Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7016
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeal, Vicente de Albuquerque Maranhão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9514826650505051por
dc.contributor.advisor1Vicentini, Geraldo Emílio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233599143446637por
dc.contributor.referee1Vicentini, Geraldo Emílio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233599143446637por
dc.contributor.referee2Ferreto , Lirane Elize Defante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828944409163245por
dc.contributor.referee3Marin, Flávia Luiza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3811136202447554por
dc.date.accessioned2024-02-19T13:13:26Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationLEAL, Vicente De Albuquerque Maranhão. Perfil e mapeamento dos acidentes de trânsito fatais com óbito no local, na unidade Francisco Beltrão/PR entre 2010 e 2020. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7016-
dc.description.resumoAnualmente no Brasil, são registrados mais de 1 milhão de acidentes, matando cerca de 40 mil pessoas e deixando mais de 370 mil feridos, impactando a economia e milhares de famílias, segundo o Ministério Saúde. O acelerado processo de urbanização, o crescimento populacional expressivo, o aumento do número de veículos e a ingesta alcoólica são fatores que contribuem para o alto índice de acidentes de trânsito no Brasil. As mudanças no código de Trânsito de 1998, melhorando a segurança dos veículos e incrementando da fiscalização eletrônica não fizeram com que os acidentes apresentassem uma redução importante, colocando ainda o Brasil como um os países com mais óbito no trânsito no mundo. Pela relevância do tema realizamos um estudo epidemiológico, transversal, descritivo, analítico e retorspectivona na Unidade Francisco Beltrão (demarcado pela Polícia Científica do Paraná), no período de 2010-2020. Levantaremos o perfil dos acidentes fatias de indivíduos que sofreram óbito no local do acidente de trânsito, identificando a condição do acidentado e as vias de maiores periculosidade que promoveram a lesão corporal e desfecho fatal, caracterizando como trauma de extrema gravidade, representado por um total de 726 ocorrências com óbitos no local representando 55% de todas as ocorrências fatais no trânsito com base nas informações dos prontuários no IML (Instituto de Medicina Legal) e do Instituto de Criminalística de Francisco Beltrão / PR. O perfil identificando considera: a idade, sexo, dia da semana, local preciso do acidente, causa do óbito pelo exame necroscópico, presença de álcool etílico por dosagem sanguínea, tipo de veículo envolvido e localização dentro do veículo, envolvendo carros, caminhões, ônibus, motocicletas, condutores, passageiros e pedestres. Os dados serão inseridos em mapas cartográficos de rodovias da região, identificando os trechos de maior vulnerabilidade. As informações obtidas demonstram que homens, adultos e jovens apresentam o maior número de casos e em consonância com a primeira causa de morte no mundo entre pessoas na faixa etária entre 15 e 29 anos, responsáveis por ceifar a vida de 1,24 milhões de pessoas em 182 países, em 2020. Este trabalho visa estabelecer um perfil da região de Francisco Beltrão com caracterização dos acidentes de trânsito, podendo contribuir para sua compreensão e panejamento de políticas e intervenções na segurança do trânsito em rodovias por adoção de medidas mitigadoras de acidentes.por
dc.description.abstractAnnually in Brazil, more than 1 million accidents are registered, killing about 40 thousand people and leaving more than 370 thousand injured, impacting the economy and thousands of families, according to the Ministry of Health. , the increase in the number of vehicles and alcohol intake are factors that contribute to the high rate of traffic accidents in Brazil. The changes in the 1998 Traffic Code, improving vehicle safety and increasing electronic inspection, did not cause accidents to show a significant reduction, placing Brazil as one of the countries with the most deaths in traffic in the world. an epidemiological, cross-sectional, descriptive, analytical and retrospective study at the Francisco Beltrão Unit (marked by the Scientific Police of Paraná), in the period 2010-2020. of the accident victim and the most dangerous routes that led to bodily injury and fatal outcome, characterized as extremely serious trauma, represented by a total of 726 occurrences with deaths on the spot representing 54% of all fatal occurrences in traffic based on information from medical records in the IML (Institute of Legal Medicine) and the Institute of Criminalistics of Francisco Beltrão / PR. The identifying profile considers: age, sex, and day of the week, precise location of the accident, cause of death by autopsy, presence of ethyl alcohol by blood test, type of vehicle involved and location inside the vehicle, involving cars, trucks, buses, motorcycles, drivers, passengers and pedestrians. The data will be inserted into cartographic maps of highways in the region, identifying the most vulnerable stretches. The information obtained shows that men, adults and young people have the highest number of cases and in line with the leading cause of death in the world among people aged between 15 and 29 years, responsible for taking the lives of 1.24 million people in 182 countries, in 2020. This work aims to establish a profile of the Francisco Beltrão region with the characterization of traffic accidents, which can contribute to its understanding and planning of policies and interventions in traffic safety on highways by adopting measures to mitigate accidents.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Almir Squinsani (almir.squinsani@unioeste.br) on 2024-02-19T13:13:26Z No. of bitstreams: 1 Vicente_Leal_2024.pdf: 1692526 bytes, checksum: 10872bec2c47e3f38dee13134150c4de (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-19T13:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vicente_Leal_2024.pdf: 1692526 bytes, checksum: 10872bec2c47e3f38dee13134150c4de (MD5) Previous issue date: 2023-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectÓbito no localpor
dc.subjectAcidente trânsitopor
dc.subjectMorte no trânsitopor
dc.subjectDeath on siteeng
dc.subjectTraffic accident;eng
dc.subjectTraffic deateng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDEpor
dc.titlePerfil e mapeamento dos acidentes de trânsito fatais com óbito no local, na unidade Francisco Beltrão/PR entre 2010 e 2020por
dc.title.alternativeProfile and mapping of fatal traffic accidents with death on location, at the Francisco Betray unit/PR between 2010 and 2020eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vicente_Leal_2024.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.