese
Title: As sutilezas metafísicas e manhas teológicas da economia política: contribuições da crítica feuerbachiana da religião para a crítica da economia e da política em Karl Marx
Other Titles: The metaphysical subtleties and theological niceties of the political economy
Autor: Ariza, Péricles 
Primeiro orientador: Schütz, Rosalvo
Primeiro membro da banca: Mejias Herrera, Maria Luz
Segundo membro da banca: Chagas, Eduardo Ferreira
Terceiro membro da banca: Costa Neto, Pedro Leão da
Quarto membro da banca: Lorenzoni, Anna Maria
Resumo: A presente tese busca aprofundar a compreensão dos pressupostos estruturais do modo de produção capitalista através de um estudo da relação e analogia argumentativa existente, conforme Feuerbach e Marx respectivamente, entre a crítica da teologia e da Economia Política. Destacamos, portanto, a estrutura análoga do processo de alienação e estranhamento do homem de si e de sua própria essência, assim como da própria natureza. O trabalho alienado e o estranhamento provocado pelo modo de produção capitalista, baseado na propriedade privada, ou seja, na separação do trabalhador de si, de seu produto, de sua criação, faz com que esta assuma uma forma autônoma, fetichizante e, por isso mesmo, religiosa. Por isso, o presente trabalho visa problematizar as seguintes questões: 1) Qual a relação ou quais os elementos comuns entre o Capital (ou capitalismo) e a religião? 2) A influência e as contribuições da crítica da religião de Feuerbach para a crítica da economia política, encontram-se presentes somente nas obras do “jovem Marx”, ou, também, encontrar-se-iam presentes em suas obras de maturidade teórica, como O Capital, por exemplo? Sobre Marx e Feuerbach é preciso, ainda, nos perguntarmos: a crítica apresentada por Marx em relação à Feuerbach, como em suas famosas “Teses sobre Feuerbach”, por exemplo, representaria, em essência, uma “ruptura epistemológica” de Marx em relação à crítica de Feuerbach ou representaria, na verdade, uma complementação e desenvolvimento das posições feuerbachianas? 3) Quais as semelhanças e diferenças existentes entre a economia política moderna e a teologia? Por fim, nos questionamos se poderíamos afirmar que o capitalismo, além de corresponder a um modo de produção específico e histórico, também pode ser considerado uma espécie de religião? Neste sentido, o presente trabalho busca comparar os princípios que dão origem a religião e a idolatria religiosa com os princípios que dão origem a idolatria ou fetichismo da mercadoria, do Estado e, por fim, do capital. Assim sendo, pretendemos destacar a função que os pressupostos metafísicos-teológicos possuem no processo de reprodução e legitimação do capital, procurando explorar, ainda, a potencialidade crítica que as metáforas teológicas assumem na obra de Karl Marx. As teses que aqui defendemos são as de que: 1) O capitalismo não é uma religião, mas sim um modo de produção, histórico e transitório; Todavia, a economia política moderna e, portanto, o próprio liberalismo se apresenta muito mais como uma espécie de “teologia econômica” do que uma “ciência econômica” propriamente dita. 2) Não existe ruptura epistemológica de Marx com suas obras e “teses da juventude”; 3) De um modo geral e particular, direto e indireto, é possível observarmos o quanto a influência do método e da crítica da religião de Feuerbach é decisiva para a elaboração do método e da crítica desenvolvida por Marx, não apenas durante sua juventude, mas também em O Capital (1867).4) A analogia estrutural do capitalismo com a religião é um diagnóstico acertado de Marx, o qual indica para a necessidade de uma práxis adequada, capaz de enfrentar as ‘manhas teológicas e sutilezas metafísicas’ do capital.
Abstract: This thesis seeks to deepen the understanding of the structural assumptions of the capitalist mode of production through a study of the relationship and argumentative analogy that exists, according to Feuerbach and Marx respectively, between the criticism of theology and Political Economy. We therefore highlight the analogous structure of the process of alienation and estrangement of man from himself and his own essence, as well as from nature itself. The alienated work and estrangement caused by the capitalist mode of production, based on private property, that is, on the separation of the worker from himself, his product, his creation, causes it to assume an autonomous, fetishizing form and, therefore, Even religious. Therefore, the present work aims to problematize the following questions: 1) What is the relationship or what are the common elements between Capital (or capitalism) and religion? 2) The influence and contributions of Feuerbach's critique of religion to the critique of political economy are present only in the works of the “young Marx”, or, they would also be present in his works of theoretical maturity, like Capital, for example? We also need to ask ourselves about Marx and Feuerbach: the criticism presented by Marx in relation to Feuerbach, as in his famous “Theses on Feuerbach”, for example, would represent, in essence, an “epistemological rupture” of Marx in relation to Feuerbach's critique or would it actually represent a complementation and development of Feuerbach's positions? 3) What are the similarities and differences between modern political economy and theology? Finally, we asked ourselves if we could say that capitalism, in addition to corresponding to a specific and historical mode of production, can also be considered a type of religion? In this sense, the present work seeks to compare the principles that give rise to religion and religious idolatry with the principles that give rise to idolatry or fetishism of merchandise, the State and, finally, capital. Therefore, we intend to highlight the function that metaphysical-theological assumptions have in the process of reproduction and legitimization of capital, seeking to explore, furthermore, the critical potential that theological metaphors assume in the work of Karl Marx. The theses we defend here are that: 1) Capitalism is not a religion, but rather a historical and transitory mode of production; However, modern political economy and, therefore, liberalism itself presents itself much more as a kind of “economic theology” than an “economic science” itself. 2) There is no epistemological break between Marx and his works and “theses of youth”; 3) In a general and particular, direct and indirect way, it is possible to observe how much the influence of Feuerbach's method and criticism of religion is decisive for the elaboration of the method and criticism developed by Marx, not only during his youth, but also in Capital (1867). 4) The structural analogy of capitalism with religion is an accurate diagnosis by Marx, which indicates the need for an adequate praxis, capable of facing the 'theological tricks and metaphysical subtleties' of capital.
Keywords: Economia
Política
Religião
Metafísica
Teologia
Economy
Politics
Religion
Metaphysics
Theology
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: ARIZA, Péricles. As sutilezas metafísicas e manhas teológicas da economia política: contribuições da crítica feuerbachiana da religião para a crítica da economia e da política em Karl Marx. 2023. 218 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7187
Issue Date: 15-Aug-2023
Appears in Collections:Doutorado em Filosofia (TOL)

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