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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7088
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A eficiência do capital intangível em empresas de concessão de rodovias brasileiras |
Other Titles: | The efficiency of intangible capital in brazilian highway concession companies |
Autor: | Trentin, Elizete Tarrago |
Primeiro orientador: | Dal Vesco, Delci Frapégia |
Primeiro coorientador: | Meneghatti, Marcelo Roger |
Primeiro membro da banca: | Dal Vesco, Delci Grapégia |
Segundo membro da banca: | Rojo , Claudio Antonio |
Terceiro membro da banca: | Rodrigues Junior, Moacir Manoel |
Resumo: | Como parte estratégica para os negócios das empresas de concessão pública de rodovias, o reconhecimento da eficiência técnica do ativo intangível dos contratos de concessão, adquiridos externamente, adicionado aos índices dos componentes do modelo de agregação de valor do Capital Intelectual (VAICTM) ajustado, produzidos internamente, relativo aos interesses dos stakeholders, é usado como critério de análise da competitividade e o valor da empresa. Este trabalho tem a intenção de compreender o desenvolvimento eficaz do ativo intangível adquirido externamente, adicionado aos ativos intangíveis produzidos internamente, relacionados a eficiência do Lucro Líquido Operacional (LLO). A pesquisa tem como objetivo analisar os investimentos em ativo intangível adquirido externamente ou produzido internamente que afeta a eficiência da vantagem competitiva. Para realizar esta pesquisa, foram utilizadas informações financeiras dos relatórios anuais das demonstrações contábeis e do balanço patrimonial de 14 concessionárias listadas na BM&FBovespa, referente aos exercícios de 2019 a 2021. Para a análise, aplicou-se a técnica não paramétrica da Análise Envoltória dos Dados (DEA). Os resultados apontaram correlação negativa fraca entre os inputs das variáveis analisadas pela DEA, isso justifica as demandas excedentes nos inputs identificada pelo modelo que caracterizam a não eficiência de algumas variáveis. Para atender o bjetivo geral, o modelo apontou que os ativos intangíveis do Capital relacional, humano e estrutural, produzidos internamente, causam impacto no desempenho do Ativo Intangível dos contratos de concessão das empresas estudadas e afeta a eficiência na vantagem competitiva. Diante disso, o resultado eficiente na geraçao do lucro por investimentos eficaz em ativos intangíveis produzidos internamente e adquiridos externamente foi alcançado. Dessa forma, a empresa Anhanguera Bandeirante S.A, foi a unica empresa dentre as 14 analisadas a atingir a eficiência em todos os modelos DEA tanto ao input quanto ao output. Nesse sentido, observou-se que os fatores Capital Humano (CH) e Capital Estrutural (CE) foram determinantes na pesquisa na projeção de eficiência técnica, orientado ao output na maximização do resultado medido pelo Lucro Líquido Operacional (LLO). A pesquisa contribui para uma abordagem diferenciada na associação dos componentes de valor agregado do modelo VAIC™ ajustado com o montante de investimento em ativo intangível dos contratos de concessão do serviço público de rodovias. Ademais, contribui para ampliar a análise para além do capital humano, abrangendo os demais componentes de valor, a fim de considerar a eficiência dos diferentes tipos de insumos para os inputs (Pesquisa e Desenvolvimento e Tecnologia da Informação) na criação de valor para o output (LLO). |
Abstract: | As a strategic part for the business of public highway concession companies, the recognition of the technical efficiency of the intangible assets of concession contracts (external intangibles), added to the indices of the components of the adjusted Intellectual Capital (VAICTM) value aggregation model ( internal intangibles), relating to the interests of stakeholders, is used as a criterion for analyzing the competitiveness and value of the company. This work intends to understand the effective development of external intangible assets, added to internal intangible assets related to the efficiency of Net Operating Profit (LLO). The research aims to analyze investments in intangible assets acquired externally or produced internally that affect the efficiency of competitive advantage. To carry out this research, financial information was used from the annual reports of the financial statements and the balance sheet of 14 concessionaires listed on BM&FBovespa, referring to the years 2019 to 2021. For the analysis, the non parametric technique of Data Envelopment Analysis was applied (DEA). The results showed a weak negative correlation between the inputs of the variables analyzed by the DEA, this justifies the excess demands on the inputs identified by the model that characterize the non efficiency of some variables. To meet the general objective, the model pointed out that relational, human and structural capital (internal intangibles) have an impact on the performance of the Intangible Assets of concession contracts (external intangibles) of the companies studied and affects the efficiency of competitive advantage. Given this, the efficient result in generating profit through effective investments in internal and external intangible assets was achieved. Thus, the company Anhanguera Bandeirante S.A, was the only company among the 14 analyzed to achieve efficiency in all DEA models both at input and output. In this sense, it was observed that the factors Human Capital (HC) and Structural Capital (CE) were decisive in the research in projecting technical efficiency, oriented towards output in maximizing the result measured by Net Operating Profit (LLO). The research contributes to a differentiated approach in associating the added value components of the VAIC™ model adjusted with the amount of investment in intangible assets of public highway service concession contracts. Furthermore, it contributes to expanding the analysis beyond human capital, covering other value components, in order to consider the efficiency of different types of inputs (Research and Development and Information Technology) in creating value for the output (LLO). |
Keywords: | Criação de Valor Vantagem Competitiva Índices de Desempenho Value Creation Competitive advantage Performance Indexes |
CNPq areas: | COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Trentin, Elizete Tarrago. A eficiência do capital intangível em empresas de concessão de rodovias brasileiras. 2023. 103 f. Dissertação( Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7088 |
Issue Date: | 16-Oct-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Administração (CVL) |
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