Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Maria Arthuane da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1049072035542035por
dc.contributor.advisor1Conradi, Carla Cristina Nacke-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6618784394051507por
dc.contributor.advisor-co1Stein, Marcos Nestor-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8960631928323330por
dc.contributor.referee1Silva, Cleube Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090733062602500por
dc.contributor.referee2Schneider, Claércio Ivan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6497095485674185por
dc.date.accessioned2024-02-05T21:14:40Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Arthuane da Costa. Chegou no Piauí, no Piauí tem tambor:as muitas faces do tambor de crioula piauiense na contemporaneidade. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6974-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a construção histórica e identitária da prática cultural do tambor de crioula no estado do Piauí por meio da produção de entrevistas com sujeitos que integram a prática nas cidades de Teresina – capital do estado - e Porto, região dos Cocais. O recorte cronológico, embora principalmente voltado ao tempo presente, está delimitado entre a década de 1960 até os dias atuais. A metodologia aplicada neste estudo é baseada nos escritos de Alessandro Portelli, Gayatri Chakravorty Spivak, Verena Alberti e Cléria Costa. A última autora norteia precisamente o método da produção de entrevistas que se baseia na história de vida de cada sujeito, são posteriormente direcionados questionamentos específicos sobre a realização da prática, sua participação e percepção sobre a manifestação. Este trabalho tem por objetivo perceber as diferentes faces da prática cultural do tambor de crioula e como estas vem sendo postas por seus brincantes na atribuição de significados e simbolismos e na realização do movimento no estado piauiense. Ainda discute semelhanças e rupturas existentes na edificação da prática do tambor de crioula entre os municípios citados anteriormente. Por fim, este trabalho apresenta uma análise inovadora sobre a prática cultural do tambor de crioula no Piauí ao pesquisar a construção desta a partir da oralidade expressa entre os sujeitos praticantes. O que reflete em como a prática vem sendo realizada e repassada nos espaços que estes circulam, sendo possível perceber a mescla de aspectos tradicionais e inovadores que dão lugar ao entendimento da edificação das novas faces da prática.por
dc.description.abstractThis paper investigates the historical and identity construction of the cultural practice of tambor de crioula in the state of Piauí through the production of interviews with subjects who integrate the practice in the cities of Teresina - the state capital - and Porto, Cocais region. The spatial cut, although mainly focused on the present time, is delimited between the 1960s and the present day. The methodology applied in this study is based on the writings of Alessandro Portelli, Gayatri Chakravorty Spivak, Verena Alberti and Cléria Costa. The last author precisely guides the method of producing interviews that is based on the life history of each subject, are subsequently directed specific questions about the realization of the practice, their participation and perception about the manifestation. This work aims to perceive the different sides of the cultural practice of tambor de crioula and how these have been put by its players in the attribution of meanings and symbolisms and in the realization of the movement in the state of Piaui. It also discusses similarities and ruptures in the construction of the tambor de crioula practice between the municipalities mentioned above. Finally, this work presents an innovative analysis of the cultural practice of tambor de crioula in Piauí by researching the construction of this from the orality expressed among the practicing subjects. This reflects on how the practice has been carried out and passed on in the spaces that they circulate, being possible to perceive the mixture of traditional and innovative aspects that give rise to the understanding of the construction of the new sides of the practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2024-02-05T21:14:40Z No. of bitstreams: 1 MariaArthuane_Oliveira_2023.pdf: 5015495 bytes, checksum: 5b627c8d3b6f34e4e278b49d86a549cc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-05T21:14:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaArthuane_Oliveira_2023.pdf: 5015495 bytes, checksum: 5b627c8d3b6f34e4e278b49d86a549cc (MD5) Previous issue date: 2023-09-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTambor de crioulapor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectPiauípor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleChegou no Piauí, no Piauí tem tambor:as muitas faces do tambor de crioula piauiense na contemporaneidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaArthuane_Oliveira_2023.pdf4.9 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.