Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiógenes, Carlos Eduardo Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4813756709802745por
dc.contributor.advisor1Rizzi, Claudia Brandelero-
dc.contributor.referee1Rizzi, Claudia Brandelero-
dc.contributor.referee2Rizzi, Rogerio Luis-
dc.contributor.referee3Naves, Thiago França-
dc.date.accessioned2023-12-12T14:50:31Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.citationDiógenes, Carlos Eduardo Rodrigues. Catalogação de Objetos Educacionais Auxiliado por Aprendizado de Máquina para o Ambiente Virtual de Aprendizado do AlfaCon Concursos Públicos. 2023. 228 f. Dissertação( Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6941-
dc.description.resumoA pesquisa, conduzida com dados do Ambiente Virtual de Aprendizado do AlfaCon Con cursos Públicos, teve como principal objetivo desenvolver e otimizar um classificador para auxiliar na catalogação de seus Objetos Educacionais. O método adotado iniciou-se com uma pesquisa exploratória detalhada em dois conjuntos de dados distintos. Para atingir os objetivos propostos, foram testados diversos algoritmos de classificação, abrangendo desde técnicas tradicionais até abordagens mais contemporâneas de aprendizado de má quina e deep learning. Dentre os algoritmos avaliados, foram explorados o Rocchio, Boos ting, Bagging, Naïve Bayes, K-Nearest Neighbors, Support Vector Machine, Decision Tree, Random Forest, Recurrent Neural Network, Convolutional Neural Network, Deep Neural Network, Recurrent Convolutional Neural Network, X-Class e PECOS. Em adição, houve uma ênfase particular no uso do Support Vector Machine, devido ao desempenho do al goritmo alinhado a requisitos não-funcionais destacados pela empresa. O estudo também se beneficiou da adaptação de códigos previamente estabelecidos, construindo sobre a pesquisa seminal de outros acadêmicos na área. Os resultados, no entanto, apresentaram desafios que precisam ser solucionados para a utilização dos classificadores para auxiliar no processo de catalogação. Entre estes destacamos principalmente as classificações reali zadas nos diferentes níveis das taxonomias que representam a organização dos conteúdos das disciplinas estudados pelos alunos e nos quais os Objetos Educacionais devem ser catalogadas. Além disso, a pesquisa identificou que a quantidade limitada de documentos disponíveis para certos rótulos teve um impacto direto na precisão do classificador. Em conclusão, enquanto a pesquisa forneceu insights valiosos sobre o potencial e as limita ções de várias técnicas de classificação no ambiente do AlfaCon, ela também destacou a necessidade de investigações e otimizações. Por meio de uma abordagem ampla, o estudo explorou múltiplas técnicas e métodos, fornecendo uma base sólida para melhorar a pre cisão e robustez da classificação no contexto específico do AlfaCon Concursos Públicos e para entender os desafios ao utilizá-las em um ambiente aplicado.por
dc.description.abstractThe research, conducted using data from the AlfaCon Concursos Públicos Virtual Learn ing Environment, aimed primarily to develop and optimize a classifier to assist in the cat aloging of its Educational Objects. The adopted method began with detailed exploratory research on two distinct data sets. To achieve the proposed objectives, various classifi cation algorithms were tested, ranging from traditional techniques to more contempo rary machine learning and deep learning approaches. Among the algorithms evaluated, the Rocchio, Boosting, Bagging, Naïve Bayes, K-Nearest Neighbors, Support Vector Ma chine, Decision Tree, Random Forest, Recurrent Neural Network, Convolutional Neural Network, Deep Neural Network, Recurrent Convolutional Neural Network, X-Class, and PECOS were explored. Additionally, there was a particular emphasis on the use of the Support Vector Machine, due to the algorithm’s performance aligned with non-functional requirements highlighted by the company. The study also benefited from the adaptation of previously established codes, building upon the seminal research of other academics in the field. However, the results presented challenges that need to be addressed for the use of classifiers to assist in the cataloging process. Among these, we mainly highlight the classifications made at different levels of the taxonomies that represent the organization of the contents of the disciplines studied by students and in which the Educational Ob jects should be cataloged. Furthermore, the research identified that the limited number of documents available for certain labels had a direct impact on the classifier’s accuracy. In conclusion, while the research provided valuable insights into the potential and limitations of various classification techniques in the AlfaCon environment, it also emphasized the need for further investigations and optimizations. Through a comprehensive approach, the study explored multiple techniques and methods, providing a solid foundation for improving the accuracy and robustness of classification in the specific context of AlfaCon Concursos Públicos and for understanding the challenges of using them in an applied environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-12-12T14:50:31Z No. of bitstreams: 1 Carlos Eduardo Rodrigues Diógenes.pdf: 9108821 bytes, checksum: 5267d4ba93fdb60bbf3ee502a49cddee (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-12T14:50:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Eduardo Rodrigues Diógenes.pdf: 9108821 bytes, checksum: 5267d4ba93fdb60bbf3ee502a49cddee (MD5) Previous issue date: 2023-11-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCatalogação de objetos educacionaispor
dc.subjectClassificação de textopor
dc.subjectAprendizado de máquinapor
dc.subjectCataloging of educational objectseng
dc.subjectText classificationeng
dc.subjectMachine learningeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpor
dc.titleCatalogação de Objetos Educacionais Auxiliado por Aprendizado de Máquina para o Ambiente Virtual de Aprendizado do AlfaCon Concursos Públicospor
dc.title.alternativeCataloging of Educational Objects Aided by Machine Learning for the AlfaCon Concursos Públicos Virtual Learning Environmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Eduardo Rodrigues Diógenes.pdfArquivo completo8.9 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.