Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZaparte, Andréia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3473197662569648por
dc.contributor.advisor1Freitas, Sheille Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4598958573279577por
dc.contributor.referee1Priori, Angelo Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9430424742681196por
dc.contributor.referee2Moreira, Vagner José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978311010887665por
dc.contributor.referee3Rodrigues, Rejane Meireles Amaral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5113804934831727por
dc.contributor.referee4Conradi, Carla Cristina Nacke-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6618784394051507por
dc.date.accessioned2024-03-12T22:00:45Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationZAPARTE, Andréia. Luta e resistência:memórias sobre o movimento estudantil no Paraná e o enfrentamento à ditadura civil-militar. 2023.459 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7083-
dc.description.resumoAo revisitar as memórias produzidas acerca das experiências de luta e confrontação que permearam as relações entre o movimento estudantil paranaense e o aparato repressivo organizado e estruturado durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil, buscamos evidenciar como os estudantes se organizaram na luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, concomitante à luta contra o fim das liberdades democráticas, impostas a partir do golpe de 1964, destacando seus princípios norteadores, estratégias de resistência, reivindicações e a construção de um elo coletivo de enfrentamento. Nessa direção identificamos um conjunto de memórias que problematizam os receios e realidades da prisão, das torturas físicas e psicológicas, das perseguições, do exílio e da clandestinidade de estudantes paranaenses, que tiveram suas trajetórias marcadas pela violência e pelas arbitrariedades praticadas por agentes à serviço do Estado brasileiro ao longo da Ditadura Civil-Militar. Ao explicitar esses crimes conduzimos a reflexão no sentido de apontar a importância dessas memórias e enfatizar a necessidade de uma reafirmação constante dos valores relacionados à garantia dos Direitos Humanos, tendo em vista que muitos desses crimes permanecem sem esclarecimento e se arrastam até o tempo presente ressoando em disputas não só de narrativas, mas sobre os usos do passado na disputa por memórias sobre “o que aconteceu” e como referenciá-lo nas ações do presente. Assim, buscamos as marcas de experiências de violência e de opressão que ficaram impressas nos corpos e nas mentes de seus protagonistas e familiares. Para além de evidenciar relações de um passado, essas memórias constituem uma ponte do presente com o passado, possibilitando-nos discutir esse processo histórico, as avaliações que os sobreviventes tecem acerca da relação passado/presente, bem como as motivações desses sujeitos para rememorar esse tempo atualmente. Essa tese se propõe a trazer esse debate e convidar à reflexão sobre esses embates, seja nas disputas de memórias que marcam esse processo, numa retomada contínua por vieses controversos no presente, seja porque essas questões importam hoje diante dos conflitos e dificuldades em construir uma leitura histórica de reparação das injustiças e arbitrariedades em tela, onde dar visibilidade aos relatórios e demais documentações dessa tematização é algo imprescindível para que pressionemos a responsabilização do Estado no processo de identificação das vítimas da Ditadura diante das implicações da Lei de Anistia. Analisamos dezenas de “depoimentos” daqueles que militaram no movimento estudantil paranaense durante a Ditadura, principalmente dos acervos da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e do Projeto Depoimentos para a História (DHPaz). Também dispomos dos acervos da Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná (DOPS) e de jornais disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira, além dos recortes que compõem o acervo da DOPS. A pesquisa organizouse em três eixos principais; “memórias do cárcere, receios e realidades da prisão”, “memórias de luta e confrontação” e “os significados das memórias e da luta no percurso histórico em tela”. Eles sustentam a tese acerca da importância de pensarmos as disputas de memórias na luta social e política enquanto norteadora da análise do Brasil recente, particularmente na experiência do movimento estudantil no Paraná.por
