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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7075
Tipo do documento: Dissertação
Title: Valor e expansão da comunidade moral: do bem-estarismo senciocêntrico ao holismo biocêntrico
Other Titles: Value and moral community expansion: from sentiocentric welferism to biocentric holism
Autor: Santos, Gabriel Panisson dos 
Primeiro orientador: Spica, Marciano Adilio
Primeiro membro da banca: Tonetto, Milene Consenso
Segundo membro da banca: Lorenzoni, Anna Maria
Terceiro membro da banca: Spica, Marciano Adilio
Resumo: A concepção de valor, enquanto bem não-instrumental, amoral e potencial fundamentador de teorias morais normativas, possui diferentes respostas ao longo da história da filosofia moral. Dentre estas, a teoria do valor hedonista desenvolvida por Jeremy Bentham e, posteriormente, por John Stuart Mill, caracteriza-se por seu enfoque no bem-estar dos indivíduos passíveis de experienciar prazer e dor. Assim, o hedonismo abre portas para uma moralidade voltada ao bem-estar, tal qual a teoria moral consequencialista de Mill, conhecida como “utilitarismo clássico”. Somando-se a esse novo paradigma algumas reformas teóricas, autores como Peter Singer adotam a teoria do valor preferencialista, caracterizada pela definição de bem-estar enquanto satisfação de preferências. Com base na teoria preferencialista, Peter Singer expande a comunidade moral, de modo a incluir nela todos os seres sencientes, tornando-se, assim, um dos principais expoentes do paradigma moral não-antropocêntrico. Entretanto, as fronteiras da comunidade moral provaram-se cada vez mais flexíveis, de modo a possibilitar o surgimento de novas teorias do valor com maior poder de expansão da comunidade moral em relação às teorias bem-estaristas. Nesse contexto, Holmes Rolston III desenvolve uma teoria do valor caracterizada, dentre outras coisas, por descentralizar a concepção de bem não-instrumental da capacidade de experienciar bem-estar. Para Rolston, a condição mínima para a existência de valor é a simples presença de vida em sentido biológico, sendo que a condição de possibilidade para a existência de vida é o caráter ambientalmente relacional dos organismos vivos e seus meios, caráter esse nomeado de “holismo”. A partir da fundamentação proporcionada pelo holismo biocêntrico, Rolston propõe que a comunidade moral seja composta não somente por humanos e tampouco por seres sencientes, mas por todas as entidades holísticas (biosfera, ecossistemas, biomas, espécies) e os organismos que as compõem. Sendo Rolston o grande precursor da ética ambiental, pode-se dizer que a área da ética ambiental é resultante tardio do debate acerca das fronteiras da comunidade moral, o qual teve seu estopim, respectivamente, nas contribuições teóricas de Bentham, Mill e, especialmente, Peter Singer.
Abstract: The conception of value, as a non-instrumental, amoral, and potential foundation for normative moral theories, has different responses throughout the history of moral philosophy. Among these, the hedonistic theory of value developed by Jeremy Bentham and later by John Stuart Mill is characterized by its focus on the well-being of individuals capable of experiencing pleasure and pain. Thus, hedonism paves the way for a morality oriented towards well-being, such as Mill's consequentialist moral theory known as "classical utilitarianism." Adding to this new paradigm some theoretical reforms, authors like Peter Singer adopt the preferentialist theory of value, characterized by defining well-being as the satisfaction of preferences. Based on the preferentialist theory, Peter Singer expands the moral community to include all sentient beings, becoming one of the main proponents of the non-anthropocentric moral paradigm. However, the boundaries of the moral community have proven to be increasingly flexible, allowing the emergence of new theories of value with greater potential for expanding the moral community compared to well-being-based theories. In this context, Holmes Rolston III develops a theory of value characterized, among other things, by decentralizing the conception of non-instrumental good from the capacity to experience well-being. For Rolston, the minimal condition for the existence of value is the mere presence of life in the biological sense, and the enabling condition for the existence of life is the environmentally relational character of living organisms and their environment, a character he names "holism." Building on the foundation provided by biocentric holism, Rolston proposes that the moral community should consist not only of humans or sentient beings but of all holistic entities (biosphere, ecosystems, biomes, species) and the organisms that compose them. As Rolston is the leading figure in environmental ethics, one can say that the field of environmental ethics is a late result of the debate about the boundaries of the moral community, which had its origins in the theoretical contributions of Bentham, Mill, and especially Peter Singer.
Keywords: Peter Singer
Holmes Rolston III
Bem-estar
Holismo
Valor
Well-being
Holism
Value
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: SANTOS, Gabriel Panisson dos. Valor e expansão da comunidade moral: do bem-estarismo senciocêntrico ao holismo biocêntrico. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7075
Issue Date: 18-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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