dc.description.abstractEn revisitant les mémoires produites sur les expériences de lutte et de confrontation qui ont imprégné les relations entre le mouvement étudiant du Paraná et l'appareil répressif organisé et structuré pendant la Dictature Civilo-Militaire au Brésil, nous cherchons à mettre en évidence comment les étudiants se sont organisés dans la lutte au Brésil. défense d'une éducation publique, gratuite et de qualité, concomitante à la lutte contre la fin des libertés démocratiques, imposée après le coup d'État de 1964, en soulignant ses principes directeurs, ses stratégies de résistance, ses revendications et la construction d'un lien collectif de confrontation. En ce sens, nous avons identifié un ensemble de mémoires qui problématisent les peurs et les réalités de la prison, de la torture physique et psychologique, de la persécution, de l'exil et de la clandestinité des étudiants du Paraná, dont les trajectoires ont été marquées par la violence et les actes arbitraires pratiqués par des agents au service de l'État brésilien. pendant la dictature civilomilitaire. En expliquant ces crimes, nous menons une réflexion afin de souligner l'importance de ces souvenirs et soulignons la nécessité d'une réaffirmation constante des valeurs liées à la garantie des Droits de l'Homme, considérant que beaucoup de ces crimes restent sans clarification et traînent au temps présent, résonnant dans les conflits non seulement sur les récits, mais aussi sur les utilisations du passé dans la dispute sur les souvenirs de « ce qui s’est passé » et sur la manière d’y faire référence dans les actions présentes. Ainsi, nous recherchons les marques d’expériences de violence et d’oppression qui se sont imprimées dans le corps et l’esprit des protagonistes et de leurs familles. En plus de mettre en lumière les relations du passé, ces mémoires constituent un pont entre le présent et le passé, permettant d'évoquer ce processus historique, les évaluations que les survivants portent sur la relation passé/présent, ainsi que les motivations de ces sujets à souviens-toi de cette fois actuellement. Cette thèse vise à alimenter ce débat et à inviter à la réflexion sur ces affrontements, que ce soit dans les conflits mémoriels qui jalonnent ce processus, dans une reprise continue de biais controversés au présent, ou parce que ces enjeux comptent aujourd'hui face aux conflits et aux difficultés de construction. une lecture de l'histoire de la réparation des injustices et de l'arbitraire à l'écran, où donner de la visibilité aux rapports et autres documents sur cette question est essentiel pour que nous puissions faire pression pour que l'État rende des comptes dans le processus d'identification des victimes de la Dictature, compte tenu des implications de la Loi d'amnistie. Nous avons analysé des dizaines de « témoignages » de ceux qui ont participé au mouvement étudiant du Paraná pendant la Dictature, principalement issus des collections de la Commission nationale de vérité (CNV) et du Projet Témoignages pour l'histoire (DHPaz). Nous disposons également des collections de la Delegacia de Ordem Política et Social de Paraná (DOPS) et des journaux disponibles dans l'Hemeroteca Digital Brasileira, en plus des coupures de presse qui composent la collection DOPS. La recherche a été organisée en trois axes principaux ; « souvenirs de prison, peurs et réalités de prison », « souvenirs de lutte et de confrontation » et « les significations des souvenirs et de la lutte dans le voyage historique à l'écran ». Ils soutiennent la thèse sur l’importance de réfléchir aux conflits mémoriels dans la lutte sociale et politique comme guide pour l’analyse du Brésil récent, en particulier dans l’expérience du mouvement étudiant du Paraná.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2024-03-12T22:00:45Z No. of bitstreams: 1 TESE - ANDREIA ZAPARTE 2.pdf: 23851073 bytes, checksum: a9a04d652542618bd6f1f0b62d35ea77 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-12T22:00:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - ANDREIA ZAPARTE 2.pdf: 23851073 bytes, checksum: a9a04d652542618bd6f1f0b62d35ea77 (MD5) Previous issue date: 2023-10-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDitadura civil-militarpor
dc.subjectMovimento estudantil parananensepor
dc.subjectViolação dos direitos humanospor
dc.subjectMemória dos cárcerespor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleLuta e resistência:memórias sobre o movimento estudantil no Paraná e o enfrentamento à ditadura civil-militarpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Doutorado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andréia_Zaparte.pdf23.29 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.